Blog

11º Energiplast

Em um evento híbrido e histórico, mais uma vez o Energiplast deixou a sua marca no setor plástico. A 11º edição, que aconteceu ao longo de toda a quarta-feira (17/11), reuniu agentes de toda a cadeia em um único ambiente de reflexão e debate acerca do setor.

Promovido pelo Comitê de Reciclagem do Sinplast-RS, o 11º Energiplast trouxe como tema central “A Era da Circularidade dos Plásticos no Ambiente ESG” (Environmental, Social and Governance) sigla que se refere a critérios adotados pelas empresas como garantia ao comprometimento com questões ambientais, sociais e de governança.

Durante o dia inteiro de palestras e painéis, passaram pelas telas do público diversas autoridades no assunto, tanto do setor público quanto privado, trazendo à tona iniciativas e projetos que fomentam, a nível nacional e internacional, a cadeia do plástico. De acordo com o presidente do Sindicato, Gerson Haas, “o plástico não tem asas, nadadeiras ou pernas, então ele só chega aos lugares de forma inconveniente pela má condução. Nesse cenário, o Energiplast vem para educar, conscientizar e tornar o setor um protagonista da indústria”, exclamou.

O diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) Paulo Teixeira participou da abertura do evento e parabenizou todos os envolvidos, ressaltando que a missão do plástico é circular: “o lixo é algo certo no lugar errado, precisamos cada vez mais por em prática o redesign, o reuso e o recompartilhamento.”

O coordenador geral do evento Luiz Henrique Hartmann, responsável pelo Comitê de Reciclagem do Sinplast-RS, fez questão de mediar ao longo de todo o dia as perguntas dos centenas de participantes e enfatizou a tradição do evento que “há mais de uma década busca compartilhar ideias sobre o setor plástico, fomentando o debate, e levantando desafios a curto, médio e longo prazo para todos os agentes do processo”, disse na abertura.

O 11º Energiplast contou com o patrocínio da Plastiweber e Naturecycle, Polo Films, Piramidal e Lorenzon e o apoio da FIERGS, ABIPLAST e CNRPLAS e Instituto SustenPlást.

Perdeu o 11º Energiplast? Assista AQUI o evento na íntegra pelo YouTube do Sinplast-RS