Blog

1ª Reunião-almoço da Regional Vale do Sinos

Aconteceu nesta quarta-feira (13), a 1ª Reunião-Almoço de 2019 da Regional Vale do Sinos do Sinplast. Com a presença de representantes de empresas associadas ao Sindicato, o encontro ocorreu no IBTEC (Rua Araxá, 750), em Novo Hamburgo, e proporcionou a interação entre os associados e o alinhamento por parte da direção. A grande atração do encontro foi a Dra. Paraskevi Bessa-Rodrigues, Secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo. O tema de sua fala foi centrado na Matriz Econômica do município.

Paraskevi Lembra que antes o trabalho era de zeladoria, mas o processo iniciado foi o gerar fôlego para investimentos na infraestrutura do município. Tanto é que abriu sua participação chamando a atenção dos participantes para o Programa de Desenvolvimento Municipal Integrado (PDMI), um projeto da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo, com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Parceria que viabilizou o Centro de Inovação Tecnológica (CIT), com investimento de R$ 7 milhões.

O modelo de investimento adotado visa áreas que darão retorno. “Por estratégia, oferecemos o CIT para a ANCINE (Agência Nacional do Cinema) e conseguimos a captação de R$ 7 milhões para a transformação de locais para o aluguel para locações cinematográficas. O CIT se pagou”, conta Paraskevi.

A secretária lembra que muitas coisas fogem da ação do município, mas o foco do trabalho está na estratégia de fomentar o crescimento da cidade. Isso se reflete no processo de desburocratizar a gestão pública. No início da gestão, foi constatado que para se abrir uma empresa em Novo Hamburgo era preciso, em média, 480 dias. “Reduzimos a burocracia dentro do processo interno. Hoje, apenas os processos com toda a documentação completa são protocolados. O que nos dá uma média de sete dias para a abertura de uma empresa”, explica.

Tanto é que a prefeitura trabalha na criação de um marco regulatório para atrair empresas, que não mude a cada gestão. “Contratamos uma empresa específica para construirmos um processo que nos dê a segurança de atrairmos investimentos. O desenvolvimento econômico não é um movimento linear, mas sistêmico E esse é um passo fundamental para atingirmos nossos objetivos”, conclui.