Blog

Confira como foi o 1º Repense Talks

 1º Repense Talks aborda a importância do conhecimento para mudar as crenças dos indivíduos em relação ao plástico

repense talks

A evolução da sociedade passa pelo conhecimento e educação dos seus indivíduos. Esse foi o tema central do 1º Repense Talks, que trouxe para o debate o engenheiro de materiais e sócio da consultoria PlasticXperience Manoel Lisboa da Silva Neto. A webinar, iniciativa do Projeto Repense, foi conduzida pelo presidente do Sinplast-RS Gerson Haas na manhã desta terça-feira, 16 de março.

“Porque eu acredito nisso ou naquilo? Eu aprendi assim, eu vi na internet”, destacou o palestrante ao abrir o encontro falando das crenças das pessoas muitas vezes baseadas em informações equivocadas. “É o caso daquela imagem da tartaruga que corre pela internet. A culpa não é do material plástico e sim da gestão do seu descarte. Além de causar dano para o meio ambiente, vemos ali uma perda de energia e de matéria-prima”, explica ele, exemplificando a importância do setor plástico ajudar a construir esse conhecimento.

Em sua fala, Miguel Lisboa resgatou a construção de conhecimento ao longo da história e a partir da evolução dos materiais. Ressaltou a presença do plástico em vários setores, em especial, na proteção e no transporte, sem falar na geração de qualidade de vida. “O plástico é muito utilizado e pode ser muito reutilizado, só depende da nossa gestão. A culpa não é do material. Precisamos conseguir ajustar essa crença e educar as sociedades. É fundamental repensar as crenças. Temos o grande desafio de educar e engajar a sociedade para isso”, enfatiza.

O palestrante sugeriu que o setor tenha um discurso único, que promova a educação das suas comunidades. “O plástico é amigo do meio ambiente. É o material mais indicado hoje para transporte e proteção, não existe outro melhor para isso. Ele pode ser reciclado, transformado em matéria-prima e energia. Se isso não acontece há uma falha na gestão do material para reciclagem”, disse ele. O presidente do Sinplast-RS concordou, apresentando algumas iniciativas já realizadas pelo setor como o programa Tampinha Legal e o combate às fake news.

Perdeu esse debate? Acesse a gravação no YouTube do Repense (clique aqui) e dissemine esse conhecimento. “É importante o setor estar engajado na educação das sociedades. Somente assim evoluiremos”, finalizou Haas.