Blog

1º Gestão em Debate de 2019

Crescimento moderado, inflação ancorada, juros estáveis e câmbio ainda elevado. Este é o cenário base da economia brasileira em 2019, segundo o economista Cristiano Machado da Costa. Este prognóstico foi apresentado nesta terça-feira (12/03), na primeira edição de 2019 do Gestão em Debate. Realizado pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), o evento aconteceu na FIERGS e contou com a presença de representantes de empresas associadas ao Sindicato.

Costa apresentou o cenário da economia global para pensar ao lado dos empresários do setor algumas perspectivas para o ano. Entre eles, o risco internacional moderado, que motiva os investidores a migrarem para o dólar e gera oportunidades para o Brasil. Contudo, o economista pede cuidado nas expectativas. “O otimismo demasiado produziu previsões frustradas em 2018. O cenário político delicado, os desafios externos e as turbulências geopolíticas são elementos que devem nos fazer examinar com cuidado as potencialidades deste ano”, analisa.

Os principais pontos que podem contribuir para um melhor resultado econômico estão nos desafios das finanças públicas. Entre uma construção da base de apoio no Congresso do novo Governo, as reformas previdenciária e tributária são fundamentais para a condução de um processo que dê fôlego ao mercado. “Geralmente não temos um problema político que resulte em tanto impacto na economia, mas a reforma da previdência é um ponto de inflexão para nossa economia”, aponta.

Não é apenas isso que pode contribuir para melhores resultados na economia brasileira. Avanços microeconômicos também são elementos que auxiliam neste processo. Afinal, quando um investimento estrangeiro chega no país é sempre um bom sinal para o mercado internacional. Contudo, Costa pede prudência nas expectativas. “O cenário me parece um pouco mais nebuloso do que imaginávamos no fim de outubro. Vejo o cenário macroeconômico nebuloso com todos estas circunstâncias. A melhor das conjecturas deve alcançar de 1% a 2% de crescimento”, conclui.