Blog

2º Encontro de Rotomoldagem

A importância da qualidade dos materiais transformados a partir do processo de rotomoldagem pautou, nesta terça-feira (24), a segunda edição do Rotomoldagem em Pauta, encontro técnico promovido pelo Comitê Sinplast do Segmento de Rotomoldagem e Braskem em parceria com o Simplás, Simplavi, e ISI – Engenharia de Polímeros. O evento, realizado em São Leopoldo, reuniu cerca de 60 representantes de indústrias do setor, e contou com o apoio das empresas Rotoglobal, Charles Desenvolvimento, Sigma Alumínio, Rotoline e Instituto Aslore.
O coordenador do Comitê do Sinplast Luiz Carlos Gonçalves, em nome do presidente do Sindicato Edilson Deitos, deu as boas-vindas, destacando a importância da realização deste segundo encontro. “A rotomoldagem, como foi possível verificar na recente ROTOPLAS, nos Estados Unidos, é um segmento com presença crescente no mercado mundial. Como consequência, as máquinas e processos avançam de forma expressiva”, disse. Na sequência, João Ruy Dornelles Freire, da Braskem, ressaltou a importância da cadeia estar integrada em seminários técnicos como esse.
A primeira palestra do dia “A importância da qualidade de polietilenos” foi ministrada por Eliomar Pimenta, engenheiro de aplicação da Braskem. Na oportunidade, ele apresentou o processo produtivo da empresa e seu fluxograma, destacando o tema da qualidade da matéria-prima, que envolve controle, certificações e padronização. Ainda na parte da manhã, o engenheiro da RotoGlobal, Márcio Figueiredo, trouxe um histórico da rotomoldagem, abordando, principalmente, as características de uma peça rotomoldada, com itens como natureza da matéria-prima, micronização, pigmentação, espessura, entre outros. Figueiredo, ao final da palestra, falou ainda sobre Troble Shot – solução de problemas junto ao processo. A executiva do Instituto Aslore Tânia Sette também trouxe aos participantes informações importantes sobre o Acordo Setorial de Embalagens e o primeiro relatório da Coalização Empresarial, relacionado às obrigações da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.
Qualidade do molde, tipos mais comuns de moldes e matrizes, design de produto e processo de fabricação do molde estiveram entre os assuntos abordados pelo diretor da Charles Desenvolvimento e da Sigma Alumínio, Daniel Teisseire, na palestra “A importância do molde em novos produtos”. Em continuidade à agenda da tarde, Kadidia Umar, gerente comercial da Rotoline, abordou o tema da qualidade sobre o viés do maquinário. “O mercado está amadurecendo, as pessoas estão acreditando que podemos nos unir e fazer melhor”, disse ela, na abertura da sua apresentação. Encerrando a agenda do dia, a gerente de operações do ISI – Engenharia de Polímeros, Viviane Lovison, falou sobre os serviços de ensaios, pesquisa e desenvolvimento e inovação desenvolvidos pelo Instituto. Uma visita técnica aos laboratórios do ISI fechou a programação.