Blog

3ª Geração #571

Resultado das eleições do Sinplast: Gerson Hass, de Novo Hamburgo, é eleito novo presidente da entidade

Nesta terça-feira (11/09), ocorreram as eleições no Sinplast para escolha da nova Gestão 2018-2021 do Sindicato. O industrial Gerson Albano Hass, da Soprasinos, de Novo Hamburgo, foi eleito novo presidente da entidade. Também foram escolhidos os novos membros da Diretoria, do Conselho Fiscal e Delegados Representantes junto à FIERGS. O novo grupo tomará posse no mês de novembro. Clique aqui e confira o documento com o resultado oficial da eleição sindical.

Energiplast 2018: o plástico como super-herói

9ª edição do encontro promovido pelo Sinplast contraria as banalidades publicadas diariamente na internet que intitulam o plástico como vilão e comprovam os benefícios do material para o processo de desenvolvimento da sociedade

O uso dos produtos plásticos e o impacto deles na sociedade e no meio ambiente vêm sendo muito discutido na sociedade atual, principalmente diante de um cenário em que a segunda maior capital brasileira proíbe o uso de canudos plásticos em estabelecimentos alimentícios. Os debates do Energiplast 2018, realizado pelo Sinplast trouxe questionamentos e reflexões sobre o comportamento humano no âmbito do descarte dos resíduos sólidos, consumismo exagerado e o olhar no design e desenvolvimento dos produtos.

Indo ao encontro do tema do evento, “Economia Circular: reciclando conceitos, criando atitudes”, o presidente do Sinplast, Edilson Deitos, que deixa o cargo no final do ano, lembrou que é sua última edição na presidência. “Nesses seis anos eu vi de perto a persistência do Sindicato na questão da relevância sobre a reciclagem e a economia circular. Apenas em 2016 o assunto se tornou tema de discussões na sociedade, algo que estamos abordando há nove anos”, exaltou ele, acrescentando que o objetivo do Energiplast é esclarecer que o plástico é uma das maiores invenções do ser humano e, na sua visão, o que está ocorrendo é uma falha da destinação pós consumo. “No nosso planeta não existe jogar fora e sim descartar corretamente”.

O coordenador geral do evento, Luiz Henrique Hartmann, explicou que a economia circular é uma nova maneira de se fazer as coisas na qual não existe a ideia de resíduos. “Até então, desde a Revolução Industrial, os processos eram lineares: se extraía do meio ambiente para fabricação e após se descartava. Isso deve ser alterado para um ciclo constante. Os produtos precisam ser concebidos de uma maneira que eles possam ser reaproveitados e reciclados”, apontou Hartmann, complementando que o conceito da economia circular do plástico é basicamente entender que na concepção do design é fundamental pensar a reciclabilidade do produto. “O desfecho de mais um Energiplast foi extremamente positivo, pois além de trazer conhecimento técnico da área, também mostrou que é possível sim praticar o conceito por meio de cases de empresas brasileiras que já estão aplicando o modelo em seus negócios”, enalteceu. 

Um dos palestrantes, Bruno Igel, da Wise, pioneira no desenvolvimento e industrialização de peças plásticas de alta performance no Brasil, realçou a importância do plástico por meio de suas características como durabilidade, leveza e resistência. “Muitos esquecem que ele substituiu materiais em diversas indústrias trazendo benefícios para sociedade. Além de gerar melhorias em termos de saúde, medicina, até mesmo no meio ambiente, deixando os carros e aviões mais leves e reduzindo as emissões de carbono”. Isso é tão verdade que no setor automobilístico, por exemplo, os carros tornam-se 30% mais leve com o uso do material, o que gera a redução em 30 milhões de toneladas de emissões de CO2 na atmosfera.

Já Beatriz Luz, consultora da Exchange 4 Change Brasil, plataforma de troca de conhecimento global e consultoria estratégica que visa promover a economia circular, aponta três elementos chaves para que seja possível partir para um novo paradigma: entender os novos modelos de negócios, ter um olhar sistêmico voltado ao design e praticar uma mudança de mindset partindo para a lógica da colaboração. “Não estamos falando de uma era de mudança, mas de uma mudança de era que muda completamente a realidade de negócios”, ressaltou ela, lembrando que nesse contexto é preciso se adaptar e se conscientizar que há novas formas de se relacionar, produzir e de consumir. “Para aumentar a taxa de reciclagem é preciso pensar menos em reciclagem e mais em design de produto, investir em projetos inovadores que gerem valor e aprender a trabalhar com a cultura da colaboração”, exaltou.

Mais de 200 pessoas participaram do encontro lotando o auditório do Centro de Eventos da FIERGS. O Fórum teve patrocínio da Braskem e Fundação PROAMB e apoio da FIERGS. Mais informações e cobertura completa das palestras acesse https://energiplast.wordpress.com.

Participe do 6º Fórum IEL de Inovação

No dia 3 de outubro, acontece o 6º Fórum IEL de Inovação. O evento, que tem como tema AI economy: desafios e grandes oportunidades da nova era, visa mostrar como a Inteligência Artificial e a transformação digital impactam os processos produtivos e os modelos de negócio, os desafios a serem superados e as vantagens que podemos esperar desse novo cenário. Entre os palestrantes confirmados, estão Gil Giardelli e Silvio Meira, especialistas em inovação e tecnologia e economia criativa, para levantar questões e apontar tendências sobre a economia da Inteligência Artificial e seu reflexo no mundo dos negócios. Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Inscrições abertas para o evento Logística Reversa de Embalagens em Geral

No dia 10 de outubro, das 13h30 às 17h, no Centro de Eventos FIERGS, acontece o evento Logística Reversa de Embalagens em Geral. O evento irá atualizar as indústrias com relação aos instrumentos legais, os riscos e as penalidades envolvidas no seu não cumprimento. Adicionalmente irá orientar as empresas sobre como participar do Acordo Setorial de Embalagens em Geral, junto ao Ministério do Meio Ambiente, esclarecendo dúvidas sobre seu funcionamento, conceitos envolvidos, metas, obrigações e benefícios. O encontro é promovido pela ASLORE. As inscrições são gratuitas (clique aqui) e as vagas limitadas.