Blog

3ª Geração #588 – Vem aí o 1º Gestão em Debate 2019

Save the date – 1ª edição de 2019 do Gestão em Debate

Começar o ano abordando as perspectivas econômicas no Gestão em Debate já virou tradição e, em 2019, não será diferente. Promovido pelo Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), a 1ª edição do evento no ano acontece no dia 12 de março, com o tema “Cenários econômicos 2019”. Fique atento às próximas divulgações e não perca!

 

Fiergs oferece Bloco K da EFD-ICMS/IPI

No dia 5 de fevereiro, das 9h às 18h, acontece o curso para preenchimento do Bloco K da Escrituração Fiscal Digital – EFD-ICMS/IPI, no Centro de Eventos FIERGS – Sala D1-100, em Porto Alegre. Os materiais correspondem aos registros digitais do Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque, vinculados ao Livro Registro de Inventário no SPED Fiscal. Confira a programação completa.

Evento explora oportunidades da ACE 35 entre o Brasil e Chile

Em parceria com a Fiergs, o Conselho de Comércio Exterior (CONCEX) e o Consulado Geral do Chile no Rio Grande do Sul realizam o evento “Acordo Brasil Chile: Oportunidades de Negócios para o Rio Grande do Sul”, no dia 12 de fevereiro, a partir das 15h30, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre. O evento contará com a participação do Embaixador do Chile no Brasil, Sr. Fernando Schmidt, e tem como objetivo analisar e explorar as oportunidades da Ampliação do Acordo de Complementação Econômica (ACE 35) entre o Brasil e Chile. A programação completa pode ser acessada no link.

Comunicado Técnico – ANTT publica nova tabela com aumento de preços no frete

Entrou em vigor, a partir de segunda-feira (21/01), a nova tabela de preços no frete mínimo, publicada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no Diário Oficial da União da última sexta-feira (18/01). Na Resolução ANTT no 5.839/2019, o aumento médio foi de R$ 0,01 por Km/Eixo (1,56%) frente à anteriormente vigente, considerando todas as faixas de distância e todos os tipos de carga.

No comparativo de todos os tipos de carga, na média, a que mais apresentou elevação foi a neogranel (1,66%). Por outro lado, as cargas frigorificadas e perigosas não sofreram alteração em algumas faixas. Confira mais detalhes sobre a Resolução, bem como a tabela de preços, no Comunicado.

Comunicado Técnico – Empresas excluídas do Simples podem pedir reingresso

Empresas que apresentam débitos sem exigibilidade suspensa e não regularizaram sua situação em 2018, foram excluídas do Simples Nacional em 2019. No entanto, a medida pode ser revertida por meio da regularização das pendências impeditivas e consequente reingresso no Regime até o último dia útil deste mês, 31 de janeiro, desde que não incorram em nenhuma das vedações previstas no art. 3o, §4o, e art. 17 e parágrafos da Lei Complementar 123/2006, regulamentada pela Resolução CGSN 140/2018.

No total, a Receita Estadual efetuou a exclusão de 3.625 empresas. Confira mais detalhes sobre as exclusões e como efetuar o reingresso aqui.

Comunicado Técnico –  BNDES reduz remuneração para Projetos de Investimento

Publicada recentemente pelo BNDES, a Circular SUP/ADIG nº 16/2018 divulgou a redução de remuneração no âmbito da linha BNDES Automático – Projetos de Investimento. Clique aqui para mais detalhes sobre o programa e a contenção de investimentos.

     

05 de fevereiro - Bloco K da EFD-ICMS/IPI (Centro de Eventos FIERGS)

12 de fevereiro - Acordo Brasil Chile: Oportunidades de Negócios para o Rio Grande do Sul (Centro de Eventos FIERGS)

12 de março - 1º Gestão em Debate 2019 - Perspectivas econômicas. Promoção CSIG - Sinplast.

02 a 05 de abril - Plastimagen (México)

22 a 26 de abril - Feira Internacional do Plástico (Expo Center Norte - São Paulo - SP)

21 a 24 de maio - Chinaplas (China)