Blog

3ª Geração #607 – Dia do Meio Ambiente!

Relatório de Gestão 2018
aprovado em AGO

Durante Assembleia Geral Ordinária do Sinplast, realizada na manhã de terça-feira, na FIERGS, foi apreciado e aprovado o relatório de gestão 2018 do Sindicato. Entre as ações destacadas pela diretoria, esteve o Prêmio Nacional de Boas Práticas Sindicais, o qual a entidade alcançou o primeiro lugar em nível estadual e nacional. Outro ponto ressaltado foi o trabalho realizado em prol do equilíbrio financeiro-orçamentário do Sindicato.

 

Trabalho da Fundação Gaúcha de Bancos Sociais é apresentado no Sinplast

Ainda nesta terça-feira (04/06), após a Assembleia Geral Ordinária do Sinplast, o presidente da Rede de Bancos Sociais do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, realizou a palestra “Responsabilidade Social Empresarial com diferencial competitivo”. Em sua explanação, Bernhard apresentou o trabalho realizado pela Fundação Gaúcha de Bancos Sociais, criada e implementada pelo Conselho de Cidadania da FIERGS e que desenvolve o princípio da Economia Circular.

Segundo o dirigente, a motivação para a criação da entidade foi o desperdício que ocorria de forma demasiada, principalmente na indústria alimentícia, e também no setor do plástico. Conforme conta, o trabalho da fundação foi iniciado com o Banco de Alimentos – considerado o primeiro do país – e hoje conta com uma grande rede formada por empresas e universidades.

Atualmente, com o apoio de dezenas entidades, inclusive do Sinplast que possui um espaço próprio na sede localizada na zona norte da Capital, milhares de sobras e de resíduos da indústria de diversos setores retornam como benefício à sociedade. Além do Banco de Alimentos, que já arrecadou e distribuiu 50 milhões de quilos de alimentos nos últimos 20 anos, a entidade também conta com outros doze bancos como de livros, de computadores, de materiais de construção e de transplante de órgãos.

Comunicado técnico: Licença prévia FEPAM

A FIERGS divulgou Comunicado Técnico sobre a publicação de Portarias FEPAM que tratam de requisitos para solicitação de Licença Prévia e de Instalação para Alteração – LPIA e da revogação da Portaria FEPAM nº 039/2017, a qual dispõe sobre os critérios e diretrizes gerais, bem como define os estudos ambientais e os procedimentos básicos a serem seguidos no âmbito do licenciamento ambiental de PCHs e CGHs. Clique aqui e acesse o conteúdo.

 

Hoje é o Dia Mundial do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, o Tampinha Legal promove campanha de arrecadação de tampinhas. O objetivo é incentivar as pessoas a olharem com mais atenção a todas as tampinhas plásticas que podem ser recolhidas, inclusive aquelas que já foram descartadas incorretamente.

Procure um ponto de coleta do programa (confira aqui) e participe. Adote essa causa hoje e todos os dias do ano!

Batalhão da PM de Alagoas adere
ao Programa Tampinha Legal 

Nova parceira com o Tampinha Legal. O 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Alagoas anunciou sua participação no programa, disponibilizando pontos de coleta na unidade e em todos os Grupamentos de Polícia Militar (BPM) ao qual é responsável.

A comercialização das tampinhas arrecadadas terá retorno financeiro à instituição de caridade Amor 21, responsável pelo apoio e cuidado de dezenas de crianças com Síndrome de Down.

Agenda no Chile procura
novos negócios no RS

Missão coordenada pela FIERGS, em parceria com a Sociedade de Fomento Fabril do Chile (Sofofa) e a Embaixada do Brasil em Santiago, levou uma comitiva empresarial e governamental gaúcha para o Chile nesta segunda-feira (03/06). O objetivo é buscar novas oportunidades de negócios e investimentos para o Rio Grande do Sul a partir do Acordo Amplo de Livre Comércio (ALC) assinado com o Brasil em novembro do ano passado. A comitiva contou com 40 integrantes, dentre eles, está o governador Eduardo Leite, secretários de Estado e empresários industriais.