Blog

3ª Geração #612

Vitória para o setor do plástico: PL sobre
proibição de canudos é arquivado em NH

Nesta semana, o Sinplast registrou mais uma vitória em relação à defesa do uso do plástico na sociedade. Na segunda-feira (08/07), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo arquivou o Projeto de Lei nº 17 de 2019 que pretendia proibir a distribuição e a venda de canudos flexíveis e plásticos em estabelecimentos comerciais na cidade.

Após diversas discussões sobre a proposta de autoria do Vereador Enfermeiro Vilmar, a Comissão avaliou que o projeto poderia interferir de modo exagerado na atuação da iniciativa privada. O Sinplast acompanhou de perto a tramitação da proposta, tendo inclusive participado de um debate promovido em maio com a participação de técnicos, servidores e representantes do segmento industrial, que assim como o Sindicato fizeram explanações que foram levadas em consideração no parecer da Comissão.

“Proibir não coíbe, educar é o caminho, separar resíduos para o correto descarte e destino para reciclagem, promovendo e incentivando a economia circular”, defende o presidente do Sinplast, Gerson Haas.

Na Assembleia Legislativa

O Sinplast segue na luta contra outras iniciativas parlamentares que pretendem proibir o uso de plástico. Nesta terça-feira (09-07), Gerson Haas esteve em audiência com o deputado Elton Weber (foto acima). Na oportunidade, foram discutidas medidas para barrar o avanço de cinco projetos de lei que tramitam na Assembleia Legislativa e que sugerem a proibição de descartáveis, copos e canudos.

A ideia de Weber é aproveitar a volta do recesso parlamentar para colocar o tema em debate com os autores dos projetos, os deputados Zé Nunes, Dirceu Fransciscon e Gerson Burmann, apresentando outros exemplos de iniciativas, como algumas que tramitam em Santa Catarina e que propõem a regulamentação de bares e restaurantes e coletores específicos para os materiais.

Reciclagem em SC

O coordenador do Comitê de Reciclagem Luiz Henrique Hartmann esteve presente no lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem na última semana (03/07), representando o Sinplast. O evento ocorreu na Assembleia Legislativa e contou com a presença de vereadores, prefeitos e representantes das indústrias do setor plástico local e das associações de catadores catarinenses.
No lançamento, as discussões foram voltadas para a valorização do lixo como matéria-prima e o olhar para o plástico não como vilão, mas como solução na preservação de alimentos, com alta durabilidade.

 

 

FIERGS realiza seminário sobre a modernização trabalhista

Será em 16 de julho, no Salão de Convenções da FIERGS, o 2º Seminário A Evolução da Modernização Trabalhista, realizado pelo Conselho de Relações do Trabalho (Contrab) da entidade. O atual cenário das relações trabalhistas após as modificações na legislação, os avanços desde que a sua modernização entrou em vigor no País, em 2017, bem como os desafios no entendimento e na execução das novas regras, serão abordados por economistas, advogados, juristas e empresários. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-518555 – Opção 3 e eventos.contrab@fiergs.org.br.

eSocial será extinto e substituído
por outro sistema em 2020

Saiu na imprensa e é importante acompanhar o tema. O secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, afirmou ontem (09-07) que o eSocial só funcionará até janeiro de 2020. Segundo o secretário, a partir do ano que vem o eSocial será substituído por outros dois sistemas: um da Receita Federal e outro de Trabalho e Previdência, sem prejuízos para as empresas que já investiram até agora na implantação da ferramenta. Clique aqui e leia matéria do G1 na íntegra.

Pacote de viagem para a Feira K 2019

Já garantiu seu pacote de viagem para a Feira K 2019, em Düsseldorf, na Alemanha? O evento ocorre entre os dias 16 e 21 de outubro. Para auxiliar os associados interessados em participar, o Sinplast divulga o pacote proposto pela parceira Nedel Agência de Viagens e Turismo para a ida à feira. Confira a proposta clicando no link. Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição, disponível aqui.