Blog

3ª Geração #613

Vem aí o Socialplast

O Sinplast lançará no segundo semestre de 2019 o Socialplast, uma ferramenta online que disponibilizará gratuitamente, às indústrias associadas, uma Plataforma de Negócios e uma Plataforma de Talentos. No âmbito de negócios, a ferramenta será uma espécie de “Classificados” do setor plástico, onde as indústrias têm à disposição um espaço para a compra e venda de produtos e serviços. Já no banco de talentos, as indústrias terão acesso a um banco de currículos de estudantes e egressos de cursos de graduação de diferentes áreas, sendo o conteúdo atualizado e chancelado por instituição de ensino parceira, no caso o IFSul – Campus Sapucaia do Sul. Acompanhe! Em breve, mais informações.

Associadas ao Sinplast podem participar de Sessão de Negócios na 28ª Mercopar

A 28ª edição da Mercopar ocorrerá de 01 a 03 de outubro, em Caxias do Sul. Para 2019, a grande novidade é a união de esforços do Sebrae RS e da FIERGS com a finalidade de fortalecer ainda mais esta que é a única feira da indústria geral no Estado, além de estimular a geração de negócios entre as grandes empresas expositoras e os pequenos negócios. Nesta edição da feira, será realizado um evento de NEGÓCIOS direcionado para as empresas associadas aos sindicatos parceiros da Mercopar.

A metodologia será a Sessão de Negócios que propicia a realização de mais de 130 reuniões com empresas âncoras e demais participantes, através de uma série de “apresentações” em mesas coletivas. Participam 11 empresas âncoras/compradoras indicadas pelos sindicatos e 66 empresas vendedoras.

A FIERGS está buscando indicações de empresas para serem convidadas como âncoras, e a partir de agosto abrirá as inscrições para os associados dos sindicatos que desejam ofertar seus produtos e serviços. A Sessão de Negócios acontecerá no dia 03 de outubro, das 13 às 16hs, no Salão de Negócios da Mercopar.

Perfil das empresas ÂNCORAS: Médias e grandes empresas que tenham interesse em novos fornecedores. As indicações devem ser da região do sindicato (indicar um telefone e pessoa de contato da empresa);

Perfil das empresas VENDEDORAS: Empresas associadas aos sindicatos que trabalhem com peças técnicas e possuam produtos destinados à indústria.

Se sua empresa, como associada do Sinplast, tiver interesse em participar, contate com sinplast@sinplast.org.br valendo a ordem de inscrição.

 

Energiplast 2019 será em 25 de setembro

O Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, promovido pelo Comitê Sinplast de Reciclagem, chega em 2019 a sua 10ª edição. O evento acontecerá no dia 25 de setembro, na FIERGS, com o tema “#plásticovidaeenergia. Em breve, mais informações sobre programação e inscrições.

 

Acordo do Mercosul com a União Europeia pode ser benéfico para a competitividade da indústria

A FIERGS, por meio do seu Conselho de Comércio Exterior (Concex), está monitorando os efeitos do Acordo do Mercosul com a União Europeia, a fim de minimizar eventuais riscos. A entidade atua como interlocutora e articuladora dos interesses das entidades empresariais gaúchas no contexto das negociações comerciais internacionais.

A partir da ratificação do acordo, as novas regras de comércio entrarão em vigor. Os setores precisam estar atentos para os prazos de desgravação tarifária, que poderão ser imediatamente após a assinatura, ou variar entre 4 e 15 anos. Além disso, as regras de origem serão específicas por produto. Além da questão tarifária, a negociação engloba outros aspectos como as definições de regras de origem, barreiras não tarifárias, propriedade intelectual, compras governamentais, defesa comercial, investimentos, medidas sanitárias e fitossanitárias, concorrência, entre outros. Essas normativas irão conduzir as regras e padrões estabelecidos para facilitar os negócios entre as empresas dos dois blocos. Com informações do Portal FIERGS.

Capacitações e eventos internacionais

A FIERGS, por meio de sua Gerência de Relações Internacionais e Comércio Exterior, está realizando uma série de capacitações e eventos internacionais. Para ficar por dentro de oportunidades nesta área, é importante a atualização de suas informações de contato, por meio do preenchimento de um breve cadastro (clique aqui). Mais informações pelo e-mail cin@fiergs.org.br ou pelo telefone (51) 3347-8675.

 

Políticas públicas pelo setor de reciclagem

Em junho, o senador Luis Carlos Heinze, do Partido Progressista (PP) do Rio Grande do Sul, apresentou o Projeto de Lei que concede crédito presumido da Contribuição para os Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/PASEP), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para empresas que fabriquem produtos utilizando-se de sucatas e demais resíduos. O projeto de crédito presumido e suspensão de impostos sobre o uso de materiais reciclados é uma demanda antiga do setor de reciclagem plástico. A ABIPLAST já esteve reunida com equipe de Heinze para expor os benefícios de se instituir políticas públicas que incentivem a reciclagem e a logística reversa. O Sinplast também acompanha a pauta e está atento às novidades.