Blog

3ª Geração #615 – Plástico e energia

Dez anos discutindo plástico e energia

Uma indústria que movimenta bilhões, gera milhares de empregos, produz materiais essenciais para a vida cotidiana, também é considerada como vilã por muitos. Essa relação dicotômica entre economia e meio ambiente, plástico e energia é, há dez anos, pauta do Energiplast. A 10ª edição do evento, que acontecerá no dia 25 de setembro, na FIERGS, convida todos a discutir sobre “Plástico, Vida e Energia”. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas aqui.

Novas NRs

A revisão das normas regulamentadoras NR1, NR2 e NR12, que tratam das medidas a serem cumpridas por empregado e empregador, anunciada nesta terça-feira (30) pelo Governo Federal, foi bem recebida pelos industriais gaúchos. A NR12 que trata da regulamentação de máquinas e equipamentos, abrangendo desde padarias até fornos siderúrgicos, era a mais esperada. Presente na solenidade do anúncio, no Palácio do Planalto, o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, acredita que o processo de modernização cria um ambiente favorável para atrair novos investimentos no País, simplificando, dando maior segurança jurídica às empresas e contribuindo para a geração de empregos. As NR1 e NR2 são mais genéricas e tratam de disposições gerais das próprias NRS e de inspeções prévias. A desburocratização da NR 12 vinha sendo defendida pela FIERGS há anos. O objetivo era simplificar e eliminar burocracias, sem afetar a saúde e segurança dos trabalhadores.

Haas e Roriz debatem a pauta do
setor plástico em reunião em SP

O presidente do Sinplast Gerson Haas esteve em São Paulo, essa semana, em reunião com o presidente da Abiplast José Ricardo Roriz. No encontro, Haas reiterou a pauta do setor plástico ao presidente da entidade nacional, em especial a importância de destacar a indústria junto à opinião pública, defendendo os benefícios do plástico.

 

Gestão descentralizada
Conheça o trabalho dos Comitês Temáticos do Sinplast

Para atuar em defesa dos interesses das empresas do setor plástico, o Sinplast realiza uma gestão descentralizada. Para isso, o Sindicato conta com o trabalho de Comitês Temáticos que possuem total autonomia, inclusive orçamentária, para realizar programas e projetos que visam à capacitação e ao desenvolvimento das organizações.

“Os coordenadores de Comitês apresentam ações que serão realizadas no seguinte ano e com base nelas, prevemos um orçamento que é aprovado em Assembleia. Essa é a nossa forma de gestão”, destaca o presidente do Sinplast, Gerson Haas.

Entre eles, estão o CSIG – Inovação e Governança, que desenvolve atividades com foco especial em gestão e voltado a empresários, sucessores, jovens empresários e executivos; o CSALT – Assuntos Legais e Tributários, que  busca benefícios fiscais em prol das indústrias do setor e realiza atividades e eventos para atualizar a indústrias sobre temas tributários de interesse do setor; o CSEE – Energia Elétrica, que faz alertas sobre a importância da gestão energética para a competitividade das empresas; o CSMP – Matérias Primas, que atua na cooperação na linha de suprimentos das empresas, não apenas para analisar preços, mas também com outras fontes de suprimento; o CSR – Reciclagem,  responsável por debater o tema da reciclagem, normativas, novidades em tecnologia e incentivos tributários nesta área; e o CSRT – Relações do Trabalho, que atua nas convenções coletivas anuais de trabalho.

Clique aqui e confira o vídeo do presidente do Sinplast Gerson Haas sobre esse modelo de trabalho.

 

Abiplast promove Recy-Plastech
em setembro

Nos dias 3 e 4 de setembro, a Abiplast realiza o Recy-Plastech, Seminário Internacional sobre Novas Tecnologias para Reciclagem de Plásticos 2019. O evento acontece em São Paulo e tem como tema “Superando desafios na reciclagem de plásticos”. Para mais informações e inscrições acesse o site www.recy-plastech.com.

Artigo: BNDES é essencial para o Brasil

Em artigo publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destaca que poucas nações foram capazes de criar uma instituição, como o BNDES, com tamanha capacidade de estimular o financiamento de seu desenvolvimento. Clique aqui e acesse o conteúdo na íntegra.