Blog

3ª Geração #617 – MP da Liberdade Econômica

MP da Liberdade Econômica: por que nós apoiamos?

Reduzir a burocracia e fomentar o livre mercado para o exercício da atividade econômica são os principais objetivos da MP 881/2019, conhecida como “MP da Liberdade Econômica. O texto-base, aprovado nesta terça-feira (13-08) pela Câmara dos Deputados, cria a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica e estabelece uma série de medidas que alteram leis como o Código Civil e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). “Nós do Sinplast apoiamos essa iniciativa pois acreditamos que com menos burocracia e mais livre mercado, as indústrias do plástico serão beneficiadas em segurança jurídica e desenvolvimento econômico”, afirma o presidente do Sinplast, Gerson Haas, já adiantando que esse tema, entre outros tributários de interesse da indústria do plástico, serão pauta de palestra no Sindicato agendada para 3 de setembro. Em breve, mais informações sobre o evento.

Um dos principais pontos da medida é permitir que pequenos comerciantes e prestadores de serviço desenvolvam negócios considerados de baixo risco, sem depender de licenças, autorizações, inscrições, registros ou alvarás. Outro ponto também importante da proposta, principalmente para as indústrias, é a liberação de trabalho em domingos e feriados. Os destaques – que são pedidos de alteração à proposta feita por cada partido – deverão ser votados nesta quarta-feira (14). Somente após, o texto é encaminhado para o Senado.

 

Sinplast participa de audiência pública sobre indústria da reciclagem em Brasília

Na tarde desta terça-feira (13/08), o assessor voluntário do Sinplast e coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem Luiz Henrique Hartmann  (na foto à esquerda) participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília para discutir incentivos para fomentar a indústria do plástico. A sessão foi proposta pelo Deputado Carlos Gomes, autor do PL 7575/2017, que propõe a criação do Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem – FAVORECICLE e o Fundo de Investimento para projetos de Reciclagem – PRORECICLE.

Na avalição de Hartmann, a proposta deve ajudar o Brasil a recuperar o atraso em outros países que há muito tempo já possuem incentivos sobre o tema. “É importante que neste momento se diminua os investimentos na área da recuperação energética e aumente na área da reciclagem mecânica. É preciso também buscar acabar de vez com a destinação de qualquer reciclável para os aterros”, comentou Hartmann, citando que já existem movimentos que buscam o envolvimento de toda a cadeia produtiva do plástico. Um dos exemplos citados pelo assessor é uma medida que obriga que todo projeto de uma nova embalagem também inclua o projeto de reciclagem desse produto resíduo.

Também participaram da audiência: André Luiz Felisberto França, Secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente; Gabriela Gomes Prol Otero, Coordenadora Técnica Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem e Resíduos Especiais; Victor Bicca, Presidente do Compromisso Empresarial para a Reciclagem; Roney Alves da Silva, Catador da Cooperativa Nova Superação e representante legal do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis; e Raphael Tobias de Vasconcelos Barros, professor e chefe do Departamento de Engenharia Sanitária da Universidade Federal de Minas Gerais, e autor do livro “Elementos de Gestão de Resíduos Sólidos”.

 

Já garantiu seu lugar no Energiplast 2019? Vagas limitadas!

No dia 25 de setembro, o Sinplast realiza o Energiplast 2019. O evento que, há dez anos, debate sobre plástico e energia, traz para a pauta da 10ª edição o tema “Plástico, Vida e Energia”. As inscrições podem ser feitas gratuitamente no link http://abre.ai/adSH. O encontro acontecerá das 8h30 às 17h30, na Fiergs, em Porto Alegre. A atividade conta com patrocínio da Braskem e Sindiatacadista-RS e apoio da FIERGS.

Seminário de Apresentação de Oportunidades para o Agronegócio

No dia 23 de agosto, das 9h às 12h, na FIERGS, acontece o Seminário de Apresentação de Oportunidades para o Agronegócio – EXPORTAGRO. No evento, os participantes conhecerão as ferramentas da Apex-Brasil para auxiliar na promoção de produtos do agronegócio. Mais informações em www.apexbrasil.com.br. Clique aqui para inscrições.

 

Curso Supervisão do Processo
de Injeção de Termoplásticos

O Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo, a partir de 19 de agosto, realiza o curso Supervisão do Processo de Injeção de Termoplásticos. Voltado a trabalhadores da indústria do plástico, o curso ensina a selecionar corretamente matérias-primas, máquinas e moldes considerando as características da peça injetada. Mais informações pelo email cursos.cetepo@senairs.org.br.

 

   .