Blog

3ª Geração #621 – NOVIDADE!

ENERGIPLAST 2019

 “Está na hora de encontrar propostas para uma melhor relação entre o plástico e a sociedade”

Palestrante da 10ª edição do Energiplast, Gustavo Alvarez, CEO da America Tampas, é confiante em relação à capacidade do Brasil conseguir implantar uma economia circular para o plástico. No dia 25 de setembro, na FIERGS, durante o 10º Energiplast, ele apresentará a Rede de Cooperação para o Plástico, uma iniciativa pioneira no Brasil da qual faz parte e que tem buscado unir esforços da indústria para colocar em prática ações que mobilizem a sociedade em prol da cadeia produtiva do plástico.

“Está na hora de encontrar propostas para uma melhor relação entre o plástico e a sociedade, de uma maneira fácil de entender. Vejo que está muito claro hoje em dia que a sociedade está muito além de só criar culpados, ela quer soluções, e o objetivo da Rede está alinhado com isso”, avalia Alvarez, responsável pelo Eixo de Design de Embalagens da Rede de Cooperação para o Plástico.

O projeto une todas as indústrias pelas quais o plástico passa, como petroquímica, de transformação, passando por empresas de bens de consumo, rede de varejo, empresas de gestão de resíduos, cooperativas e chegando até os recicladores. Conforme adiantou Alvarez, a Rede está baseada em dois objetivos: melhorar a reciclabilidade das embalagens – que hoje representa a maior parte do plástico descartado incorretamente – e aumentar a quantidade de material que passa pela reciclagem, para que ele possa virar outro produto e completar a cadeia circular do plástico.

De acordo com o engenheiro químico, para que esses objetivos sejam atingidos, a Rede aposta em propor e incentivar pequenas ações de caráter educativo e social, que possam tomar corpo e se espalhar como ações efetivas de economia circular. “O brasileiro, de maneira geral, tem a cultura de colaborar, e por isso nós temos um grande potencial dentro do país para isso acontecer. Acredito que uma vez que as pessoas entendam o propósito elas irão se engajar, mesmo que isso envolva o plástico, que para alguns setores é visto como um vilão”, garante Alvarez. Como um exemplo de projeto de sucesso de economia criativa, o empresário cita o Projeto Tampinha Legal, do qual a sua empresa, assim como o Sinplast, é mantenedora.

Clique aqui para realizar sua inscrição

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – ENERGIPLAST 2019

SIS – Sistema Sinplast de Indicadores
Setoriais agora disponível
para indústrias filiadas. Participe!

Com que tipo de dados você gerencia o seu negócio? O Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) está lançando uma novidade. Agora empresas filiadas ao Sinplast também podem participar gratuitamente do SIS – Sistema Sinplast de Indicadores Setoriais. A ferramenta tem como objetivo medir e controlar uma série de indicadores de desempenho e compará-los com as médias do setor plástico do Rio Grande do Sul.

Através de um software específico, as indústrias participantes contam com login e senha próprios para gerenciamento dos dados de forma automatizada, via web. Os dados são mantidos em total sigilo e as empresas somente têm acesso às médias setoriais correspondentes aos índices lançados previamente no sistema. Clique aqui e saiba mais. Consulte via e-mail franciele@sinplast.org.br a forma de adesão. Não fique de fora desta oportunidade!

 

Processo de Revisão – Antidumping PP e PVC

Antidumping PP – A Abiplast comunica a publicação no D.O.U de 28 de agosto de 2019 da Circular Secex n° 52/ 2019 que inicia a revisão do direito antidumping aplicado às importações brasileiras de resina de polipropileno originárias da África do Sul, Coreia do Sul e Índia, instituída pela Resolução CAMEX n° 75/ 2014. Ademais, menciona a avaliação de interesse público instaurada em 5 de abril de 2019, referente às medidas antidumping aplicadas às importações do mesmo produto, inclusive originárias dos Estados Unidos.

Conforme rege a legislação, os importadores de polipropileno desses países dispõem de prazo para responder os questionários, que eventualmente tenham recebido do governo. Nesse sentido a Abiplast se coloca à disposição das indústrias que utilizam o polipropileno como matéria-prima na fabricação de seus produtos e que receberam o questionário, para auxiliá-los no seu preenchimento.

Antidumping PVC – Foi divulgada no D.O.U em 15 de agosto de 2019 a Circular Secex n° 50/ 2019 que inicia a revisão do direito antidumping aplicado às importações brasileiras de resina de policloreto de vinila obtida por processo de suspensão originárias da China e Coreia do Sul, instituída pela Resolução CAMEX n° 68/ 2014.

Conforme rege a legislação, os importadores de policloreto de vinila desses países dispõem de prazo para responder os questionários, que eventualmente tenham recebido do governo. Nesse sentido a Abiplast se coloca à disposição das indústrias que utilizam o policloreto de vinila como matéria-prima na fabricação de seus produtos e que receberam o questionário, para auxiliá-los no seu preenchimento.

IMPORTANTE

A Abiplast salienta o respeito à confidencialidade dos questionários e que as informações são garantidas pelo sigilo do processo. Salienta ainda que a participação das empresas respondendo o questionário é fundamental para a integração do setor em direção a uma maior competitividade.

 

Tramitações no Congresso Nacional.
Fique atento!

A FIERGS divulga Comunicado Técnico com novidades acerca das tramitações e discussões no Congresso Nacional de temas relacionados à indústria. Caso haja interesse em um monitoramento específico, informe ao Sinplast pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br com as devidas referências. Para acessar o Comunicado Técnico na íntegra clique aqui.

Confira os tópicos:

  • Proibição da fabricação e comercialização de canudos plásticos
  • Abertura do mercado para a prestação do serviço de praticagem
  • Celebração de termo de compromisso com infratores de normas sanitárias
  • Fomento à eficiência no uso da água
  • Informação do teor de cacau nos rótulos, embalagens e peças publicitárias
  • Rotulagem nutricional frontal para alimentos com alto teor de açúcares, gorduras saturadas, calorias e sódio
  • Rotulagem sobre a presença de defensivos agrícolas nas embalagens de alimentos
  • Obrigatoriedade de computadores nas unidades do Programa Minha Casa Minha Vida
  • Registro simplificado de biodefensivos
  • Valor dos ativos das concessionárias de transmissão de energia elétrica considerados não depreciados
  • Incentivos fiscais para compra de bicicletas, skates, patins e patinetes