Blog

3ª Geração #622 – Plástico, vida e energia

ESTÁ CHEGANDO O ENERGIPLAST 2019

Clique aqui para realizar sua inscrição

Empresa chilena que recicla cordas de pesca será um dos cases apresentados

Considerada um dos maiores cases de sucesso de economia circular do Chile, a empresa “Atando Cabos” estará presente no 10º Energiplast – evento promovido pelo Comitê de Reciclagem do Sinplast na próxima quarta-feira, dia 25 de setembro, das 8h às 18h, na FIERGS. O CEO e fundador Francisco Cruz apresentará a iniciativa que atua na recuperação de cordas descartadas pela indústria pesqueira e as transforma em novos produtos, como caixas, paletes e contêiner de lixo. Em 2018, a empresa conseguiu atingir a meta de coletar 800 toneladas de material. O Energiplast que, neste ano, tem como tema “#Plástico: vida e energia, conta com o apoio da FIERGS e da Abiplast e patrocínio da Braskem e do Sindiatacadistas-RS.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – ENERGIPLAST 2019

8h: Credenciamento

9h: Abertura

9h40: Panorama da indústria do plástico no Brasil (José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Abiplast – Associação Brasileira da Indústria do Plástico)

10h: A Economia Circular sob a ótica do Ministério Público (Annelise Steigleder – Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual do RS)

10h40: Intervalo

11h: Grandes geradores e cooperativas – Gestão Integrada de Resíduos (Roger Werner Koeppl – You Green)

11h40: Tecnologias de Reciclagem Mecânica de Plásticos (Marcelo Carneiro – Presidente da Wefem Equipamentos para Reciclagem)

12h20: Sistema de Aproveitamento de Energia Residual para Recuperação de Aterros (André Tchernobilsky, presidente da Zeg Enviromental e Zeg Technologies)

13h: Almoço

14h: Painel Reciclagem na Prática:

  • Case Atando Cabos: criando valor por meio da Economia Circular e Redes de Confiança, com Francisco Cruz, CEO e fundador da empresa Atando Cabos (Grupo Comberplast) do Chile
  • Case Wecycle – A cadeia do plástico no contexto da Economia Circular, com Renato Ditomaso, Gerente de Desenvolvimento de Negócios em Reciclagem e Economia Circular da Braskem
  • Case Eco-socioambiental de economia circular de filmes de PEBD, com Djalma Azevedo, diretor da Azeplast Indústria de Plástico, de Chapecó (SC)
16h: Palestra Geração de energia distribuída oriunda do RSU-Fase Orgânica (Tiago Nascimento Silva, Gerente de Operações de Energia da CRVR – Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos, Aterro de Minas do Leão (RS))

16h40: Evolução/Solução no tratamento de resíduos orgânicos – de 100kg até 5000 kg/dia (Luciano Coimbra – Presidente da Nova Energia)

17h20: Palestra Rede de Cooperação para o Plástico no Brasil (Gustavo Alvarez – Presidente da América Tampas)

18h: Encerramento

Inscrições abertas – Sinplast lança acesso gratuito à Sistema de Indicadores Setoriais para a indústria do plástico. Participe!

O SIS – Sistema Sinplast de Indicadores Setoriais, uma iniciativa do Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), está disponível, a partir deste mês de setembro, também a todas as indústrias de transformação do plástico filiadas ao Sinplast. A ferramenta, com acesso gratuito, tem como objetivo medir e controlar uma série de indicadores de desempenho e compará-los com as médias do setor no Estado. “Queremos ampliar o acesso e com isso o benchmarking entre as indústrias, colaborando com a gestão dos negócios de cada uma”, destaca o coordenador do CSIG Roberto Roedel.

Indicadores de rotatividade, custos com energia elétrica e produtividade, entre outros, podem ser medidos por meio de um software específico no qual as indústrias participantes contam com login e senha próprios para gerenciamento dos dados de forma automatizada, via web. Os dados são mantidos em total sigilo e as empresas somente têm acesso às médias setoriais correspondentes aos índices lançados previamente no sistema. Mais informações e forma de adesão podem ser acessados no site www.sinplast.org.br/indicadores ou pelo telefone (51) 3364-4503.

8º Seminário Cidade Bem Tratada

Na última semana, o Sinplast e o programa Tampinha Legal apoiaram a realização, em Porto Alegre, do 8º Seminário Cidade Bem Tratada. Na ocasião, especialistas nas áreas de resíduos sólidos, água e energias renováveis apresentaram soluções sustentáveis como alternativas viáveis para que as cidades ofereçam qualidade de vida para seus moradores.

Na oportunidade, o presidente do Instituto Sustenplást, Alfredo Schmitt, mostrou a iniciativa “Copinho Legal: Economia Circular, um compromisso de todos”. Além disso, o Sinplast teve a oportunidade de divulgar o Energiplast, convidando o público a participar do evento no próximo dia 25 de setembro, na FIERGS.

 

Conheça o Mapa de Oportunidades voltado ao mercado mundial e à União Europeia

Empresas voltadas ao comércio exterior encontram a partir deste mês, no portal da FIERGS, mais duas ferramentas interativas para facilitar o acesso a informações e a mercados internacionais. Tratam-se do Mapa de Oportunidades Mundial e do Mapa de Oportunidades da União Europeia, desenvolvidos pela equipe de Inteligência Comercial do Centro Internacional de Negócios (CIN-RS) da FIERGS, e que apresentam metodologia de identificação de mercados prioritários para exportação em mais de 130 países. Por meio de um cadastro no portal, o interessado em acessar qualquer um dos mapas pode obter informações sobre os mercados mais viáveis para a importação do seu produto. Estão incluídos todos os segmentos da indústria brasileira que fazem parte da classificação fiscal de mercadorias. Com informações do Portal FIERGS. Clique aqui e saiba mais.