Blog

3ª Geração #626 – Todos por zero!

Pesquisa analisa percepção do público em relação ao plástico 

A empresa estadunidense Dow Chemical, em pesquisa desenvolvida com cerca de 36 mil pessoas ao redor do mundo, incluindo o Brasil, investigou a concepção do plástico pela sociedade geral. Os dados foram apresentados durante a 14ª reunião da Rede de Cooperação para o Plástico, com participação da Abiplast

De acordo com as entrevistas, dois terços do público são favoráveis aos produtos plásticos e seus benefícios para a sociedade, sendo necessário buscar soluções concretas especificamente para a questão dos resíduos. Para 67% dos consumidores brasileiros, o banimento de produtos plásticos não é a melhor solução. Ele resolveria parcialmente o problema ou teria pequeno impacto. Já a maior parte acredita que a reciclagem seria a alternativa correta, porém o maior desafio para sua expansão, segundo 75% dos brasileiros, está na mobilização das pessoas e não nos processos.

Acesse mais informações da pesquisa no site da Abiplast

Um por todos e todos por zero

Sinplast fala sobre a campanha que busca
empoderar e trazer soluções de reciclagem

A Semana Lixo Zero é uma plataforma mobilizadora por nichos que tem como objetivo empoderar e trazer soluções para que a meta Lixo Zero seja alcançada em diversas cidades. Em Porto Alegre o projeto ocorre de 18 a 27 de outubro, com workshops, intervenções artísticas, cursos e demais ações integrando a programação. O Tampinha Legal estará presente na coleta de tampinhas em prol da ONG Amigas do Peito, no saguão do Hospital de Clínicas, durante toda a duração da campanha.

O coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann falou ao Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, nesta terça-feira, 15 de outubro, sobre o projeto. Além de ressaltar a iniciativa, Hartmann destacou também dados e informações internacionais para evidenciar a reciclagem e a produção consciente do plástico nas indústrias. O conceito de Economia Circular foi igualmente debatido e apresentando como propósito pelo coordenador: “O movimento mundial hoje passa a ser fortemente circular, ou seja, extrai, transforma, consome e reutiliza. Isso é o que vai tocar o mundo”.

Clique aqui e acesse a programação completa da Semana Lixo Zero em Porto Alegre.

Oktoberfest adere
ao projeto Tampinha Legal

Aderindo ao Tampinha Legal, a 35ª edição da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, tem pontos de coleta de tampinhas plásticas. Iniciado no dia 9 de outubro, o evento conta com dez coletores no parque, localizados nas imediações da Praça de Alimentação até domingo, 20 de outubro, encerramento da programação.

A equipe de limpeza será responsável em recolher o material e armazenar até o fim da festa. “Quando terminar a Oktoberfest, as tampinhas plásticas serão destinadas para os responsáveis pelo projeto que, posteriormente, irão repassar às entidades parceiras”, frisa o coordenador de limpeza da 35ª Oktoberfest, Ricardo Fernando Bartz.

Criado há três anos, o Tampinha Legal apresenta a Economia Circular, destacando a responsabilidade sustentável de todos os setores da sociedade. O Sinplast é mantenedor da iniciativa, que já arrecadou cerca de 276 toneladas de matéria-prima. Saiba mais sobre a participação do projeto na Oktoberfest Santa Cruz do Sul clicando aqui.

Outubro Rosa

Sinplast alerta sobre a conscientização do câncer de mama

Segundo dados do Ministério da Saúde, o câncer de mama representa em torno de 25% de todos os cânceres do sexo feminino no Brasil. Em 2019, foram estimados 59.700 casos novos da doença, com risco estimado de 56 casos a cada 100 mil mulheres.

Com o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização disseminada mundialmente desde 1997. Diante de dados tão alarmantes, o Sinplast apoia e se solidariza com o movimento.

Por esta razão, convidamos as empresas a participarem da campanha com a divulgação interna do card deste ano, a fim de que possamos difundir informações, bem como salientar a importância da conscientização durante este mês. Clique aqui e faça o download do material.

Você sabia que, diariamente, o Sinplast recebe diversas ligações solicitando indicações de empresas que fabriquem determinado produto? A instrução é que os interessados realizem a pesquisa no site, onde constam as respectivas informações das empresas associadas. Para que a divulgação seja completa, é preciso manter os dados atualizados, a fim de que interessados possam acessar facilmente. O objetivo é que a ferramenta de pesquisa sirva como uma vitrine, auxiliando na conclusão de negócios. Para atualizar suas informações, acesse o formulário clicando no banner acima ou entre em contato com Franciele pelo e-mail franciele@sinplast.org.br.

CNI e centrais sindicais debatem
futuro do trabalho no Museu do Amanhã,
no Rio de Janeiro 

A revolução tecnológica em curso vem promovendo mudanças radicais nas formas de produzir e de trabalhar. Diante da necessidade de encontrar soluções para os desafios que as novas tecnologias e o advento da Indústria 4.0 impõem ao país, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e as seis maiores centrais sindicais – principais representações do setor produtivo e dos trabalhadores do Brasil – vêm dialogando para a construção de uma agenda comum para a geração de emprego e para o futuro da indústria e do trabalho.

O diálogo será reforçado por representantes da sociedade no dia 24 de outubro, quando a CNI e as centrais sindicais (CUT, Força Sindical, UGT, CSB, NCST e CTB) realizam, em parceria, o Seminário Pelo Futuro do Trabalho: Os desafios para a indústria e a qualificação profissional no Brasil, no Rio de Janeiro. Durante o evento, que ocorre das 8h às 12h30, no Museu do Amanhã, representantes da indústria e líderes sindicais debaterão os desafios atuais para o emprego e a formação profissional no país. As inscrições estão abertas e a participação é gratuita, clique aqui e saiba mais. 
Com informações do site: http://www.portaldaindustria.com.br