Blog

3ª Geração #628 – Feira K na Alemanha!

Feira K: confira como foi a edição 2019

Maior evento dos setores do plástico e da borracha no mundo, a Feira K ocorreu entre os dias 16 e 23 de outubro, trazendo mais de 3.000 expositores para a Alemanha. O diretor do Sinplast Marcelo Sperb participou do evento analisando temas inovadores para o mercado, bem como examinando os serviços apresentados mundialmente no setor. 

Segundo ele, além da Economia Circular, tema abordado por grande parte das empresas químicas, outro assunto foi destacado: a mudança na indústria automotiva. “Atentaram muito à evolução de combustão para a energia elétrica. Isso com certeza fará com que o uso de polímeros em carros elétricos aumente”, salienta. A utilização de novos aditivos e pacotes de tecnologia agregados ao plástico foram conteúdos igualmente evidenciados, de acordo com Sperb. “Como eu trabalho na área de desenvolvimento de produtos, observei muitas empresas que produzem e desenvolvem adicionais para melhorar propriedades específicas dos materiais onde eles precisam”, ressalta.

Confira mais detalhes sobre a Feira K 2019 clicando aqui.

CNI lança guia para orientar empresas
a aplicar nova versão da NR 12

A Norma Regulamentadora n.12 (NR-12) passou, em 2019, por um amplo processo de revisão. Com algumas mudanças, a adequação implicou na forma como as empresas passarão a aplicar a norma e adequar a gestão de riscos. Para ajudar na transição, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elaborou um guia para que gestores possam interpretar adequadamente e alcançar os padrões de segurança exigidos.

Lançado nesta terça-feira (29), o documento NR 12: Comentários ao novo texto geral traz, principalmente, o fato de a norma não mais especificar o “como fazer” na adequação de máquinas e equipamentos. Em seu lugar, a regra muda o enfoque para a apreciação do risco e passa a prestigiar soluções de engenharia que sejam eficazes em cumprir os princípios de segurança. Clique aqui e acesse a NR 12 comentada. 
Com informações do site da CNI. 

Corinthians é o novo apoiador
do Tampinha Legal

O Sport Club Corinthians Paulista é mais um time que apoia o projeto Tampinha Legal em prol das entidades assistenciais cadastradas. Com o mesmo objetivo, o Grêmio também tornou-se apoiador da iniciativa e iniciou, no dia 27 de outubro, a coleta de tampas plásticas na Arena.

SENAI promove Workshop
e Seminário para as indústrias 

No dia 21 de novembro, das 13h às 17h30, o SENAI, em parceria com IEL e CNANO, promove o 2º Workshop de Nanotecnologia para Indústria: Aplicação em Produtos Industriais. O evento ocorre no Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo, e tem como objetivo debater conceitos, aplicações, evolução e tendências da Nanotecnologia na Indústria do Estado. Clique aqui, saiba mais sobre o Workshop e participe!  

Propriedades e aplicações dos principais polímeros de uso comum, de engenharia e de alto desempenho em várias áreas de interesse será um dos temas abordados no seminário “Substituição de Peças Metálicas por Polímeros”. O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros sediará o evento técnico no dia 1º de novembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h, ministrado pelo Prof. Dr. Hélio Wlebeck, pesquisador na área de Engenharia de Materiais. Informações sobre inscrições e pagamentos podem ser solicitadas pelo telefone (51) 3904-2700, ou pelo e-mail grace.neves@senairs.org.br.

Presidente da ABIPLAST se reúne com Banco Italiano para discutir acordos comerciais e redução de  alíquotas

Após participar da Feira K, na Alemanha, o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho esteve em Milão, no dia 28 de outubro para participar de um almoço com a Exetra – Exporting & Trading do Grupo Intesa | San Paolo. A ocasião abordou temas como a redução de alíquotas e financiamento de máquinas e equipamentos, o acordo Brasil – UE para a formação de joint ventures’s, as aquisições entre empresas brasileiras e italianas e a exportação para o mercado europeu. Com informações do site da Abiplast.