3ª Geração #632 – Assembleia Geral aprova orçamento

Lei Geral de Proteção de Dados:
entenda os impactos para o seu negócio

Entrando em vigor a partir de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) normatiza e protege a privacidade, principalmente com relação a informações pessoais. Estabelece, portanto, uma relação mais transparente entre as empresas, fornecedores e clientes.

No âmbito empresarial, a norma está gerando novos cargos e funções, mesmo em cenários que não sejam voltados exclusivamente aos dados. Indústrias que, de uma forma ou de outra, lidem com informações de consumidores, fornecedores e trabalhadores, devem estar atentas às implicações da LGPD. “A partir da vigência da Lei, as empresas terão a obrigação de informar aos usuários previamente e de maneira clara o que farão com os seus dados e quais informações estão sendo utilizadas”, é o que afirma a advogada membro da Comissão de Privacidade e Proteção de Dados da Ordem dos Advogados do Rio de Janeiro (OAB-RJ), Cândida Diana Terra, em entrevista ao 3ª Geração. A Lei também se aplica a companhias que lidem com informações relacionadas ao Brasil, mesmo que sua sede não seja no país. Além disso, subcontratantes e parceiros estão igualmente inclusos e devem se adequar às normas estabelecidas do mesmo modo.

Não se adaptando até 2020, as indústrias podem sofrer penalidades severas, como multas que chegam a 2% do faturamento total do empreendimento. “Além das penas previstas, quem não se ajustar à Lei perderá a oportunidade de firmar relações comerciais com a União Europeia, visto que a norma é inspirada no Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (GDPR), firmado nestes países”, explica Cândida.

Assembleia Geral Ordinária
reúne associados

A Proposta Orçamentária para 2020, com o Parecer do Conselho Fiscal a ela relativo, foi aprovada nesta terça-feira, 26 de novembro, em Assembleia Geral Ordinária convocada pelo Sinplast. Entre outras deliberações, a ocasião também estabeleceu parâmetros para as negociações coletivas do trabalho no ano que vem. A Ala dos Sindicatos sediou a Assembleia, que foi destinada a empresas integrantes da base do Sinplast e em dia com suas contribuições.

Entenda tramitações de Projetos de Lei relacionados ao Plástico

O presidente do Sinplast, Gerson Haas,  o presidente do Instituto Sustenplast, Alfredo Schmitt, participaram de audiência da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), em 5 de novembro, na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proibição de sacolas plásticas no mercado foi o tema da ocasião, que tratou o Projeto de Lei de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa, com o mesmo enfoque. Confira o parecer completo da Comissão clicando aqui.

Já a proposta do vereador André Carús, que proibia a utilização e o fornecimento de copos plásticos descartáveis por estabelecimentos comerciais e vendedores ambulantes em Porto Alegre, foi arquivada pelo pelo parlamentar Idenir Cecchim.  De acordo com o projeto, estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, lanchonetes e similares da Capital deveriam substituir os copos plásticos descartáveis por copos descartáveis de material comprovadamente biodegradável ou copos de uso permanente.

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros firma parceria com o Socialplast

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros é a nova Instituição de Ensino Superior (IES) cadastrada no Socialplast (www.socialplast.org.br), ferramenta criada pelo Sinplast-RS. A iniciativa é online, gratuita e disponibiliza às indústrias do plástico plataformas para a contratação de pessoal e para a gestão de novos negócios.  Podem se cadastrar estudantes e egressos de IES de qualquer área relacionada à indústria do plástico.

Fique atento às férias
coletivas do Sinplast!

Acompanhando o Sistema FIERGS, onde se localiza a nossa sede, o Sinplast estará em férias coletivas a partir do dia 26 de dezembro. Durante este período, também não haverá veiculação de edições do 3ª Geração. O Sindicato retorna, com suas atividades normais, no dia 15 de janeiro.

Sinplast participa do VIII Seminário
sobre Tecnologias Limpas

O Coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann, participará do VIII Seminário sobre Tecnologias Limpas, no dia 2 de dezembro. O evento ocorrerá na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e será promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS). “Reciclabilidade dos produtos pós-consumo e embalagens em geral” será o tema da fala, apresentando os desafios da logística reversa de produtos pós-consumo e embalagens em geral e o trabalho desenvolvido pelo Sinpalst e pela Rede de Cooperação para o plástico no Brasil.

Clique aqui e saiba mais detalhes.

Um grupo de pesquisadores está desenvolvendo uma técnica capaz de implantar circuitos elétricos em plástico por meio da impressão 3D. Estudiosos da Escola de Engenharia da Rutgers University–New Brunswick usaram um feixe de luz de alta energia para fundir fios de prata capazes de conduzir até 10 vezes mais eletricidade que os atuais.

O estudo foi publicado no jornal Additive Manufacturing e promete melhorar o desempenho de peças para implantes, drones e outras estruturas em plástico. Isso porque, ao ser mais eficiente energeticamente, a novidade pode gastar menos bateria e aumentar a vida útil do dispositivo. “Nossa inovação mostra uma promessa considerável para o desenvolvimento de uma impressora 3D e um raio intenso de luz integrados para fundir nanopartículas de prata para eletrônica”, explica Rajiv Makhotra, autor do trabalho.

Leia mais detalhes clicando aqui