Blog

3ª Geração #633 – Tem equipamento para vender?

Presidente do Sinplast fala sobre primeiro ano de gestão 

Em seu primeiro ano de gestão como Presidente do Sinplast, Gerson Haas fala ao 3ª Geração sobre projetos e a perspectiva política em 2019, além de salientar as projeções para o próximo ano. Confira:

Entre suas principais expectativas para a gestão estava o fortalecimento do conceito da economia circular, dentro da proposta de valorizar  a imagem do plástico sendo amigo do meio ambiente. Como esse tema evoluiu e quais são as perspectivas para o futuro da gestão neste sentido?

A economia circular foi abordada pelo Sindicato de diversas formas em 2019. Seguimos apoiando muitas iniciativas, como o Tampinha Legal, copinho legal, canudinho legal e outras programações que abordam o tema. Do mesmo modo, o Sinplast esteve presente na defesa de Projetos relacionados ao assunto, como o PL 7535, que propunha incentivos à reciclagem, o PL 083, que tratava da proibição de sacolas plásticas no mercado e o PL 03, que proibia a utilização e o fornecimento de copos plásticos em estabelecimentos. Sempre com o intuito de conscientizar que a proibição não é o caminho, e sim a conscientização sobre o modo de utilizar estes materiais, incentivando a separação e descarte correto, com o objetivo de fomentar a economia circular. Além disso, o Energiplast deste ano também tratou e debateu novamente a economia circular, reunido palestrantes e cases de destaque.

O primeiro ano de gestão também marca 365 dias de novos governos: no estado e no país. Como isso afetou o mercado e a indústria do plástico?

Como falado anteriormente, alguns projetos e propostas, desenvolvidos por parlamentares, ainda abordaram a abolição do plástico como solução em 2019, porém com muita tranquilidade estamos demonstrando à sociedade que o plástico é o material com maior sustentabilidade em relação aos outros que estão no mercado. No entanto, a conscientização sobre a importância do material para a rotina parece estar evoluindo de modo gradativo. Outras proposições também positivamente apresentadas  na realidade da indústria e da economia como um todo, como a Reforma da Previdência, MP do bem,  por exemplo, e outros planos que afetam principalmente o mercado de trabalho. Acreditamos em crescimento sustentável da economia nos próximos anos, com medidas positivas que os governantes vêm tomando.

De que forma este primeiro ano de gestão contribuiu para sua história com o Sindicato?

Antes de ser Presidente, participei de duas gestões como Diretor, a convite do ex-presidente Edilson Deitos. Também atuei como Coordenador do Comitê Sinplast de Assuntos Legais e Tributários, além de integrar igualmente outros Comitês. Apesar de já ter vivência dentro do Sindicato, ser Presidente está sendo uma experiência enriquecedora, que pretendo seguir avançando com responsabilidade e comprometimento para o bem comum das indústrias do setor. Destaco a importância da ampliação do associativismo junto ao Sindicato, como forma de trabalharmos juntos pelo desenvolvimento do nosso setor.

“Para 2020, seguiremos fortalecendo a
educação ambiental, contribuindo em projetos, iniciativas e representando a indústria em resoluções importantes. Trabalharemos continuamente em defesa do setor, gerando emprego e renda para a sociedade.” 

Tem máquina ou equipamento
para vender? Participe do Socialplast!

Comprar e vender equipamentos de qualidade não é fácil, principalmente na internet. Porém, com a ajuda de algumas ferramentas, é possível tornar o processo de negociação mais seguro! Esse é um dos objetivos do Socialplast: possibilitar a aproximação de empresas do plástico, tornando, também, as transações mais fáceis. Além de conectar a indústria à mão de obra qualificada, a plataforma possui uma área de Negócios, que funciona como um “Classificados”, possibilitando o comércio em um clique.

Se você é uma indústra asociada ao Sindicato e em dia com suas contribuições, acesse a ferramenta (http://socialplast.org.br/), cadastre seu negócio e anuncie máquinas e periféricos. Você também pode contratar serviços de manutenção, personalização ou serviços em geral. 

Clique aqui e confira um passo a passo para se cadastrar! 

Seu cadastro atualizado
também trabalha para você

Você sabia que, diariamente, o Sinplast recebe diversas ligações solicitando indicações de empresas que fabriquem determinado produto? A instrução é que os interessados realizem a pesquisa no site, onde constam as respectivas informações das empresas associadas. Para que a divulgação seja completa, é preciso manter os dados atualizados, a fim de que interessados possam acessar facilmente.

O objetivo é que a ferramenta de pesquisa sirva como uma vitrine, auxiliando na conclusão de negócios. Para atualizar suas informações, acesse o formulário clicando aqui ou entre em contato com Franciele pelo e-mail franciele@sinplast.org.br.

Férias coletivas do Sinplast! 

Durante os dias 26 de dezembro e 14 de janeiro, o Sinplast estará de férias coletivas, acompanhando o Sistema FIERGS. Neste período também não haverá veiculação  do 3ª Geração, que retorna em 2020 com novas edições e conteúdos atualizados. 

Workshop de Logística
Reversa de Embalagens 

Os Conselhos de Meio Ambiente (CODEMA) e da Agroindústria (CONAGRO) da FIERGS, em parceria com a Associação de Logística Reversa (ASLORE) promovem o Workshop do Setor Industrial sobre Logística Reversa de Embalagens: Estratégias e Ações. O encontro ocorre no dia 10 de dezembro, terça-feira, e tem como objetivo analisar o panorama atual da implantação de logística reversa no Brasil e no RS, além de também propor o posicionamento do setor industrial e as linhas de ação para temas estratégicos que influenciam diretamente nas ações de logística reversa de embalagens em geral.

Saiba mais clicando aqui.

Vice-Presidente Regional do Sinplast recebe prêmio em Panambi

A Câmara Municipal de Vereadores de Panambi/RS realizou, na noite da última sexta-feira, 29 de novembro, uma Sessão Solene para entregar a premiação de Cidadão Honorário Panambiense a Ildo Artur Lange. Ele é Vice-Presidente Regional do Sinplast e esteve entre as personalidades que receberam o título por serem engajadas em meio à comunidade.De acordo com a Câmara, a experiência de Lange o fez criar condições de trabalho diferenciada para seus colaboradores. O Sinplast parabeniza o Vice-Presidente Regional pelo reconhecimento. 

Leia mais detalhes sobre o título clicando aqui

Confira como os processos de
injeção plástica afetam o setor automotivo
ao redor do mundo

O mercado global de moldagem por injeção de plástico está preparado para um crescimento consistente. Os dados são da Saipriya Iyer, desenvolvedora de conteúdo de pesquisa da Global Market Insights (Selbyville, DE). Em um relatório recente sobre o mercado global de plásticos moldados por injeção, a empresa compartilhou algumas ideias importantes de sua pesquisa. Clique aqui e confira mais sobre o tema.