Blog

3ª Geração #636 – Já aderiu ao Socialplast?

Posicionamento da Abiplast sobre proibição de utensílios plásticos em estabelecimentos comerciais em São Paulo

Diante da lei municipal de São Paulo que proíbe o fornecimento de utensílios plásticos em estabelecimentos comerciais da cidade, sancionada na última segunda-feira (13) pelo prefeito Bruno Covas, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) reafirma ser defensora do cumprimento das legislações e promotora da lei entre as empresas do setor, informando seus associados sobre deveres e direitos vigentes no País. O mesmo continuará sendo feito conforme normas e regulamentos sejam atualizados.

Dito isto, a ABIPLAST acredita que a vilanização e o banimento de materiais plásticos não constituem a maneira ideal de resolver os problemas causados pela má gestão de resíduos sólidos no Brasil e suas consequências para a natureza. A própria ONU Meio Ambiente sugere que, caso não haja avaliações prévias, o banimento pode não ser a melhor solução para a questão. Na forma que tem sido feito, não gera no consumidor a consciência do consumo e o incentivo ao descarte correto.

A melhor forma de lidar com o tema é por meio de uma visão sistêmica e de um diálogo propositivo, claro e objetivo, debatendo o consumo consciente e a economia circular, responsabilizando todos os atores envolvidos: Poder Público, indústria e sociedade, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Leis de proibição trazem insegurança jurídica, mexem com a competitividade e o planejamento financeiro das empresas, causando impacto nos investimentos, na geração de empregos e até mesmo na manutenção da atividade industrial. Sendo assim, a ABIPLAST enxerga como alternativa a regulamentação da disponibilidade de produtos em estabelecimentos comerciais, com legislações que versem sobre a não distribuição espontânea e voluntária; incentivo à coleta seletiva e à logística reversa, bem como realização de campanhas de educação ambiental entre os consumidores para o descarte correto.

Ainda sobre o banimento de produtos plásticos, faz-se necessário pensar na eficácia desses movimentos, questionando a eficiência dos materiais alternativos e a capacidade de resposta do mercado para atender às novas demandas. Hoje, o Brasil não possui usinas de compostagem em escala industrial para que os produtos fabricados com material biodegradável, por exemplo, sejam descartados corretamente. A biodegradação em aterros tem emissão de gases de efeito estufa, impactando nas condições climáticas.

De acordo com os dados mais recentes disponibilizados pelo IBGE, o País produziu 6,2 milhões de toneladas de produtos plásticos em 2018. Cerca de 65% desses produtos possuem ciclo de vida médio e longo e são aplicados em diversos setores, como construção civil, máquinas e equipamentos, eletrônicos, agricultura e têxteis. Apenas 0,03% da produção é referente a canudos; e 1,7%, a descartáveis.

Há décadas reconhecido como um material revolucionário, o plástico traz inovações de inegável importância para o desenvolvimento da sociedade. Leveza, versatilidade, resistência, acessibilidade, assepsia e durabilidade são algumas de suas qualidades; e sua capacidade de ser reciclado o torna compatível com o atual modelo de consumo sustentável.

O grande desafio para a sociedade é fazer com que o material chegue à indústria recicladora, assim como tornar o valor do produto reciclado reconhecido e incentivado. Segundo o último dado disponível, 25,8% das embalagens plásticas e equiparáveis pós-consumo foram recicladas no Brasil em 2016, o equivalente à reciclagem de 550 mil toneladas de material.

A indústria de transformação e reciclagem de material plástico está disposta a contribuir para a construção de soluções em conjunto. Por sua parte, já avança rumo às melhores práticas e tem se dedicado a buscar uma solução prática para a questão do lixo na natureza, por meio da efetiva implementação da economia circular em sua cadeia produtiva.

Desde a publicação da PNRS, a ABIPLAST trabalha nesse tema como integrante da Coalizão Empresarial, cujo Acordo Setorial de Embalagens em Geral prevê a implementação do Sistema de Logística Reversa de Embalagens. Outro exemplo desse avanço é a Rede de Cooperação para o Plástico, cuja criação foi motivada pela associação em 2018 e reúne todos os elos da cadeia produtiva em torno dos desafios de aumentar a reciclabilidade das embalagens e a disponibilidade de sucata para reciclagem.

Em constante evolução, o setor busca manter a relevância do material plástico para a sociedade, apresentando soluções inovadoras alinhadas com os princípios de sustentabilidade e da economia circular.
No entanto, é preciso ampliar o debate para efetivamente resolver os problemas existentes. As discussões devem englobar a gestão de resíduos (públicos e privados), a expansão do saneamento básico e da coleta seletiva, a produção e o consumo sustentáveis, o descarte correto, a promoção da reciclagem, a desoneração da cadeia de reciclagem, a valorização do material reciclado, o fortalecimento de novos mercados e o incentivo à inovação em produtos e tecnologias.

A implementação de um efetivo modelo circular redefinirá toda a forma de produção, consumo e reprodução da economia. Nesse cenário, o setor plástico assume seu papel na evolução da prática industrial e no desenvolvimento da consciência e da responsabilidade socioambiental, mas conta com o engajamento de todos. Com informações da ABIPLAST.

Participe da campanha de vacinação
do SESI contra a gripe

Já aderiu ao Socialplast?

Clique aqui e participe. Ferramenta gratuita para indústrias associadas

Se a sua empresa ainda não se cadastrou no Socialplast, aproveite o início do ano para aderir à ferramenta online que traz facilidades e conectividade às indústrias do plástico. Contemplando as Plataformas de Negócios e de Talentos, a iniciativa disponibiliza acesso gratuito a empresas associadas e em dia com suas contribuições.

Com o objetivo de funcionar como uma espécie de “Classificados” do setor, o ambiente de Negócios dispõe de informações sobre compra e venda de produtos e serviços, conectando a indústria à mão de obra qualificada. Já o banco de Talentos armazena currículos de estudantes e egressos de instituições de ensino parceiras, gerando oportunidades entre as empresas e auxiliando os associados na seleção de melhores profissionais para seu empreendimento.

Comunicado técnico: isenção de ICMS para o frete interno

Clique aqui e confira Comunicado Técnico emitido pela FIERGS sobre a renovação da isenção de ICMS para o frete interno.

FIERGS organiza missão à
Feira de Hannover 2020

A feira industrial de Hannover é referência mundial para o setor metal mecânico, como vitrine para as principais tendências globais tecnológicas nas áreas de inovação, automação industrial, logística, energia, tecnologia da informação e engenharia, ampliando a visão sobre a oferta de bens e serviços mundiais. Com foco na Indústria 4.0, a feira é consolidada como ambiente para empresas brasileiras realizarem benchmarking para o aumento de sua competitividade, tanto no mercado interno quanto no externo, e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias. A Feira de Hannover também proporciona um ambiente de negócios favorável para as indústrias brasileiras, pois reúne uma grande quantidade de players internacionais e compradores potenciais.

Em parceria com a FIERGS, o Sebrae-RS selecionará 15 micros e pequenas empresas gaúchas com subsídio de 30% para participação na Missão Hannover 2020. Inscrições via edital até o dia 31 de janeiro. Com informações do site da FIERGS.