Blog

3ª Geração #637 – Faça a sua indústria!

Quando você contribui com o seu sindicato empresarial, as conquistas das Federações Estaduais e da Confederação Nacional de Indústria são suas conquistas também! Clique aqui e confira o que foi conquistado em 2019. 
 Faça a sua indústria melhor. Faça o seu setor mais forte. Faça parte.

Pesquisa sobre hábitos de consumo destaca produção sustentável

O número de brasileiros que compra na internet praticamente dobrou nos últimos seis anos. Afetando indústrias de vários nichos, desde transporte até refeições, os meios de comunicação digitais mudaram a forma de consumir atualmente. De acordo com pesquisa da agência de notícias CNI, a população está mais criteriosa na hora de comprar um produto e mais cuidadosa com o descarte.  

Segundo a análise, 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por um produto fabricado de maneira ambiental correta, no entanto, a maioria da população raramente ou nunca verifica a forma de produção de um item antes de compra-lo. Violação de direitos trabalhistas, maltrato a animais, crimes ambientais e discriminação também são fatores cruciais e que afetam os consumidores. Cerca de 62% já boicotaram marcas, no Brasil, pelos motivos citados.

A consciência está igualmente quando em relação à coleta seletiva: 55% dos entrevistados disseram separar o lixo. Plásticos e garrafa PET estão em primeiro no lugar entre os itens mais destinados à reciclagem, pelos brasileiros, totalizando 79% das respostas. Leia mais dados da pesquisa clicando aqui.

Você sabia que as empresas associadas ao Sinplast recebem acesso exclusivo a uma Análise de Matérias-Primas semanal? Os dados apresentam panoramas completos do setor em relação à Ásia, Houston e à America Latina. Em 2020 o boletim está em novo formato, não apenas com números/indicadores, mas também incluindo observações e comentários, assim como um comparativo em relação a 2019. 
Esse é mais um benefício do Sinplast às indústrias associadas, participe! 

Tampinha Legal e Sesc reunidos pela acessibilidade no litoral

Colocar-se no lugar do outro e auxiliar aqueles que precisam são os combustíveis para uma turma que se mobilizou para tornar uma ação realidade. Arino da Silva, morador de Capão da Canoa, encontrou um novo sentido para suas caminhadas diárias depois de receber um incentivo da neta, que é colaboradora do Sesc.

O aposentado passou a juntar tampinhas de garrafas por onde andava. O gesto simples, iniciado em março do ano passado foi tomando proporções maiores. Amigos e conhecidos começaram a recolher o plástico e encaminhar para Silva. O resultado? Uma doação que ele estima em 60 mil tampinhas. Os resíduos plásticos que ajudaram o aposentado a desenvolver novos objetivos são encaminhados para o projeto Tampinha Legal, que tem como objetivo estimular o recolhimento desses itens em entidades assistenciais e repassá-los a recicladores, que pagam pelo material. Clique aqui e leia mais sobre a ação. 

Entenda o Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária – ROT-ST

Prazo para adesão vai até 28 de fevereiro de 2020

Instituído pelo Decreto nº 54.938/2019, o Regime Optativo de Tributação da Substituição Tributária (ROT-ST) possibilita que os contribuintes que optarem pela adesão tenham suas operações amparadas pela definitividade da ST ao longo de 2020, ou seja, não será exigida a complementação e nem permitida a restituição de valores entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2020. Dessa forma, os ajustes na apuração da ST, após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), só entrarão em vigor em 1º de janeiro de 2021. Saiba mais detalhes clicando aqui.

Comunicado Técnico:  ANTT publica nova tabela do frete

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União de 16 de janeiro a nova tabela de preços mínimos de frete, que entrou em vigor na última segunda-feira, dia 20 de janeiro. Com as alterações, estima-se que o piso do frete aumentou de 11% a 15%. Clique aqui confira Comunicado Técnico completo. 

Participe da campanha de vacinação
do SESI contra a gripe

Anualmente, o SESI operacionaliza a Campanha de Vacinação contra a Gripe, com foco nos trabalhadores da indústria e seus dependentes. O objetivo é reduzir os afastamentos de trabalhadores por gripe, doença de relevante impacto econômico e social para o indivíduo, para a família e para a sociedade. Na saúde pública, a vacinação é a principal intervenção preventiva contra a gripe.

Além de proporcionar este atendimento in loco para as empresas, o SESI oportuniza em suas salas de vacinação o atendimento para a comunidade em geral. Estas se localizam nas unidades de Canoas, Caxias do Sul, Montenegro, Porto Alegre, São Leopoldo, Santa Cruz e Santa Rosa.

Para as indústrias, o Programa contempla desde o processo educativo sobre a gripe até a aplicação das vacinas nas dependências da empresa. Clique aqui e acesse o formulário corporativo de adesão a partir de 25 de fevereiro. Mais informações na Central de Relacionamento: 0800518555.