Blog

3ª Geração #638 – Em defesa do setor!

Em defesa do setor, Sinplast se reúne com o governador Eduardo Leite

O presidente do Sinplast, Gerson Haas, e demais representantes dos Sindicatos coirmãos Simplás e Simplavi, estiveram em audiência com o Governador do Estado, Eduardo Leite, na última semana. Em defesa do setor participaram, também, o Deputado Federal Lucas Redecker e o Secretário Adjunto da Fazenda Eduardo Jaeger.

Posicionamento da Abiplast sobre matéria da Revista Galileu

A Abiplast emitiu essa semana esclarecimentos referente à matéria “Como ter embalagens livres de contaminação”, publicada no site da Revista Galileu, em 19 de janeiro de 2020, manifestando posição sobre o tema e preocupação com a disseminação de notícias equivocadamente alarmistas. Clique aqui e confira o posicionamento na íntegra.

Vale a reflexão: artigo em defesa
dos utensílios plásticos

A prefeitura de São Paulo sancionou lei de proíbe o uso de utensílios plásticos. O prazo para adaptação é até 2021. Falência forçada de indústrias e aumento do desemprego são as maiores consequências da medida. A jornalista Mariana Diniz Lion reflete sobre a decisão e levanta pontos negativos da lei. Clique aqui e confira o artigo.

Saiba mais sobre o novo Programa de Autorregularização para empresas do Simples Nacional

No dia 17 de janeiro, a Secretaria da Fazenda do RS noticiou a inauguração de um novo Programa de Autorregularização, destinado a empresas optantes pelo Simples Nacional que apresentam indícios de omissão de receitas. O programa tem como objetivo oportunizar a regularização de maneira espontânea antes do início da ação fiscal.

Por esse motivo, o Fisco vem comunicando os contribuintes abrangidos e oportunizando a regularização das pendências por meio da entrega ou retificação dos valores incorretamente lançados no PGDAS-D até 28 de fevereiro de 2020. Persistindo as divergências constatadas, o contribuinte será excluído de ofício do Simples Nacional, além da possibilidade de abertura de procedimento de ação fiscal, que poderá acarretar a imposição de multa de até 120% do valor do tributo devido e a aplicação das alíquotas de imposto da modalidade Geral, caso seja constatada a omissão de faturamento.

As comunicações para autorregularização estarão disponíveis nas caixas postais eletrônicas dos contribuintes a partir de 20 de janeiro. Na área restrita do e-CAC, também constarão orientações e arquivos com informações detalhadas das Notas Fiscais eletrônicas (NF-e), transações eletrônicas financeiras e valores declarados pelo contribuinte. Com informações do Escritório Rafael Pandolfo Advogados Associados e SEFAZ/RS.

Comunicado Técnico:  BNDES amplia a linha Crédito Pequenas Empresas para as Médias

A FIERGS divulgou na última semana Comunicado Técnico referente à ampliação das condições na linha BNDES Crédito Pequenas Empresas, que passa a financiar até R$ 10 milhões a cada 12 meses para beneficiárias com faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões. Clique aqui e confira o texto na íntegra.

Inscreva sua empresa na campanha Sorrir Faz Bem e contribua com a saúde bucal de seus colaboradores

O Sesi está lançando a campanha Sorrir Faz Bem, que visa promover a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores das indústrias por meio de ações preventivas e educativas em saúde bucal. A iniciativa contempla avaliação simplificada da saúde bucal do trabalhador assim como ações educativas e preventivas, associadas com a distribuição de um kit de higiene bucal diferenciado. As atividades acontecem sem custo por meio de uma Unidade Móvel. Clique aqui, acesse o edital e inscreva sua empresa.