Blog

3ª Geração #642 – Debate sobre sacolas plásticas

Governo suspende medida de regime especial de fiscalização da CEEE-D 

Indústrias voltam a ter direito ao crédito de ICMS na energia elétrica

A Receita Estadual suspendeu a medida do regime especial de fiscalização-REF da Distribuidora de Energia Elétrica CEEE, um dia após CIERGS obter liminar que garantia crédito de ICMS na aquisição de energia elétrica para as indústrias associadas. A suspensão beneficia todas as indústrias do Estado atendidas pela Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CEEE-D) que voltam a ter direito ao crédito da energia utilizada no seu processo produtivo, destacou o presidente da FIERGS/CIERGS, Gilberto Porcello Petry.

O CIERGS,  no dia 11/02, obteve liminar junto à 6ª Vara da Fazenda Pública garantindo às suas associadas o direito ao crédito do ICMS na aquisição de energia elétrica paga à CEEE, o que não vinha acontecendo porque a empresa não repassa o tributo ao Estado. Com informações da FIERGS.

Sinplast participa de reunião para debate de sacolas plásticas tipo camiseta

No dia 18 de fevereiro, o Coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann, esteve em reunião para debater a Norna 14937, que estabelece os requisitos mínimos e métodos de ensaio para fabricação de sacolas plásticas tipo camiseta, destinadas ao transporte de produtos distribuídos no varejo.

O evento ocorreu na sede da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e foi comandado pelo Instituto Nacional do Plástico (INP), que tem a delegação do órgão regulador para proceder a revisão do documento. A reunião teve como objetivo debater a inclusão na Norma da possibilidade de que as sacolas possam ser produzidas com percentual de material reciclado, de maneira que se incentive a economia circular. Um novo encontro está marcado para o dia 11 de março.

Defesa do setor em resposta ao colunista da ZH David Coimbra

Pronunciamento do Presidente do Sindicato, Gerson Haas,
foi publicado em 25/02

Opinião consciente!

Veja a manifestação de leitor de ZH sobre a proibição
de plásticos publicada em 24/02

Inscrições para a Feira Hannover
vão até o dia 28/02

A Feira de Hannover, maior evento internacional para a tecnologia industrial, contará entre 20 e 24 de abril com uma missão empresarial articulada pela FIERGS. Este ano, o evento apresenta aos participantes três tendências globais da transformação: customização, cadeia integrada de fornecimento e redução de emissões. Inscrições ainda são aceitas até a próxima sexta-feira, 28 de fevereiro. Para mais informações, clique aqui

Programa BRASIL MAIS é lançado para aumentar produtividade das empresas

brasilmais

O Governo Federal anunciou o programa “Brasil Mais”, um programa que reúne metodologias e ferramentas de baixo custo voltadas para melhorar a capacidade de gestão e de produção, reduzir desperdícios e aprimorar processos, em um cenário de transformação digital. 

O objetivo é aumentar a eficiência das empresas e ampliar a produtividade e a competitividade do setor produtivo brasileiro em uma jornada de transformação digital. A meta é atender 200 mil micros, pequenos e médios empreendimentos da indústria, do comércio e de serviços de todo o território nacional, até 2022. 

É a continuação do “BRASIL + Produtivo”, programa executado entre 2016 e 2018 com foco nas metodologias de manufatura enxuta e que atendeu 3 mil pequenas e médias indústrias de todas UF brasileiras. As participantes tiveram aumento médio de produtividade de 51,66%, com retorno do investimento total em cinco meses. Além disso, parte das empresas atendidas reduziu o movimento de trabalho em 60,47% e o retrabalho em 64,62%, medidas importantes de qualidade de gestão de processos.

Acesse o site clicando aqui e saiba como se inscrever.

rodapé-3ª-geração-news-sinplast-01