Blog

3ª Geração #646 – #PlásticocomVocê: Covid-19

#PlásticocomVocê 
Um ciclo virtuoso: agora e depois

Gerson Haas – Presidente do Sinplast-RS

É importante acreditar que tiraremos muitos aprendizados e evoluiremos como sociedade depois que essa pandemia passar. Até agora, em poucos dias de isolamento social, já se percebe novos comportamentos, novos hábitos. O que até 15 dias atrás era inimaginável hoje já é encarado como essencial.

Conscientização? Quero entender que esse será um dos maiores ensinamentos desse período. Se cada um fizer sempre a sua parte ou pelo menos o melhor a partir de si mesmo certamente teremos um mundo mais evoluído, agora e depois. Digo isso aos nossos governantes: será que impor a proibição do uso de descartáveis plásticos é algo eficiente para uma sociedade melhor? Hoje, em meio à pandemia, vemos claramente que esses itens são uma questão de saúde pública, nas ruas, nas casas, nos hospitais. O copinho e o canudo, até então proibidos, hoje são recomendados.

E a indústria, com seus mais de 380 mil funcionários diretos, segue fazendo a sua parte: produzindo e até doando milhões de itens descartáveis de norte a sul do Brasil como forma de colaborar com o combate à propagação do coronavírus. São utensílios médico-hospitalares, como máscaras, seringas, respiradores, vestimentas para médicos e enfermeiros, assim como, embalagens para alimentos, medicamentos, produtos de limpeza e até para o tão concorrido álcool gel. E aí mais uma vez falo em conscientização: em casa precisamos ter clara a importância de separar os resíduos adequadamente para que o descarte do plástico e de qualquer outro material seja eficaz.

Enfrentar o COVID-19 é questão de sobrevivência: das pessoas, das empresas, dos governos. Prefiro acreditar que seja um ciclo virtuoso: o ser humano seguindo as recomendações dos órgãos oficiais de saúde para que a indústria e os serviços essenciais produzam e o governo não deixe de arrecadar para então investir novamente numa sociedade ainda mais consciente. Otimismo? Sempre.

Alternativas Legais para enfrentar a Pandemia, à luz da MP 927

Diante dos inúmeros questionamentos recebidos e como meio de oferecer alternativas para o correto encaminhamento das relações entre empregadores e empregados, a Assessoria Jurídica do Sindicato apresenta as considerações acerca do alcance da MP 927. Clique aqui para ler mais sobre as alternativas. 

Sinplast e Abiplast na imprensa gaúcha

O Sinplast e a Abiplast veicularam, nos últimos dias, um anúncio nos nos três veículos de maior circulação no Rio Grande do Sul: Jornal Zero Hora, Jornal Correio do Povo e Jornal do Comércio. A publicação enfatiza as ações da indústria do plástico no combate ao COVID-19, a relevância desse setor, considerado essencial nesse cenário de pandemia, e a importância do plástico como material nobre e fundamental na prevenção da doença.
Divulgue! Clique aqui e faça o download da publicação.

BNDES atende à FIERGS e suspende por seis meses pagamento de parcelas de financiamentos

O BNDES atendeu a uma demanda da FIERGS e suspendeu por seis meses os pagamentos de parcelas de financiamentos já contratados por empresas. A decisão faz parte de medidas emergenciais anunciadas pelo banco em função da crise provocada pela pandemia de coronavírus. A solicitação de “medidas compensatórias diante da situação emergencial provocada pela Covid-19” havia sido feita pelo presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry. em carta enviada ao presidente do BNDES, Gustavo Montezano. Leia mais clicando aqui

Nas redes: acompanhe a campanha #PlásticocomVocê 

Na mídia: a importância do plástico para o momento de pandemia

Notícias e reportagens que destacaram o material acerca do Coronavírus

  • Itens plásticos estão entre as tarifas de importação zeradas
     Leia a matéria
     
  • Prefeitura de SP recomenda ensacar lixo com dois sacos 
    Leia a matéria 
     
  • Motorista de aplicativo se isola de passageiros com plástico 
    Leia a matéria
     
  • Coronavírus sobrevive por até 3 dias em plástico ou maçaneta
    Leia a matéria

“O otimismo é essencial para a conquista. Também é o fundamento da coragem e do verdadeiro progresso.” 

Nicholas Murray Butler – Pedagogo