Blog

3ª Geração #656 – Reciclar é ajudar!

Participe da nova live do Projeto (Re)pense! 

Reciclar é ajudar você e o meio ambiente

O descarte correto do plástico beneficia você, os profissionais da reciclagem e o meio ambiente e, ainda, contribui para a economia circular. Vamos conversar sobre isso? Em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, nesta sexta-feira, às 11h, no Youtube do Projeto Repense, vamos reunir um time de autoridades políticas e representantes da 2ª e 3ª geração da indústria do plástico para tratar das legislações e incentivos à reciclagem.

Acompanhe, compartilhe e repense!Siga o projeto no Instagram (@repenseprojeto).

Dia Mundial do Meio Ambiente: A responsabilidade das empresas na gestão de resíduos eficiente

A pandemia já causou inúmeros impactos, alinhando, principalmente, reflexões sobre antigas práticas e ações. Com o isolamento social, a circulação de pessoas diminuiu e suas rotinas fora de casa foram totalmente alteradas. Por consequência, vimos águas mais limpas e menos resíduos descartados de forma equivocada no meio ambiente. Essa realidade nos leva a pensar: adotar ações para reutilizar o uso dos materiais não seria mais eficaz do que simplesmente os proibir?

Parte importante na quantidade expressiva de descartes, as empresas também têm seu papel e responsabilidade sobre o assunto. De acordo com o Coordenador do Comitê Sinplast-RS de reciclagem, Luiz Henrique Hartmann, a gestão de resíduos está começando a ser uma prática tomada pelos empreendimentos como uma necessidade de subsistência. “Como ação mais imediata, a busca do uso de resinas recicladas tem aumentado de maneira espontânea entre os transformadores termoplásticos”, salienta.

Para ordenar a maneira com a qual lidamos com os descartes no país, a Lei n° 12.305 foi sancionada e criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, desenvolvida para impor transparência e gerenciamento de resíduos originados tanto por setores públicos, quanto privados. Ainda segundo Hartmann, com o auxílio da iniciativa, um grande potencial deixa de ser desperdiçado. “A PNRS trouxe em sua síntese o comportamento e a responsabilidade entre todos os elos da cadeia: poder público, iniciativa privada e sociedade civil”, destaca.

As indústrias próprias de embalagens ainda podem, mais especificamente, aderirem ao Acordo Setorial de Embalagens, um compromisso das empresas em ampliarem a reciclagem no país – também seguindo e atendendo às metas criadas pela PNRS. “Uma vez aderindo ao Acordo, a indústria está coberta no programa. No entanto, às que não aderirem, é fundamental que tenham um programa de gestão de resíduos próprio”, ressalta Hartmann. 

Nova identidade visual do Sinplast-RS

Repense é destaque em veículo do setor

O Projeto Repense foi destaque no site Plástico Virtual, no dia 26/05. Junto a outras notícias e novidades do mercado, o portal salientou o lançamento da iniciativa, que trouxe o presidente do Sinplast-RS, Gerson Hass, e o Presidente da Abiplast, José Ricardo Roriz Coelho. Leia a matéria completa clicando aqui

Governo do RS atualiza decreto de distanciamento controlado

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta segunda-feira (1º), mudanças no plano de distanciamento social controlado no combate ao coronavírus no Estado. Decreto publicado no domingo (31) estabelece uma série de ajustes no documento anterior, de 10 de maio, que prevê, entre outros pontos, o uso de bandeiras para indicar a situação de cada região.

Clique aqui e leia mais sobre as atualizações. 

Plastiweber lança projeto Nature Cycle

A empresa Plastiweber abriu a semana do meio ambiente com o lançamento do projeto Nature Cycle, transformando o fim em um novo começo. O evento realizado de forma online ocorreu no instagram da empresa (@plastiweber) com um bate-papo com a especialista no assunto Economia Circular, Beatriz Luz, e um dos clientes da empresa, que já utiliza um dos produtos lançados, a farinha Orquídea. O projeto Nature Cycle vai muito além de uma linha de produtos com plástico 100% reciclado e com as cores do oceano e da natureza. Seu objetivo é comunicar-se com a sociedade, compartilhando uma filosofia consciente, de prevenção e de reutilização de recursos. Clique aqui para acompanhar!