Blog

3ª Geração #663 – Tributação de Stretch

Sinplast-RS debate tributação de Stretch em reunião com a SEFAZ/RS

Nesta segunda-feira (20/07), o Sinplast-RS esteve presente em reunião com a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul (SEFAZ/RS) para tratar sobre a tributação do filme Stretch. A argumentação foi apresentada pelo setor e, posteriormente, dados sobre como agem outros estados no mesmo segmento serão também analisados, a fim de adequarem uma porcentagem válida para todos. 

Além do Sinplast-RS, participaram da reunião a Deputada Any Ortiz, representantes da SEFAZ, da Braskem e de outras empresas do setor plástico. 

LIVE REMARCADA:
Covid-19 e a cadeia de reciclagem

A live “Covid-19 e a cadeia de reciclagem” já tem uma nova data! Na quarta-feira (29/07), o Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, e a Profa. Dra. Vanusca Dalosto Jahno, representando o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale, estarão debatendo o assunto no Instagram do Projeto (Re)pense (@repenseprojeto), a partir das 11h! 

Clique aqui para seguir o projeto, participar gratuitamente da live e ficar por dentro dos demais conteúdos abordados!

Repensar atitudes e hábitos: este é o momento!

A Plastiweber promoveu, na última sexta-feira (17/07), o bate-papo sustentável “Repensar atitudes e hábitos: este é o momento” com o Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, e com a responsável por sustentabilidade, qualidade desenvolvimento da empresa Girando Sol, Marcia Hoss. Clique aqui para assistir a live completa e conferir as participações! 

O que você gostaria de receber do Sinplast-RS?

2020 já nos trouxe inúmeras mudanças. Pensando nisso, o Sinplast-RS também está mudando e fazendo ainda mais pelas indústrias associadas.  Somos teu parceiro e temos como objetivo maior de oferecer apoio a tua Indústria! Para isso, nós queremos te ouvir!

Clique aqui e responda a pesquisa!

Posse FIERGS/CIERGS 2020/2023

A posse para a gestão FIERGS e CIERGS, referentes ao período de 2020 a 2023, ocorreu nesta segunda-feira (20/07). Do Sinplast-RS, foram empossados: Gerson Haas, Diretor da FIERGS; Flávio Haas, Vice-Presidente Regional do CIERGS e Edilson Luiz Deitos, Diretor do CIERGS. Assista a posse clicando aqui

Dez regiões voltam para bandeira laranja no mapa do Distanciamento Controlado

O governador Eduardo Leite anunciou, nesta segunda-feira, que dez das 18 regiões que haviam sido marcadas como áreas de alto risco para contaminação de coronavírus voltaram para a bandeira laranja, no mapa final da 11ª rodada do Distanciamento Controlado. Na divulgação do mapa preliminar, o Governo do Rio Grande do Sul havia colocado 90% das regiões em bandeira vermelha, com risco alto para a Covid-19. Na versão final, restaram oito regiões nesta situação. 

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto. 

Sancionado o marco legal do saneamento básico

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a lei (Lei 14.026/2020) que atualiza o marco legal do saneamento básico, facilitando as privatizações das empresas de saneamento, prorroga o fim dos lixões e estabelece o prazo até o fim de 2033 para a cobertura com saneamento básico de mais de 90% da população. Clique aqui e saiba mais. 

Covid-19 e a cadeia de reciclagem

Ainda que as usinas e coletas de reciclagem possam estar com alteração de horários e serviços, é essencial mantermos o costume e a cultura da separação entre resíduo seco e orgânico, mesmo em isolamento social. Outros hábitos também podem ser praticados para que possamos manter nossas ações alinhadas à necessidade da população e do meio ambiente. O Projeto (Re)pense abordou o assunto em um artigo no LinkedIn. Clique aqui e leia o material completo! 

Plásticos nos oceanos. Será?

Pesquisadores da Itália e da África do Sul analisaram 2.000 amostras de água extraídas de vários oceanos e constataram que a maior parte da poluição consistia em fibras naturais, incluindo algodão, lã e outras como seda, cânhamo e linho. As microfibras têxteis são os principais contribuintes para a poluição marinha porque saem naturalmente das roupas durante o desgaste geral e a lavagem, seguindo uma trilha pelos esgotos, rios e oceanos, ou mesmo indo diretamente pelo ar.

Leia a matéria completa sobre o assunto clicando aqui

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 927/2020 PERDE A VALIDADE

O Senado retirou da pauta de votação a Medida Provisória nº 927 de 22/03/2020, que altera algumas regras trabalhistas durante o período da pandemia. Com isso, o texto irá caducar, tendo em vista que o prazo de vigência da proposição expirou no domingo (19/07). A dificuldade de diálogo político já havia impedido a votação da proposição pelos senadores, considerando a polêmica gerada pelos dispositivos do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 18/2020, resultante dessa MP, que recebeu mais de mil emendas no Senado. 

Clique aqui e acesse o Comunicado Técnico completo sobre o tema.