Blog

3ª Geração #664 – Perdeu a live? Confira!

Perdeu a live “Covid-19 e a cadeia de reciclagem?” Confira na íntegra! 

Nesta quarta-feira, o Projeto (Re)pense recebeu o Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, e a Profª. Dra. Vanusca Dalosto Jahno, representando o Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais da Universidade Feevale em uma live online, no Instagram! O tema do bate-papo foi a Covid-19 e a cadeia de reciclagem e abordou a triagem de resíduos domésticos, bem como a responsabilidade de todos os setores da sociedade. “Economia circular não é o nosso padrão, nossa cadeia linear. O convencional é usa e bota no lixo. A gente precisa pensar que é o fim de uso do material, não o fim de vida dele”, salientou a professora em sua fala inicial. 

Haas destacou o pensamento também em sua fala, enfatizando o papel da indústria, do consumidor, das cooperativas e do poder público. “O plástico não tem asas, não tem pernas, não tem nadadeiras. Se o plástico chegou a um local inadequado, foi por nossa causa”, ressaltou. 

Clique aqui para assistir a live completa! 

LIVE – Economia circular: como a indústria do plástico está trabalhando esta questão?

Clique aqui para ativar o lembrete da live e participe!

PESQUISA: O que você gostaria de receber do Sinplast-RS? 

2020 já nos trouxe inúmeras mudanças. Pensando nisso, o Sinplast-RS também está mudando e fazendo ainda mais pelas indústrias associadas. Somos teu parceiro e temos como objetivo maior de oferecer apoio a tua Indústria! Para isso, nós queremos te ouvir!

Clique aqui e responda rapidamente a pesquisa!

Jornal do Comércio veicula a live “Covid-19 e a cadeia de reciclagem”

A live “Covid-19 e a cadeia de reciclagem”, do Projeto (Re)pense, foi veiculada pela coluna Observador, do Affonso Ritter, na edição desta quarta-feira do Jornal do Comércio. 

Confira a coluna completa clicando aqui

Governo do RS mantém oito regiões em bandeira vermelha

O governador Eduardo Leite confirmou, nesta segunda-feira (27/07), que oito regiões seguem com a bandeira vermelha dentro do mapa final da 12ª rodada do Distanciamento Controlado. Das 14 regiões que foram definidas como risco alto para a Covid-19 no mapa preliminar, permanecem com a classificação: Porto Alegre, Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Palmeira das Missões, Passo Fundo e Caxias do Sul. São as mesmas regiões que já eram consideradas áreas de alto risco de contaminação com o coronavírus da semana passada. Saiba mais clicando aqui

Pesquisa FIERGS aponta demanda interna como o maior problema da indústria

Depois de três meses de queda, a produção voltou a subir em junho, aponta a Sondagem Industrial, divulgada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), nesta segunda-feira (27/07). Na análise do segundo trimestre de 2020, a principal dificuldade apontada entre abril e junho por 39,7% dos empresários consultados pela Sondagem esteve na demanda interna insuficiente (foi de 40,4% no primeiro trimestre), seguida de 32,5% que indicaram taxa de câmbio, redução de quase oito pontos na comparação com o resultado obtido na pesquisa entre janeiro e março. Clique aqui e confira a pesquisa completa.

Fim do direito de dedução do custo salarial referente aos primeiros 15 dias de afastamento do trabalhador acometido com a Covid-19 

A Lei nº 13.982/2020 permitiu ao empregador deduzir das contribuições previdenciárias devidas pelo prazo de três meses, os primeiros 15 dias de salários pagos aos segurados empregados, cuja incapacidade temporária fosse comprovadamente decorrente da contaminação pelo coronavírus (COVID-19). No entanto, conforme previsão no Art. 6° da referida Lei, a dedução somente poderia ser efetuada em relação aos afastamentos que ocorreram dentro do período de 3 meses a contar de 2 de abril de 2020. Saiba mais clicando aqui.

Estratégias de inovação mudam com a pandemia 

Devido à pandemia, 65% das médias e grandes empresas informam que tiveram sua produção reduzida ou paralisada. Uma pesquisa publicada pelo Valor Econômico mostra que as soluções inovadoras serão decisivas para o país enfrentar os efeitos da Covid-19 sobre a saúde da população e minimizarem os prejuízos sociais e econômicos. Confira a página, na íntegra clicando aqui ou acesse online clicando aqui

Workshop do Programa Pellet Zero – OCS

A ABIPLAST é entidade licenciadora da Operation Clean Sweep – OCS®️ desde 2014, programa que visa à prevenção de perdas de pellets nas plantas de transformação e reciclagem de materiais plásticos. O Workshop do Programa Pellet Zero – OCS®️ para os transformadores e recicladores será realizado nesta quinta-feira, 30 de julho, às 10 horas, por meio de videoconferência.  Clique aqui e faça sua inscrição! 

ARTIGO: A responsabilidade das empresas na gestão de resíduos eficiente

Parte importante na quantidade expressiva de descartes, as empresas também têm seu papel e responsabilidade sobre o assunto. A gestão de resíduos, portanto, está começando a ser uma prática tomada pelos empreendimentos como uma necessidade de subsistência. Como ação mais imediata, a busca do uso de resinas recicladas tem aumentado de maneira espontânea entre os transformadores termoplásticos. 

O Coordenador do Comitê Sinplast-RS de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann, foi fonte do Projeto (Re)pense em um artigo sobre o tema. Clique aqui e leia o material completo.

Webinar – Regulamentos para embalagens plásticas

04 de agosto – Das 10h às 11h30! Clique aqui para realizar sua inscrição.