Blog

3ª Geração #670 – Sinplast na Unisind e GTET

Sinplast-RS participa da criação
da Unisind junto à FIERGS

A criação da Unidade de Desenvolvimento Sindical da FIERGS (Unisind) foi anunciada pelo presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, Gilberto Porcello Petry, durante a Reunião Sindical realizada na sexta-feira (04/09). 

O projeto teve como coordenador industrial Gilberto Ribeiro e como vice-coordenador o Presidente do Sinplast-RS, Gerson A. Haas. Para ele, a importância da UNISIND frente aos sindicatos associados à FIERGS é criar valor junto aos seus associados e filiados. “Nosso objetivo é mostrar e apresentar os serviços que os sindicatos proporcionam ao setor, fazer mais com menos”, salientou Haas. Entenda melhor o projeto a UNISIND clicando aqui.

Também estamos presentes no GTET! 

Edilson Luiz Deitos, ex-presidente do Sinplast-RS e atual 2º vice-presidente, é também o Coordenador, na FIERGS, do GTET – Grupo Temático de Energia e Telecomunicações, tendo sido esse setor acrescentado ao que era o GTE, correspondente à Energia.

Inscreva-se aqui! WEBINAR Plástico e políticas públicas reúne setor e parlamentares na próxima segunda-feira

Não se esqueça! No dia 14/09, o Sinplast-RS, em parceria com Simplás e Simplavi, promove a webinar “Plástico e políticas públicas: alternativas e soluções” com representantes da Abiplast, Plastivida e Braskem.  O objetivo é dialogar sobre o assunto junto a parlamentares estaduais e demais interessados no setor. Participe e convide os parlamentares de sua região!

 Governo do RS mantém Porto Alegre e outras sete regiões na bandeira vermelha

O governo do Rio Grande do Sul divulgou, nesta segunda-feira, o mapa definitivo da 18° rodada do modelo de Distanciamento Controlado. Após recursos apresentados, o Estado manteve oito regiões na bandeira vermelha, ou seja, com risco alto para Covid-19. São elas: Palmeira das Missões, Erechim, Capão da Canoa, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo e Cruz Alta. Saiba mais clicando aqui

Pesquisa da FIERGS revela que segundo semestre começa com atividade da indústria gaúcha em alta 

A atividade da indústria gaúcha em julho, na comparação com junho, cresceu 3,2%, a terceira elevação consecutiva, aponta o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), divulgado nessa terça-feira (08/09) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS). Segundo o presidente da FIERGS, embora a incerteza com a economia seja grande por conta da pandemia, do destino dos programas governamentais como o auxilio emergencial, das medidas de proteção ao emprego, e também em razão das questões fiscais envolvendo o governo, a tendência de recuperação pode continuar nos próximos meses. Clique aqui para ler mais sobre o tema. 

Portaria n° 19.809/2020 amplia o número de atividades autorizadas a trabalhar aos domingos e feriados 

Foi publicada em 28-08-2020, no Diário Oficial da União, a Portaria n° 19.809/2020, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, que altera o Anexo da Portaria n° 604/2019, ampliando a relação de atividades com autorização permanente para o trabalho aos domingos e feriados. Assim, além daquelas categorias que já constavam na relação da Portaria n° 604/2019, as empresas das atividades produtivas agora incluídas nessa relação podem se utilizar do trabalho em domingos e em dias feriados, sem necessitar de autorização temporária para esse fim, nem de negociação coletiva.  Leia mais sobre o tema clicando aqui

Adiado início das próximas fases do eSocial

Foi publicada em 04-09-2020, no Diário Oficial da União, página 35, a Portaria Conjunta n° 55, do Ministério da Economia, suspendendo o cronograma de novas implantações do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial. Clique aqui e acesse o Comunicado Técnico da FIERGS sobre o tema.

Webinar Plástico Sul

O evento “Por um Mar limpo e o Pellet Zero para os transformadores de plásticos” acontece na próxima quinta-feira, 10/09, às 17h. Mas ATENÇÃO: o evento é restrito e as inscrições devem ser feitas clicando aqui!

Artigo: A importância socioambiental das cooperativas de triagem

O aumento da população em centros urbanos associado à industrialização e ao desenvolvimento econômico vieram acompanhados de uma crescente de resíduos e alterações na composição. No entanto, por meio de processos de reciclagem, o impacto ambiental pode ser minimizado. Os integrantes dessa cadeia, portanto, são os catadores, os sucateiros e as indústrias. Os catadores, apesar da relevância do seu trabalho para os municípios, trazendo benefícios sociais, econômicos e ambientais por meio do acréscimo de valor aos materiais recicláveis recolhidos, são pouco valorizados e os que menos se beneficiam dessa atividade.

Confira um artigo completo sobre o assunto,
produzido pelo Projeto (Re)pense! Clique aqui.