Blog

3ª Geração #673 – Participe da AGE Online!

O Sinplast-RS convoca todas as empresas associadas, em dia com todas as suas contribuições, para participar da Assembleia Geral Extraordinária, do dia 06 de outubro de 2020. Com a primeira convocação às 09h30 e a segunda às 10h, a Assembleia ocorrerá de forma online, considerando a pandemia e o estado de calamidade pública. Para participar, basta enviar um e-mail para sinplast@sinplast.org.br demonstrando seu interesse no recebimento do link de acesso à reunião. 

Clique aqui para acessar o Edital de Convocação
publicado na Zero Hora, em 29 de setembro de 2020.

Comunicado: instabilidade na ferramenta de envio dos informativos eletrônicos

Conforme já informado, a ferramenta de envio dos informativos e comunicados do Sinplast-RS apresentou instabilidades na semana passada. Temos a Dinamize contratada para esse fim e, desde o dia 17/09, a empresa esteve com os servidores fora do ar. Para não deixarmos as empresas associadas sem informação,  encaminhamos as edições do Boletim de Matérias-Primas e do 3ª Geração por uma ferramenta intitulada MailChimp, a qual veio a detectar tentativa de Spam dos emails do Sindicato e, com isso, desconfigurou os materiais, tirando links ou até mesmo não enviando os informativos. 

A partir da edição de hoje (30/09) a ferramenta está reestabelecida e, então, demos seguimento aos conteúdos normalmente. Pedimos desculpas pelo transtorno! 

Novidades! 

Devido às instabilidades da edição passada do 3ª Geração,
reforçamos o novo espaço do informativo

O Instituto SustenPlást tem como objetivo buscar a divulgação de informações corretas sobre os plásticos, seja na mídia, em reuniões e etc. Suas principais ações são o Congresso Brasileiro do Plástico, que está em sua 4ª. edição, e o Tampinha Legal  – maior programa socioambiental de economia circular e caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina – bem como os programas Copinho Legal e Canudinho Legal, ambos em fase de desenvolvimento.

Apresentamos o vídeo de 2018 referente ao 3º CBP, onde nosso setor aparece representado no Jornal Nacional e Record News, em horário nobre da televisão brasileira. Clique na imagem para assistir! 

Tampinha Legal atinge a marca de 500 ton. de tampas plásticas que reverteram em mais de R$ 930 mil reais para as entidades assistenciais!

Além de incentivarmos uma espiral ascendente no fomento da solidariedade, mostramos como o plástico pós-consumo é valorizado e retorna para indústria como matéria-prima. O Instituto SustenPlást e o Sinplast realizam um trabalho conjunto que busca, entre tantas atividades, combater as más informações sobre os plásticos. Há uns alguns dias circulou na internet um vídeo com diversas informações erradas sobre materiais plásticos.  Após uma pronta resposta havida, o vídeo foi removido do youtube e o autor manteve contato buscando melhores informações para fazer um novo vídeo. Leia abaixo a resposta enviada e lembre-se que todo tipo de informações equivocadas cuja resposta estiver ao nosso alcance (proximidade, contato, conhecimento) deve ser esclarecida.

Prezado Julio, boa noite,

Meu nome é Alfredo Schmitt, Presidente do Instituto SustenPlást. Assisti atentamente a seu vídeo sobre colocar ou não alimentos em potes plásticos. Na verdade desejo colaborar, trazendo informações que traduzam a realidade e possam fazer seu canal sempre ter o reconhecimento que merece. Por isto vou ponderar alguns pontos, começando que os números que você sabe, mas não mencionou que a numeração é indicativa do tipo de plástico para a reciclagem e é mundial. O plástico que vem do petróleo como você também menciona é o mesmo com que são feitos artefatos médicos, seringas descartáveis, buterflies, frascos de soro, a haste de seus óculos e tantos outros artefatos. Tudo com autorização da ANVISA, por não apresentarem toxicidade e por serem inertes. Como são os materiais que você apresentou, em sua maioria olefinas, similares as velas de uso doméstico. É importante você informar isto também, para não gerar uma ideia equivocada.

Mas muito mais importante são suas informações sobre a presença de bisfenol A e ftalatos nos plásticos e suas consequências em hormônios femininos e etc.. São equivocadas! O bisfenol A é presente apenas em um grupo de plásticos, os policarbonatos, usados, por exemplo, para fazer as lanternas de automóveis. Não existe presença de bisfenol em qualquer plástico usado para alimentos. O mesmo vale para os ftalatos. Ftlatos Julio são plastificantes usados para dar flexibilidade ao PVC, como no caso de mangueiras de jardim. PVC por exemplo não é usado em garrafas de água mineral. Quando você cita o plástico de código 1, trata-se do PET, que é o material plástico mais reciclado do mundo e cuja instrução da ANVISA permite a incorporação de até 30% de material reciclado no material de primeiro uso. Sabe por quê? Porque sua permeabilidade a gases carbonatados é praticamente igual a zero e por isto é usado em garrafas de refrigerantes.

Você cita também o caso “clássico” de não usar potes plásticos com alimentos em micro-ondas e no frio. Julio, o fenômeno que você tenta referir chama-se exudação, desprezível, motivo pelo qual os materiais são classificados mundialmente como inertes. É interessante notar que esta informação vem em geral sem qualquer comprovação e sempre os disseminadores se retratam quando interpelados por divulgarem apenas suas crenças pessoais, sem qualquer comprovação técnica.

Lembre-se, o Brasil tem uma das legislações mais rigorosas do mundo neste aspecto, e para que estes produtos de plásticos possam ser colocados no mercado, passam por diversos testes para contato com alimentos, com aprovação mandatória.

Você abordou também a questão do copo sem identificação numérica. Via de regra não são feitos por produtores brasileiros. São trazidos de outros países, sem controle aduaneiro.

Eu sei que você busca trazer sempre a melhor informação. Entretanto para que ela seja fidedigna, te convido a procurar as entidades do setor plástico brasileiro, Instituto SustenPlást, Abiplast, Abief, Abipet, Sinplast e todos os demais sindicatos brasileiros da indústria plástica.  Você, sempre receberá informações verdadeiras.

Procure-nos, estaremos sempre à disposição para colaborar.
“.

Jornal do Comércio destaca produtos plásticos

A pandemia fez com que a utilização do plástico seja mais valorizada e sua imagem revista, de acordo com o Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, em matéria especial no Jornal do Comércio. 

Clique aqui e leia o texto completo na página do veículo! 

Sem recursos apresentados, governo confirma que todo o RS está em bandeira laranja

Depois de mais de três meses com regiões em bandeira vermelha, que indica risco alto para o contágio por coronavírus, o Rio Grande do Sul ficou, pela primeira vez, com o mapa definitivo todo na cor laranja, de risco médio, no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. O mapa definitivo confirma o que já havia sido apresentado pelo Piratini no mapa preliminar, na sexta (25). A classificação é válida entre a terça-feira (29) e a próxima segunda (5).

Leia mais clicando aqui!

ABIPLAST Informa: Novo Processo de Importação
Atributos dos Produtos

Encontra-se em fase final de estruturação o Novo Processo de Importação, que estará em operação através do Portal Único, trazendo melhorias e agilidade nos procedimentos da importação. Dentro da estruturação do novo processo, está em andamento o Projeto de Mapeamento e Definição dos Atributos, que visa possibilitar a participação das empresas na definição das características (Atributos) dos produtos importados que devam constar nos Módulos: Catálogo de Produtos, DUIMP (Declaração Única de Importação) e LPCO (Licenças, Permissões, Certificados e Outros Documentos) do Novo Processo de Importação.

Clique aqui para ler um informativo completo sobre o assunto!  

O Perfil Abiplast 2019 já está disponível! 

A Abiplast também atenta ao Perfil 2019 da Indústria Brasileira de Transformação e Reciclagem do Plástico, que está disponível em sua versão online. Para saber mais e acessá-lo, clique aqui

Capacitação em Cronoanálise Industrial

Nos dias 9, 16, 23 e 30 de outubro a Easypro Tecnologia, em parceria com o instrutor Ciro Copello, está promovendo o Curso de Cronoanálise Industrial, no Techpark FEEVALE. O conteúdo das aulas inclui métodos de tempo, organização de postos de trabalho, indicadores de gestão e muito mais! Para participar, envie um e-mail para avguiel@gmail.com ou entre em contato pelo whatsapp 51 99766 3159.