Blog

3ª Geração #675 – Eventos online do Sinplast-RS!

Dia do Professor e panorama setorial marcam eventos online na próxima semana

Participe: lives ocorrem no Instagram do Repense (19) e no Youtube do Sinplast-RS (20) 

É tempo de repensar sobre a educação e o papel dos professores acerca do cenário transformador e atual. Pensando nisso, o Projeto (Re)pense trará Geraldo Rufino, fundador da JR Diesel, a maior empresa da América Latina em reciclagem, na palestra online “O Poder da Positividade”.
O evento ocorrerá no dia 19 de outubro, segunda-feira, às 19h, no Instagram @repenseprojeto. A palestra tem como objetivo comemorar o Dia do Professor (15 de outubro) e será mediada por Daniel Fleischer, Relações Institucionais da Braskem, além de contar com a participação do Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas.

Ainda na mesma semana, o Presidente da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), José Ricardo Roriz Coelho, estará presente no Youtube do Sinplast-RS para falar sobre matérias-primas, desabastecimento e outros temas. O evento “Panorama Setorial e Política Econômica” ocorre na terça-feira, 20 de outubro, a partir das 11h30. Para participar, basta ser uma empresa associada e em dia com todas as contribuições junto ao Sindicato. As inscrições estão abertas e devem ser feitas pelo email franciele@sinplast.org.br para acesso ao link do evento no You Tube do Sinplast-RS.

Sinplast-RS e Deputado Elton Weber debatem PLs

Nesta terça-feira (13/10), o Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, esteve junto ao Deputado Estadual Elton Weber e seus assessores para debater e construir, em conjunto, cinco Projetos de Lei relacionados ao plástico. As propostas estão vinculadas à utilização de canudos, copos, sacolas e garrafas que levem o material em sua composição. 

De acordo com o Presidente do Sindicato, a reunião foi positiva para a indústria. “O Deputado me garantiu que a palavra PROIBIR não estará presente nos documentos. Os projetos serão focados em manter produção, distribuição, consumo e reciclagem, para preservar e gerar mais empregos”, destacou Haas.

Tampinha Legal comemora quatro anos com 500 toneladas de tampas plásticas arrecadadas e patrocínio do Programa Plástico Transforma

O Instituto SustenPlast recebeu, na semana passada, a confirmação do novo patrocínio que o Tampinha Legal receberá do PICPlast através do Programa Plástico Transforma. O patrocínio terá a duração de 12 meses e visa o crescimento do projeto. As mais de 500 toneladas são o resultado do recolhimento do material nos Estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal.

O Tampinha Legal, programa desenvolvido pelo Instituto SustenPlást, completa neste mês quatro anos de atividade, celebrando a arrecadação de 500 toneladas de tampas plásticas. A quantidade é o resultado do trabalho de 275 entidades cadastradas que realizam no recolhimento do material nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal, em mais de 2.700 pontos de coleta. Desde a sua criação, em outubro de 2016, o programa tem sido primordial para a sustentabilidade econômica, social e ambiental. “Nos tornamos o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico na América Latina, elevando os níveis de consciência e atingindo um engajamento espetacular da sociedade, que atua ativamente para esta mudança. Plástico é dinheiro e o Tampinha Legal é um dos maiores cases de sucesso da economia circular no Brasil, tenho convicção disso”, afirma Alfredo Schmitt.

O projeto é a economia circular na prática, que ocorre todos dos dias em diferentes ambientes sociais, como residências, comércio, órgãos públicos, escolas, empresas, etc. A quantidade arrecadada já gerou mais de R$ 956 mil em recursos que foram destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes, permitindo que essas possam incrementar seus orçamento. Já o plástico retorna para a indústria, como matéria-prima (insumo) para a produção de novos artefatos.

O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material plástico. Também é responsável pelo lançamento das ações Copinho Legal e Canudinho Legal que, seguindo o modelo, destinam 100% dos recursos obtidos com a venda destes materiais para as entidades assistenciais participantes do programa. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.

Além do site tampinhalegal.com.br, também é possível acompanhar o trabalho do programa por redes sociais, como YouTube e Facebook, e pelo aplicativo Tampinha Legal, onde é possível acompanhar onde estão os pontos de coleta mais próximos e as quantidades coletadas, além do valor que será destinado às entidades assistenciais participantes. O aplicativo também serve como uma base de dados bastante precisa, pois nele é possível ver, com divisão por estados, os volumes de coletas de tampinhas.

Live do Sinplast no JC

No dia 20/10, o Sinplast-RS promoverá uma live especial para associados com a participação da Abiplast! O evento online foi divulgado no Jornal do Comércio dessa semana, mais precisamente na coluna “Observador”. Clique aqui para ler a nota completa

Live do Repense no CP

A live promovida no dia 19/10, pelo Projeto (Re)pense, também esteve presente na mídia. Nesta quarta-feira, o Correio do Povo veiculou o evento online, que terá a participação do ex-catador de latinhas Geraldo Rufino, na editoria de ensino!  Leia a página
completa clicando aqui

Mapa definitivo confirma três regiões do RS em bandeira amarela

O mapa definitivo do distanciamento controlado, divulgado na tarde desta segunda-feira (12/10), confirmou a expectativa de que pela primeira vez, nos últimos três meses, o Rio Grande do Sul voltasse a ter regiões em bandeira amarela. Esta é a classificação considerada mais branda dentro do modelo adotado pelo Estado no combate ao coronavírus. Três regiões estão classificadas na bandeira amarela, ou seja, com risco epidemiológico considerado baixo: Bagé, na Campanha, Palmeira das Missões, no Noroeste, e Pelotas, no sul do RS. Essas áreas apresentaram melhora nos indicadores.

Clique aqui para ler mais sobre o assunto! 

Publicada norma complementar sobre penalidades e medidas administrativas ambientais

Publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 6 de outubro de 2020, a Portaria n° 159, de 30 de setembro de 2020, que dispõe sobre normas complementares relativas ao procedimento de constatação e apuração das infrações administrativas decorrentes de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente e sobre procedimento de aplicação das penalidades e medidas administrativas, no âmbito dos órgãos integrantes do Sistema Estadual de Proteção Ambiental – SISEPRA.

Leia o Comunicado Técnico completo sobre o tema clicando aqui

ARTIGO: Quando a falta de consciência ambiental será proibida?

Em conjunto, como sociedade, precisamos ter a consciência clara do nosso papel perante o planeta. Proibir itens que nos protegem e nos trazem segurança parece um tanto contraditório. Definitivamente, o problema ambiental não está em uma simples sacolinha plástica, e sim em nossas mentalidades. A mudança, de verdade, começa de dentro, com muito mais “sim” do que “não”, com atitude. Vamos (Re)pensar isso e dialogar?

Clique aqui para conferir um artigo completo sobre o assunto, produzido pelo Presidente do Sinplast-RS, Gerson Haas, em parceria com o Projeto (Re)pense! 

DECRETO Nº 10.517, DE 13 DE OUTUBRO DE 2020

Prorroga os prazos para celebrar acordos de redução proporcional de jornada de trabalho e de salário e de suspensão temporária de contrato de trabalho e para efetuar o pagamento dos benefícios emergenciais de que trata a Lei nº 14.020, de 6 de julho de 2020.  Leia o documento completo clicando aqui