Blog

3ª Geração #682 – Pacote de Projetos de Leis

Pacote de Projetos de Leis encaminhado pelo Executivo ao Legislativo Estadual

Nesta terça-feira (01/12), antes da tradicional Reunião de Gestão, o Sinplast trouxe o advogado Gustavo Verch para falar sobre as últimas atualizações acerca da Reforma Tributaria do RS, principalmente no que diz respeito ao novo Projeto de Lei, tratando especificamente o ICMS. Na ocasião, Verch dialogou sobre a manutenção das alíquotas extraordinárias, a extinção do diferencial de alíquotas internas e externas e o conceito de “cola regional”. Confira um trecho: 

“O estado do Rio Grande do Sul promete aplicar a chamada cola regional, que possibilita que estados de uma mesma região implementem os mesmos benefícios de outra. Aqui, seria como aplicar os mesmos de Santa Catarina ou do Paraná, por exemplo”, explicou.

ATENÇÃO!COMPROVAÇÃO DE LOGÍSTICA REVERSA

Tem-se aqui um caso concreto de intimação de enorme número de empresas do país que comercializam produtos para o Mato Grosso do Sul a fim de comprovarem a implementação de sistema de logística reversa de embalagens, sujeitas a penalidades se não o comprovarem.

Tendência pode haver de outros Estados passarem a atuar na mesma linha.

O Sinplast vem alertando há vários anos sobre o assunto, havendo duas formas concretas de participação: via Acordo Setorial da Abiplast, podendo ser tomadas informações com franciele@sinplast.org.br para fabricantes de embalagens; ou, via adesão associativa à Aslore, com tania@aslore.org.br para usuários de embalagens.

As empresas interessadas em receber o inteiro teor dessa Intimação do MS podem solicitar por e-mail a franciele@sinplast.org.br.

Nesta sexta-feira 04/12: não perca a nova live do Projeto (Re)pense! 

Para finalizar as lives do ano, o Projeto (Re)pense promoverá no dia 4 de dezembro, sexta-feira, o evento “Inovação e Sustentabilidade: conheça os cases Plastiweber e Mega Embalagens”. A ocasião será ministrada por Roberto Roedel, coordenador do CSIG – Centro Sinplast de Inovação e Governança e diretor da Plastécnica, e trará as duas marcas para falar sobre compromisso social e conteúdo reciclado. Para participar, basta acessar o Instagram @repenseprojeto a partir das 11h. Não perca!

Instituto SustenPlást muda sede operacional

O Instituto SustenPlást está mudando de endereço na área da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da Fiergs. O novo espaço foi liberado neste final de mês e tem uma área 50% maior que a anteriormente utilizada. Os trabalhos de montagem já começaram na última segunda-feira (30/11). No novo local também será a área operacional do Copinho Legal, inclusive com a instalação de uma prensa industrial, cedida pela Innova.

Uma história peculiar de iniciativa

O Tampinha Legal tem motivado várias iniciativas. Observamos um crescente aumento da coleta seletiva em condomínios e estabelecimentos comercias, bem como a coleta de outros resíduos sólidos por parte de entidades assistenciais do terceiro setor que contribuem para sua sustentabilidade financeira. Também, o projeto vem se mostrando motivador para algumas pessoas físicas que estão desenvolvendo trabalhos profissionais inspirados no programa.

O aposentado Glauter Zanatta Gil, por exemplo, é voluntário de uma entidade assistencial participante do Tampinha Legal localizada em São José do Rio Pardo (SP). Em sua atividade com a iniciativa, tornou-se um grande divulgador nas mídias sociais. Ao observar sua capacidade de disseminar o programa, vislumbrou uma outra oportunidade: passou a trabalhar com a divulgação nas mídias de diversas empresas, conseguindo aí uma nova fonte de renda. 

Tampinha Legal tem divulgação e se espalha pelo Brasil

A constante divulgação de releases tem proporcionado visibilidade nacional ao Tampinha Legal. Os releases são enviados semanalmente para vários veículos de mídia e são divulgados no site e mídias sociais do programa, o que viabiliza que empresas, entidades e instituições possam replicar informações corretas. 

O SindiVerde, ligado à Federação das Indústrias do Ceará (FEIC), é um exemplo. Embora não tenha recebido releases diretamente através da assessoria de imprensa do Instituto SustenPlást, divulga de forma espontânea o trabalho desenvolvido, valorizando-o. Clique aqui para acessar a publicação! 

Plásticos em Foco veicula Prêmio Attilio Bilibio

O portal Plásticos em Foco, veículo especializado no setor, divulgou, neste sábado (26/11) o Prêmio Sinplast Attilio Bilibio 2020.  Clique aqui para ler o texto completo! 

Com 19 regiões em bandeira vermelha, RS suspende medidas mais brandas no distanciamento controlado

Nesta segunda-feira (30/11), o governo do RS decidiu tomar medidas mais duras em relação às restrições de atividades para diminuir o contágio do coronavírus. O modelo de distanciamento controlado classificou 19 regiões em bandeira vermelha, o que indica alto risco de transmissão. Com isso, o governo reduziu horário de funcionamento de comércio e restaurantes e ainda proibiu permanência em locais públicos, como praças e praias.

Leia mais sobre o tema clicando aqui

Redução da Alíquota IOF
Operações de Crédito

Foi publicado, na edição extra do Diário Oficial de 25/11, o Decreto nº 10.551/2020, que altera o Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que regulamenta o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários – IOF.

O Decreto determinou que as operações de crédito contratadas no período de 3 de abril a 26 de novembro de 2020 a alíquota incidente de IOF ficará reduzida a 0%.

Confira aqui a íntegra do texto publicado.

Boticário apresenta loja “pop up” feita de plástico reciclado

O Boticário está inaugurando um novo modelo de loja temporária, também conhecidas como “pop up”, feita inteiramente de plástico reciclado. Isso significa que as paredes, o teto e o piso foram construídos apenas com resíduos plásticos gerados por indústrias. Ao todo, são 3 toneladas de material reaproveitado em cada unidade. 

Clique aqui para ler mais! 

Senado Federal aprova alterações na Lei de Recuperação Judicial e de Falências

O Senado Federal aprovou o PL 4458/2020, da Câmara dos Deputados, que promove diversas modificações na legislação que disciplina a falência e a recuperação judicial, bem como nas Leis que tratam do CADIN e da Cédula de Produto Rural. O texto aprovado, em boa medida, ao tratar do que denomina “melhoria do arcabouço institucional” da recuperação judicial e de falência, se preocupa em incentivar o uso dos meios eletrônicos de comunicação com o propósito de dinamizar o trâmite processual, deixando de lado formalidades incompatíveis com o atual momento tecnológico, ou mesmo aquelas desnecessárias para as finalidades a que se destina. 

Leia mais clicando aqui!

XIV Seminário de Telecomunicações

Está chegando mais um Seminário de Telecomunicações do Conselho de Infraestrutura – COINFRA da FIERGS! O tema da edição de 2020 tem como enfoque as transformações na cultura de uso de tecnologias e a infraestrutura necessária para estas mudanças, promovendo o debate sobre a importância da conectividade na produção industrial de bens cada vez mais interativos. Com a participação de especialistas e de um público qualificado, o seminário já é um evento consolidado, reconhecido por reunir os principais atores do segmento e discutir as tendências e perspectivas mais relevantes.

Quer saber mais? Clique aqui para se informar e realizar a inscrição!