Blog

3ª Geração #692 – Um ano de pandemia

Semana marca primeiro ano
do início da pandemia no RS

A semana marcou um ano do início da pandemia provocada pela COVID-19 no Rio Grande do Sul. Ao contrário das expectativas positivas em relação ao início da vacinação, vivemos um momento crítico, com recordes de infectados e mortes. “É preciso ter otimismo. Vai passar. Enquanto isso, sugiro aos industriais do nosso setor que busquem oportunidades. O plástico é um material que vem contribuindo muito para a prevenção da doença”, enfatiza o presidente do Sinplast-RS Gerson Haas.

O Sinplast-RS, desde o início da crise, vem auxiliando as empresas associadas com informações importantes que impactam no dia a dia dos negócios. Por meio de informativos especiais, lives, reuniões online, o Sindicato disponibiliza conteúdos relevantes ao setor. Não está recebendo? Dê um Alô para o telefone (51) 3364-4503 no WhatsApp e faça parte dessa rede.

Clique aqui e acesse o último Comunicado Técnico da FIERGS sobre
o Decreto Estadual com novas medidas para a bandeira preta.

Participe do Repense Talks na
próxima terça-feira, dia 16/03

Vamos evoluir como sociedade? E como fazer isso a partir da análise dos materiais? Entenda como plástico e outras matérias-primas têm papel importante na evolução do ser humano, como indivíduo ou comunidade. Esse será o tema central da primeira edição do Repense Talks, novidade de 2021 do Projeto Repense. A iniciativa visa debater com o setor plástico, autoridades políticas, especialistas e público em geral temas que impactam diretamente no dia a dia das pessoas.

O primeiro encontro será no dia 16 de março, às 10h, no YouTube do Repense,  sendo conduzido por Manoel Lisboa da Silva Neto, empresário no setor de tecnologia, formado em engenharia de materiais pela Universidade Federal de São Carlos, MBA em Marketing pela FEA-USP, MBA em Gestão Empresarial pela UNESC-SC e mestrado pela Universidade de Waterloo – Canadá. Especializado em polímeros, Inovação e Novos Negócios e sócio da consultoria PlasticXperience. Participe! Compartilhe entre sua equipe e comunidade.

Reserve essa data! Clique aqui e ative o lembrete.

Quarta edição do Congresso Brasileiro do Plástico terá palestrantes renomados

Clique na imagem e acesse o vídeo institucional do 4º CBP

O 4º Congresso Brasileiro do Plástico (CBP) está programado para acontecer no dia 8 de junho de 2021 em formato 100% online, com palestrantes de alto nível. Entre os confirmados estão o líder do eixo de Design de Embalagens da Rede de Cooperação para o Plástico e também CEO da América Tampas, Gustavo Alvarez; o doutor em Ecologia e professor do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Alexander Turra, que já esteve presente em edições anteriores; e o diretor administrativo da Plastiweber, Moisés Weber.

O CBP é um evento que se tornou tradição para a sociedade civil, não só para a indústria do plástico. Nosso objetivo é esclarecer o maior número de pessoas, ampliando o seu conhecimento e acesso à informação sobre os caminhos e soluções fundamentais que o plástico pode trazer, bem como das nossas iniciativas, especialmente aquelas de caráter educativo. Podemos dizer que será um evento de caráter internacional, diante dos convidados do exterior que estão confirmados na programação. Será uma edição bastante especial”, afirma Alfredo Schmitt, presidente do Instituto SustenPlást.

O evento, que acontece de maneira bianual, tem como objetivo debater a importância e a relação da sociedade com os plásticos. As informações completas estão sendo divulgadas pelo site https://cbplastico.com.br e nas mídias sociais como Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin, Twitter, etc.

Novo reajuste no valor do
preço mínimo do frete rodoviário

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União de 3 de março de 2021, a Portaria nº 90/2021, que reajusta o valor do preço mínimo do frete rodoviário. Com a nova tabela, os valores dos fretes terão aumentos médios de 6,45%, 7,32%, 7,73% e 8,58%, conforme o tipo de carga, número de eixos, distância do deslocamento e tipo operação.

Para acessar o Comunicado Técnico na íntegra, clique aqui.

Prorrogação: pagamento do ICMS do comércio, do DIFAL e da ST de empresas do Simples

Por meio do Decreto n° 55.786, publicado no Diário Oficial do Estado de 10 de março de 2021, em razão das restrições da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado, foi prorrogado o vencimento do ICMS do dia 12 para o dia 25 nos meses de março e abril de 2021, na hipótese de estabelecimentos comerciais enquadrados na categoria geral, exceto armazéns, mercearias, supermercados e farmácias.

Clique aqui e acesse o Comunicado Técnico sobre o tema.