Blog

3ª Geração #693 – Crenças sobre o plástico

1º Repense Talks aborda a importância do conhecimento para mudar as crenças dos indivíduos em relação ao plástico

repense talks

A evolução da sociedade passa pelo conhecimento e educação dos seus indivíduos. Esse foi o tema central do 1º Repense Talks, que trouxe para o debate o engenheiro de materiais e sócio da consultoria PlasticXperience Manoel Lisboa da Silva Neto. A webinar, iniciativa do Projeto Repense, foi conduzida pelo presidente do Sinplast-RS Gerson Haas na manhã desta terça-feira, 16 de março.

“Porque eu acredito nisso ou naquilo? Eu aprendi assim, eu vi na internet”, destacou o palestrante ao abrir o encontro falando das crenças das pessoas muitas vezes baseadas em informações equivocadas. “É o caso daquela imagem da tartaruga que corre pela internet. A culpa não é do material plástico e sim da gestão do seu descarte. Além de causar dano para o meio ambiente, vemos ali uma perda de energia e de matéria-prima”, explica ele, exemplificando a importância do setor plástico ajudar a construir esse conhecimento.

Em sua fala, Miguel Lisboa resgatou a construção de conhecimento ao longo da história e a partir da evolução dos materiais. Ressaltou a presença do plástico em vários setores, em especial, na proteção e no transporte, sem falar na geração de qualidade de vida. “O plástico é muito utilizado e pode ser muito reutilizado, só depende da nossa gestão. A culpa não é do material. Precisamos conseguir ajustar essa crença e educar as sociedades. É fundamental repensar as crenças. Temos o grande desafio de educar e engajar a sociedade para isso”, enfatiza.

O palestrante sugeriu que o setor tenha um discurso único, que promova a educação das suas comunidades. “O plástico é amigo do meio ambiente. É o material mais indicado hoje para transporte e proteção, não existe outro melhor para isso. Ele pode ser reciclado, transformado em matéria-prima e energia. Se isso não acontece há uma falha na gestão do material para reciclagem”, disse ele. O presidente do Sinplast-RS concordou, apresentando algumas iniciativas já realizadas pelo setor como o programa Tampinha Legal e o combate às fake news.

Perdeu esse debate? Acesse a gravação no YouTube do Repense (clique aqui) e dissemine esse conhecimento. “É importante o setor estar engajado na educação das sociedades. Somente assim evoluiremos”, finalizou Haas.

Capacitação atualiza profissionais sobre a nova NR-1

Dúvidas sobre as mudanças com a nova Norma Regulamentadora 1, a NR-1?  Para contribuir com a tarefa de desmistificar o assunto, a FIERGS, por meio do Conselho de Relações do Trabalho (Contrab), realiza o curso “Como elaborar o GRO, PGR e Inventário de Riscos conforme nova NR 01”. A capacitação online ocorre nos dias 22 e 23 de março. Informações completas e inscrições – que vão até esta quinta-feira (18/03) – no link http://bit.ly/3qNc1sZ.

Inscreva-se no 4º CBP

Clique aqui e inscreva-se gratuitamente. 
 O 4º Congresso Brasileiro do Plástico acontecerá no dia 8 de junho de 2021 com o tema A Economia Circular dos Plásticos. Entre os palestrantes, está Alexander Turra, Professor Titular do Instituto Oceanográfico da USP, que abordará o tema Plástico nos mares. Essa edição do Congresso será realizada em inovadora plataforma virtual, 100% on-line e ao vivo.

Saiba mais em https://cbplastico.com.br
Instagram, Twitter, LinkedIn
App Congresso Brasileiro do Plástico

Aprovada a Nova Lei do Gás

A Câmara dos Deputados concluiu na madrugada desta quarta-feira (17) a votação do projeto de lei conhecido como Nova Lei do Gás, que altera as regras do mercado de gás natural. O texto segue, agora, para sanção presidencial. Ressaltamos a importante liderança do vice-presidente do Sinplast-RS e vice-coordenador do Conselho de Infraestrutura da Fiergs Edilson Deitos na mobilização e engajamento pela aprovação do PL 4476-2020. O projeto aprovado é o resultado de muitos anos de trabalho, diálogo e construção coletiva de um mercado de gás nacional competitivo e forte.

O texto aprovado facilita a entrada de novos agentes no mercado e dá segurança jurídica para a quebra de monopólio da Petrobras. Um dos pontos mais importantes é o que estabelece o chamado modelo de entrada e saída: empresas contratam capacidade de injeção (entrada) e retirada de gás (saída) dos gasodutos de transporte. A ideia é dar flexibilidade para os fluxos contratuais e físicos do gás. Mais gás natural competitivo no Brasil, teremos energia elétrica mais barata para a indústria e mais matérias-primas para fertilizantes e petroquímica. Com informações do Informativo Olhar Maxiquim.

Painel ABRE analisa setor de embalagens
nesta quinta-feira (18/03)

Nesta quinta-feira (18/03), das 9h às 11h, acontece o Painel ABRE Macroeconômico da Embalagem e Cadeia de Consumo no Brasil. O evento é realizado pela Associação Brasileira de Embalagem (ABRE) com apoio da Plastivida. A iniciativa tem como objetivo apresentar ao setor informações que contribuem para análises estatísticas mais precisas, entendimento da dinâmica do setor por materiais de embalagem e acesso às perspectivas econômicas e política para o ano.

Clique aqui para mais informações e inscrições.

Conecte sua empresa aos melhores profissionais disponíveis no mercado

Participe da Feira de Talentos Contrate.me, entre os dias 23 e 25 de março.

imagem senai

Entre os dias 23 e 25 de março, sua empresa terá a chance de ofertar vagas de emprego e estágio em um evento de empregabilidade que contará com um banco de talentos formado por mais de 30 mil perfis de todo o Brasil. Trata-se da Feira de Talentos Contrate.me. Para mais informações, envie e-mail para ced@cetiqt.senai.br. Clique aqui e acesse a plataforma.

Cogestão deve retornar na próxima segunda-feira. Fique atento às regras do seu município!

O governo do Estado vai liberar o retorno da cogestão no sistema de distanciamento controlado a partir de segunda-feira, dia 22 de março, mas com mudanças a serem aplicadas pelos municípios diante dos números em elevação da pandemia. Para tanto, novas medidas de distanciamento controlado para a bandeira vermelha serão estabelecidas. Fique atento às regras da sua região. Leia notícia completa aqui.