Blog

A Indústria 4.0 e o futuro dos processos

A Indústria 4.0 representa o avanço tecnológico nos processos industriais. Também chamada de 4ª Revolução Industrial, a ideia tem principal impacto na implementação de tecnologias inteligentes, o que acarreta em um maior controle industrial e contribui para a agilidade na tomada de decisões gerenciais nas empresas. De acordo com o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-RS, Rovanir Baungartner, as consequências da execução do conceito são positivas. “A qualidade dos produtos é assegurada e os índices de reprocesso são reduzidos, contribuindo com a competitividades das indústrias”, explica.

Para acompanhar esse desenvolvimento, os novos negócios devem projetar seus processos e produtos com foco na otimização e buscar por profissionais e gestores qualificados para utilizar as novas tecnologias requeridas. Segundo Baungartner, as empresas recém-criadas poderão atingir uma maior flexibilidade e adaptabilidade industrial se já surgirem neste novo modelo. “Uma indústria com processos enxutos e equipe qualificada irá garantir índices de produtividade elevados e produtos de qualidade superior, estando pronta para seguir a jornada da indústria 4.0”, salienta.

No Rio Grande do Sul o conceito está presente na Rede RS Indústria 4.0, uma parceria entre empresas fornecedoras de tecnologias, Institutos SENAI, laboratórios de Universidades, dentre outras entidades e associações. O Senai também possui diversos cursos técnicos, e pós-graduações que abordam o tema. Para mais informações acesse senairs.org.br.