Blog

Desemprego no Brasil é um dos menores entre grandes economias

A taxa de desemprego brasileira é uma das menores entre as grandes economias mundiais, segundo o gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Cimar Azeredo. Em janeiro, a taxa de desocupação ficou em 6,1% – o menor resultado para o mês desde o início da pesquisa do IBGE.

“Antes da crise, O Brasil tinha a segunda maior taxa de desocupação entre as 20 maiores economias do mundo. Hoje, conseguimos melhorar este índice, e estamos em 15º ou 16º lugar no ranking (das maiores taxas de desemprego)”, afirmou Azeredo. “As principais potências ainda sentem os efeitos da crise de 2008, enquanto que os avanços em educação, a inserção digital e a formalização do mercado levaram o Brasil a aumentar os postos de trabalho”, acrescentou.

De acordo com os dados apresentados por Azeredo, o Brasil ainda tem números piores que os de países como Coreia do Sul, que tem uma taxa de desocupação de 3,8%, registrada em janeiro de 2011, e Japão, com 4,6% de desocupados em dezembro de 2010.

Por outro lado, o país está melhor do que potências econômicas mundiais, como Estados Unidos, que registrou taxa de desocupação de 9% em janeiro de 2011, com ajuste sazonal, Reino Unido (7,9% no quarto trimestre de 2010) e Alemanha (6,6% em dezembro de 2010).

O gerente da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE também destacou o excelente resultado da Coreia do Sul. “O país melhorou o cenário econômico muito em função do constante crescimento da educação formal da população”, finalizou.

fonte: G1 noticias