Blog

EDIÇÃO N° 527

35º EEBA – Encontro Econômico Brasil-Alemanha

O 35º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA 2017) será realizado na FIERGS, de 12 a 14 de novembro. Quem quiser inscrever-se (a experiência acumulada mostra a validade desse Encontro bi-nacional), sem custos, deve fazê-lo pelo site www.eeba2017.com, onde consta a programação completa. Como haverá fóruns específicos e rodadas de negócios, cada um deve decidir por qual(is) se interessa e nele(s) inscrever-se; por isso, não é possível a inscrição em bloco. O Sinplast e o Simplavi terão um stand institucional, sobre a cadeia produtiva na qual o plástico se insere, na feira paralela ao Encontro, com intérprete. Participe!

Qualidade em matéria-primas, moldes e máquinas é tema central do 2º Encontro de Rotomoldagem

A importância da qualidade dos materiais transformados a partir do processo de rotomoldagem pautou, nesta terça-feira (24), a segunda edição do Rotomoldagem em Pauta, encontro técnico promovido pelo Comitê Sinplast do Segmento de Rotomoldagem e Braskem em parceria com o Simplás, Simplavi, e ISI – Engenharia de Polímeros. O evento, realizado em São Leopoldo, reuniu cerca de 60 representantes de indústrias do setor, e contou com o apoio das empresas Rotoglobal, Charles Desenvolvimento, Sigma Alumínio, Rotoline e Instituto Aslore.
O coordenador do Comitê do Sinplast Luiz Carlos Gonçalves, em nome do presidente do Sindicato Edilson Deitos, deu as boas-vindas, destacando a importância da realização deste segundo encontro. “A rotomoldagem, como foi possível verificar na recente ROTOPLAS, nos Estados Unidos, é um segmento com presença crescente no mercado mundial. Como consequência, as máquinas e processos avançam de forma expressiva”, disse. Na sequência, João Ruy Dornelles Freire, da Braskem, ressaltou a importância da cadeia estar integrada em seminários técnicos como esse.
A primeira palestra do dia “A importância da qualidade de polietilenos” foi ministrada por Eliomar Pimenta, engenheiro de aplicação da Braskem. Na oportunidade, ele apresentou o processo produtivo da empresa e seu fluxograma, destacando o tema da qualidade da matéria-prima, que envolve controle, certificações e padronização. Ainda na parte da manhã, o engenheiro da RotoGlobal, Márcio Figueiredo, trouxe um histórico da rotomoldagem, abordando, principalmente, as características de uma peça rotomoldada, com itens como natureza da matéria-prima, micronização, pigmentação, espessura, entre outros. Figueiredo, ao final da palestra, falou ainda sobre Troble Shot – solução de problemas junto ao processo. A executiva do Instituto Aslore Tânia Sette também trouxe aos participantes informações importantes sobre o Acordo Setorial de Embalagens e o primeiro relatório da Coalização Empresarial, relacionado às obrigações da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS.
Qualidade do molde, tipos mais comuns de moldes e matrizes, design de produto e processo de fabricação do molde estiveram entre os assuntos abordados pelo diretor da Charles Desenvolvimento e da Sigma Alumínio, Daniel Teisseire, na palestra “A importância do molde em novos produtos”. Em continuidade à agenda da tarde, Kadidia Umar, gerente comercial da Rotoline, abordou o tema da qualidade sobre o viés do maquinário. “O mercado está amadurecendo, as pessoas estão acreditando que podemos nos unir e fazer melhor”, disse ela, na abertura da sua apresentação. Encerrando a agenda do dia, a gerente de operações do ISI – Engenharia de Polímeros, Viviane Lovison, falou sobre os serviços de ensaios, pesquisa e desenvolvimento e inovação desenvolvidos pelo Instituto. Uma visita técnica aos laboratórios do ISI fechou a programação.

Indústria do plástico discute inovação disruptiva em workshop do CSIG

Na última quinta-feira (19), na FIERGS, o Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), em parceria com o IEL – Instituto Euvaldo Lodi, da FIERGS, realizou o workshop “METAmorfose – Prática de Inovação Disruptiva”. A atividade, que reuniu representantes de empresas associadas, abordou algumas das principais ferramentas do processo de Inovação Disruptiva como auxilio a empresas em busca de soluções inovadoras para produtos, serviços, modelos de negócio ou gestão.

Comitê Sinplast de Assuntos Técnicos realiza curso Gestão da Produção

Na foto, um dos quatro grupos de trabalho interativo do evento, que teve um total de 20 participantes

Na última sexta-feira (20), o Comitê Sinplast de Assuntos Técnicos realizou no Senai, em Novo Hamburgo, o curso Gestão da Produção. O evento reuniu gestores e líderes de produção, profissionais dos setores de PCP e Qualidade de empresas dos vales do Sinos e do Paranhana em debates sobre métodos e fluxos de trabalho, padronização, gestão de pessoas e metodologia Kaizen, entre outros temas.

Desafio: entidade assistencial, parceira do Tampinha Legal, busca coletar uma tonelada de tampas em atração cultural em Porto Alegre

Coletar uma tonelada de tampinhas de plástico em uma atração cultural, em Porto Alegre. Esse foi o desafio lançado pelo Educandário São João Batista (foto), entidade assistencial participante do Tampinha Legal, na abertura da instalação Mundo Abissal, inédita no Brasil, e que acontece até o dia 29 de outubro, no Praia de Belas Shopping. A instituição está com um estande no local, onde é possível que os visitantes descartem tampas de plástico de qualquer tipo.
O Mundo Abissal é uma imersão nas profundezas da Terra, que revela os segredos de uma zona localizada entre 3 e 6 mil metros e que ocupa quase 60% do planeta. Neste quase inacessível local, a luz do sol não chega, a temperatura é muito baixa e a pressão, altíssima, a ponto de esmagar um cilindro de mergulho. A instalação está localizada no 3º piso do Praia de Belas Shopping e pode ser visitada diariamente, das 13h às 21h (com último acesso às 20h30). Mais informações no site www.praiadebelas.com.br.

Economia circular do plástico: Desafio de Design Circular premia inovadores

A Fundação Ellen MacArthur divulgou recentemente texto sobre a nova economia de plásticos, destacando a importância que o tema da economia circular está tendo mundialmente. Veja abaixo trechos do conteúdo referente ao Desafio de Design Circular:

Ideias inovadoras ganham US$ 1 milhão para projetos que visam evitar plásticos nos oceanos

Os vencedores do Desafio de Design Circular de US$ 1 milhão (executados em colaboração com a OpenIDEO como parte do Prêmio de Inovação da Nova Economia de Plásticos) foram premiados por Karmenu Vella, Comissário Europeu para Meio Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, na conferência Our Ocean em Malta. O Desafio concentrou-se nos 30% dos itens de embalagens plásticas que são demasiado pequenos ou muito complexos para serem reciclados e, muitas vezes, encontram seu caminho para o oceano, por exemplo saches de shampoo, invólucros e tampas de copos de café. Mais de 600 inovadores de mais de 60 países de todo o mundo participaram.
Os seis vencedores do Desafio de Design Circular se dividem em três categorias: “Repensando compras de supermercado”, “Redesignando saches” e “Reinventando café-to-go”.
A partir de 2018, os inovadores vencedores participarão de um programa de aceleração de 12 meses em colaboração com a Think Beyond Plastic, onde trabalharão com mentores e consultores especializados da indústria de plásticos e da comunidade de investidores para refinar seus protótipos de design e dimensioná-los para se tornarem soluções comercializáveis.

Inscrições abertas para Curso Avançado de Capacitação em Petroquímica

Nos dias 30 e 31 de outubro, acontecerá em São Paulo o Curso Avançado de Capacitação em Petroquímica. Promovido pela Abiquim, a capacitação está focada no desenvolvimento de estudos e análises de projetos. Clique aqui para mais informações.