Blog

Edição nº 418

Eleição no Sinplast e Reunião-Almoço com palestra

No dia 2 de setembro próximo, quarta-feira, no Espaço Riograndense Leste da FIERGS (acesso pelo elevador central até o último andar superior), a agenda do Sinplast será a seguinte:
• das 9h30 às 12h, impreterivelmente, voto pelos associados nas Eleições do Sindicato para o período 2015-2018 (quem não puder comparecer, sugere-se que outorgue procuração para alguém da própria empresa, ou de outra, podendo ser de integrantes da chapa única); e,
• das 12h às 14h, Reunião-Almoço, grátis para os associados que comparecerem ao ato eleitoral, com palestra do Economista-Chefe do Banco ABC Brasil sobre “A Travessia do Cabo das Tormentas”.
Para viabilizar a encomenda do número de almoços, pedimos que confirmem presença desde logo através do e-mail sinplast@sinplast.org.br.

Setor plástico busca estruturação da indústria de reciclagem no Brasil

Um grupo formado por empresários do setor plástico está trabalhando de forma intensa pela estruturação e formalização da indústria de reciclagem de material plástico no Brasil. Conforme Luiz Henrique Hartmann, coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem e representante do Sindicato gaúcho junto à Câmara de Reciclagem na Abiplast, uma série de pleitos, em nível estadual e nacional, estão sendo trabalhados junto aos Governos e deputados.
“Hoje a indústria de reciclagem de material plástico é composta por mais de mil empresas, que empregam direta e indiretamente mais de 20 mil pessoas. É preciso estruturar o setor para que essa indústria possa atuar com mais qualificação”, afirma Hartmann, ressaltando a importância da formalização, tendo em vista o advento da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e dos acordos setoriais de logística reversa, que deverão gerar um aumento significativo de resíduos sólidos para reciclagem.
Os pleitos, elaborados pelo grupo de empresários junto à Abiplast, incluem, entre outras ações, o pedido de crédito presumido na aquisição do resíduo para reciclagem; a suspensão de PIS/COFINS ao longo da cadeia; a harmonização da legislação estadual sobre diferimento ao longo da cadeia e isenção nas transações interestaduais com sucata; e a desoneração de ISS, PIS/COFINS e ICMS dos serviços de terceiros prestados ao longo da cadeia de coleta, triagem, processamento e destinação de resíduos.

Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Ações – Nesta segunda-feira, 24/08, o coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem Luiz Henrique Hartmann e os empresários Cesar Lorenzon, da Lorenzon Plásticos; Moisés Weber, da Plastiweber; e Dorval Nunes Cuty, da Agrolonas, estiveram reunidos, em Porto Alegre, com o deputado federal Alceu Moreira, membro da Comissão Especial para Análise, Estudo e Formulação de proposições relacionadas à Reforma Tributária (CETRIBUT) junto ao Congresso Nacional. Na ocasião, foi entregue o documento oficial da Abiplast com os pleitos do setor. O deputado se comprometeu a defender a causa e dar encaminhamento aos pleitos, se mostrando alinhado com as proposições desta indústria.
Além disso, no dia 20 de agosto, foi realizada uma reunião com a Sefaz (Secretaria da Fazendo do RS). Hartmann participou do encontro pelo Sinplast, juntamente com Zeca Martins, pelo Simplás, e Moisés Weber, que representou os empresários recicladores. No encontro, foram encaminhados os pleitos referentes ao crédito presumido do ICMS na compra de resíduos pós-consumo e industrial. Outra ação importante foi a criação da Frente Parlamentar da Reciclagem, que deverá ser instalada em breve em Brasília e tem a participação do deputado gaúcho Antônio Carlos Gomes da Silva. Segundo Hartmann, a partir da estruturação deste trabalho, deverão ocorrer audiências públicas divididas em 6 regiões do país, para ouvir os recicladores e seus pleitos.

Inscrições abertas para o Energiplast 2015

Estão abertas as inscrições para a edição 2015 do Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos. O evento acontecerá no dia 24 de setembro, na FIERGS, com o tema “A energia do plástico para a vida sustentável.” A entrada é franca e as vagas são limitadas. Clique aqui e inscreva-se!

Visite o estande do Sinplast na Plastech Brasil 2015

O Sinplast está divulgando suas principais ações e atividades relacionadas às indústrias e ao setor plástico gaúcho na Plastech Brasil 2015, em Caxias do Sul. Na feira, que segue até sexta-feira, dia 28 de agosto, o Sinplast está expondo o Programa Sustenplást e o Sistema Sinplast de Indicadores Setoriais (SIS), além de divulgar o Energiplast 2015. Além do estande, nesta quinta-feira, dia 27 de agosto, o Sinplast levará representantes de empresas associadas de Porto Alegre, região metropolitana e Vale do Sinos em missão à feira. Já no dia 28, o Sindicato ainda estará representado no evento no painel “A Reciclagem como fator de qualidade de vida”, dentro do Fórum Plastech Brasil. O coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem Luiz Henrique Hartmann falará sobre “A reciclagem no atual contexto do mercado do plástico e do meio ambiente”, das 15h30 às 15h50. O estande do Sinplast na Plastech está localizado no Pavilhão 1, Corredor P28.

Palestra sobre Gestão Eficiente em Tempos de Dificuldade

Clique aqui para conhecer os pontos de vista expostos pelo consultor e ex-industrial do setor, Marco Reichert, na reunião-almoço da Regional Vale do Sinos do Sinplast, realizada na quarta-feira da semana passada (19/08).

Associados ao Sinplast têm desconto em curso sobre NR12

Estão abertas as inscrições para o Curso NR12 – Segurança na operação de Injetoras Horizontais de plástico, promovido pelo Senai. Associados ao Sinplast têm 8% de desconto na inscrição. Clique aqui e confirme os detalhes do curso, que acontecerá nos dias 16 e 17 de setembro.