Blog

Edição nº 420

Definida a programação do Energiplast 2015

Palestrante nacionais e internacionais compõem a grade de programação da edição 2015 do Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos. O evento acontecerá no dia 24 de setembro, na FIERGS, com o tema “A energia do plástico para a vida sustentável.”

Entre os destaque desta edição estão a Secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Ana Pellini, e o cientista americano e fundador da PDO Technologies, Kevin DeWhitt. Cases, apresentação de maquinário e novas tecnologias para conversão de resíduos também integram a agenda do dia.

As inscrições, com entrada franca, estão abertas e as vagas são limitadas. Clique aqui e inscreva-se! O Energiplast 2015 tem o apoio da FIERGS e Sistema Fecomércio-RS, apoio institucional do Ilades – Instituto Latino Americano de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Plastivida e Instituto PVC, e patrocínio da Braskem e do Sindiatacadistas.

• 8h30 – Credenciamento
• 9h – Solenidade de abertura com a presença de autoridades
• 9h15 – Palestra “A importância das novas tecnologias para implantação da PNRS” – Palestrante: Ana Pellini, Secretária Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e diretora-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam)
• 10h15 – Coffee Break
• 10h30 – Palestra “Resíduo Plástico em Derivados de Petróleo – Estratégias Vencedoras” – Palestrante: Kevin DeWhitt, cientista americano e fundador da PDO Technologies, empresa com foco em desenvolvimento de tecnologias a nível global para conversão de resíduos
• 11h30 – Case “Revalorização dos Recicláveis dos Resíduos Sólidos. O case da CRVR – Cia Riograndense de Valorização de Resíduos S.A (Minas do Leão-RS)” – Palestrante: Leomyr de Castro Girondi, engenheiro civil e diretor comercial da CRVR
• 12h15 – Almoço
• 14h – Palestra “Estudo comparativo entre Recuperação Energética e Aterro Sanitário” – Palestrante: Luiz Gustavo Ortega, Desenvolvimento Sustentável da Braskem
• 14h45 – Case “A recuperação do PET na Tecnologia “Bottle to Bottle”: O case da AGPLAST-STARLINGER (Juiz de Fora-MG)” – Palestrante: Anderson Cardoso Guimarães, presidente do Grupo AG Plast/AG Pet, graduado em Direito e Pós-Graduado em Gestão Empresarial pela FGV
• 15h30 – Coffee Break
• 15h45 – Palestra “Sistema de lavagem de PET pós-consumo” – Palestrante: Carlos Seibt, diretor da Seibt, fabricante de equipamentos para a indústria de transformação
• 16h30 – Palestra “Sistema de Reparação de Plásticos por Infravermelho: A tecnologia dos separadores óticos” – Palestrante: Juan Pedro Acosta, Administrador de Empresas pela Escuela Superior de Comercio de la Universidad del Trabajo del Uruguay
• 17h15 – Encerramento

Sustenplást leva atividades para crianças à 16ª Feira do Livro de Venâncio Aires

O Programa Sustenplást RS, do Sinplast, em parceria com o Sesc, estará presente com atividades infantis na 16ª edição da Feira do Livro de Venâncio Aires. Com o tema “Resgatando a Cultura Através da Literatura”, o evento inicia hoje (9) e segue até 13 de setembro, nos Pavilhões São Sebastião Mártir. O patrono será o escritor Luiz Coronel.

Na oportunidade, o Sustenplást estará presente com o totem do jogo eletrônico Recycle Game, espaço de leitura e distribuição das revistinhas educativas da Turma dos R´s, de autoria do programa. As atividades no espaço serão conduzidas pelos jovens do Interact Club Venâncio Aires, programa do Rotary local que visa a prestação de serviços à comunidade.

Além disso, no dia 10 de setembro, quinta-feira, às 16h, o Sustenplást integra a programação cultural da feira com uma contação de histórias sobre a Turma dos R´s e os cuidados com o meio ambiente. A atividade será conduzida pelo professor Silvio Almeida.

Sinplast confirma apoio à Fiema Brasil 2016

O Sinplast acaba de confirmar o apoio à Fiema Brasil 2016 – Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas e Efluentes. O evento, que acontecerá de 5 a 7 de abril do próximo ano, em Bento Gonçalves, pretende mobilizar e integrar as diferentes iniciativas que impulsionam o setor: indústrias de máquinas e equipamentos para tratamento de resíduos sólidos urbanos, industriais e de reciclagem, entidades de educação e pesquisa tecnológica, setor público e empresas industriais que busquem melhorias em processos e gestão ambiental. Saiba mais sobre o evento pelo site www.fiema.com.br.

Sinplast/Sustenplást apoia atividades da ONG Foco Empreendedor, de Santa Cruz do Sul

evento venâncio

O programa Sustenplást, do Sinplast, tem apoiado eventos organizados no interior do Estado pela ONG Foco Empreendedor, presidida pela vice-presidente regional do Sindicato, Áurea Binz. No mês de agosto, em Venâncio Aires, o Sustenplást distribuiu suas revistas educativas em atividade organizada pela Prefeitura Municipal, CACIVA, ONG Foco Empreendedor e representação da II Semana da Inovação. Na ocasião, ocorreu o lançamento da II Semana de Inovação de Venâncio Aires, o convite da participação das escolas para a 16ª Feira do Livro do Sesc e o lançamento do Projeto “Resgatando Valores”, criado pela ONG Foco Empreendedor. “O Sinplast foi muito elogiado. Estavam representadas no evento todas as escolas municipais, bem como três escolas estaduais, com um público de 82 diretoras, coordenadoras e professores de Venâncio Aires”, comenta Áurea.

evento santa cruz

Santa Cruz do Sul – Também em agosto, no Parque do SESI em Santa Cruz do Sul, o Sinplast, por meio do Programa Sustenplást, esteve representado no evento alusivo ao Dia Nacional da Construção Social. Na oportunidade, todos os profissionais desta área com suas famílias receberam informações, brindes e consultas na área da saúde. O Sustenplást apoiou a atividade da ONG Foco Empreendedor, que realizou uma palestra sobre reciclagem. “O evento foi um sucesso. Também foi muito elogiada a informação sobre a reciclagem do plástico. Ir ao encontro da população, falar com as pessoas que podem fazer a diferença no dia a dia é o maior sucesso do Sustenplást, que mais uma vez se fez presente através da parceria ONG Foco Empreendedor”, ressalta Áurea.