Blog

Edição nº 426

Prazo para adesão ao Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens encerra no dia 6 de novembro

O Ministério do Meio Ambiente acaba de validar o Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens. Com isso, o Sinplast está trabalhando na divulgação, junto às empresas filiadas, acerca da adesão ao acordo coletivo do setor, coordenado pela Abiplast. A PNRS e o Acordo obrigam as empresas que fabricam, comercializam, usam e importam embalagens, portanto, abrange todas as empresas.

Para aderir ao Acordo Setorial, a indústria deve ser obrigatoriamente Filiada e Associada ao seu Sindicato. O prazo para adesão, via Sinplast, é até 6 de novembro. Mais informações pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br ou pelo telefone (51) 3364-4503. Do ponto de vista técnico, fica à disposição das empresas o Assessor Manuel Gonzales pelo e-mail manuel@sinplast.org.br.

• Clique aqui e confira a carta do Sinplast
• Clique aqui e confira a carta da Abiplast
• Clique aqui e confira o vídeo explicativo da PNRS

Personagens do Sustenplást divertem crianças no Hospital Santo Antônio

Os pequenos internados no Hospital da Criança Santo Antônio, na capital, receberam, na última sexta-feira (16/10), as atividades do Programa Sustenplást, do Sinplast. Os personagens Reciclito e Rafael cantaram, brincaram e ensinaram o valor do plástico e da separação correta do lixo aos pequenos e seus familiares. A ação ocorreu a partir da parceria entre o Sustenplást e o Programa CRIAR do Hospital Santa Casa, que visa a promoção do uso racional dos recursos disponíveis, como água, energia, materiais, equipamentos e serviços. Nesta quinta-feira (22/10), das 15h às 16h, acontecerá contação de histórias aos pequenos no hall de entrada do ambulatório do hospital. A programação é alusiva ao Mês da Criança.

• Clique aqui e confira as fotos.

Adiada visita técnica ao Grupo InBetta

Devido às chuvas da última semana, o CSIG – Centro Sinplast de Inovação e Governança informa que a visita técnica ao Grupo InBetta, em Esteio, prevista para essa quarta-feira, 21 de outubro, foi adiada. Em breve, o Grupo InBetta fará novo agendamento.

Aditivos para materiais plásticos destinados ao contato com alimentos

A ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) foi convidada pela ANVISA para participar da reunião preparatória à reunião ordinária do SGT-3 do MERCOSUL, que ocorrerá em novembro, referente à revisão da Resolução GMC nº 32/07 (Resolução RDC nº 17/08), a qual trata sobre a lista positiva de aditivos para materiais plásticos destinados ao contato com alimentos.

Sendo assim, a ABIA informa que enviará representante para a reunião preparatória apenas se houver posicionamento para o documento em discussão – proposta de revisão da Resolução GMC nº 32/07 com comentários da Argentina, Paraguai e Uruguai. A entidade aguarda receber considerações, devidamente justificadas, ao documento de discussão até o dia 23/10/2015, através do e-mail detec@abia.org.br.

• Clique aqui e faça download do documento.

Inscrições abertas para Processo Seletivo do IFRS para o curso Técnico em Plásticos

Estão abertas, até o dia 9 de novembro, as inscrições para o Processo Seletivo 2016 do IFRS – Campus Farroupilha para o curso Técnico em Plásticos. O curso, com duração de 2 anos mais o estágio supervisionado, tem entre os seus objetivos auxiliar e atuar no planejamento, execução e controle de produção nas indústrias de transformação do plástico. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter o Ensino Médio completo. A nova turma iniciará em 2016. Inscrições pelo site http://ingresso.ifrs.edu.br/2016. A prova de seleção ocorre no dia 6 de dezembro.

IEL/RS promove Capacitação em Governança para pequenas empresas

O IEL/RS promove, a partir do dia 6 de novembro, o Programa de Capacitação Empresarial “Governança para pequenas empresas: o desafio do crescimento organizado, proteção patrimonial e sucessão”. A atividade será realizada em São Leopoldo, em local a definir, com o objetivo de compreender a importância das boas práticas de governança corporativa no resultado das empresas.

• Clique aqui e confira o programa na íntegra.