Blog

Edição nº 427

Audiência em Brasília inaugura Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem

Nesta última quinta-feira (22/10), ocorreu, em Brasília, a audiência de abertura da Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva de Reciclagem, presidida pelo deputado federal gaúcho Carlos Gomes. A Frente é mais uma conquista do trabalho que vem sendo realizado por um grupo de empresários do setor plástico em prol da indústria de reciclagem de material plástico no Brasil.

Conforme Luiz Henrique Hartmann, coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem e representante do Sindicato gaúcho junto à Câmara de Reciclagem na Abiplast, a abertura da Frente é muito importante para o andamento dos pleitos do setor, que inclui, entre outras ações, o pedido de crédito presumido na aquisição do resíduo para reciclagem e a suspensão de PIS/COFINS/IPI ao longo da cadeia.

Clique aqui e confira as fotos.

Presidente do Sinplast é fonte em reportagem sobre nafta no JC de hoje

O presidente do Sinplast Edilson Deitos foi fonte em reportagem veiculada hoje, no Jornal do Comércio, sobre o acordo do fornecimento da nafta da Petrobras para a Braskem. Segundo Deitos, o cenário de incerteza preocupa o setor.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Sinplast recebe adesão ao Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens até 6 de novembro

O Sinplast recebe, até 6 de novembro, o pedido de adesão das empresas do setor ao Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens. O Sindicato sugere a participação das empresas que fabricam, comercializam, usam e importam embalagens no Acordo Coletivo, coordenado pela Abiplast. Para aderir, a indústria deve ser obrigatoriamente Filiada e Associada ao Sindicato. Mais informações pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br ou pelo telefone (51) 3364-4503. Do ponto de vista técnico, fica à disposição das empresas o Assessor Manuel Gonzales pelo e-mail manuel@sinplast.org.br.

Ambulatório do Hospital Santo Antônio recebe atividade do Sustenplást

Na última semana, o Programa Sustenplást, do Sinplast, levou mais diversão e aprendizado ao Hospital da Criança Santo Antônio. Desta vez, o contador de histórias Silvio Almeida brincou e ensinou sobre separação do lixo e reciclagem aos pequenos e seus familiares no ambulatório do hospital. A atividade integrou a programação do Mês da Criança do Santo Antônio. No dia 16/10, os pequenos internados já haviam recebido a visita dos personagens Reciclito e Rafael. A ação ocorreu a partir da parceria entre o Sustenplást e o Programa CRIAR do Hospital Santa Casa, que visa a promoção do uso racional dos recursos disponíveis, como água, energia, materiais, equipamentos e serviços.

Clique aqui e confira as fotos.

Sinplast apoia Simpósio de Relações do Trabalho da FIERGS

O Sinplast apoiou o IX Simpósio de Relações do Trabalho, realizado pela FIERGS, em parceria com a Associação dos Advogados Trabalhistas de Empresas no RS (Satergs), que ocorreu no Hotel Serra Azul, em Gramado. Os impactos das transformações econômicas, políticas e tecnológicas no mercado de trabalho foram debatidos no evento. Empresários, autoridades e profissionais da área jurídica avaliaram as mudanças na forma de produzir, contratar e negociar.

Clique aqui e confira a cobertura completa do evento.

Sinplast apoia oficina sobre a PNRS na UniRitter

Na última semana, dentro da programação da XI Semana de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação da UniRitter, o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, em parceria com o Sinplast, realizou uma oficina com o objetivo de apresentar um panorama sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS. A atividade foi elaborada de forma colaborativa entre o Engenheiro Ambiental e professor do curso, John Wurdig, e os estudantes: Glenda Fauth, Douglas Ciecielski, Guilherme Menezes, Manuel Gonzales, também assessor do Sinplast, e Patrícia Russo. Os participantes tiveram a oportunidade de se aprofundar sobre a gestão dos resíduos sólidos, desde a sua geração até os métodos de disposição final.

Clique aqui e confira as fotos.