Blog

Edição nº 428

Inscrições abertas para o Gestão em Debate com o diretor-presidente da CEEE

O Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) promove, no dia 17 de novembro, mais uma edição do evento Gestão em Debate. Desta vez, o palestrante será o diretor-presidente do Grupo CEEE, Paulo de Tarso Gaspar Pinheiro Machado, que falará sobre o tema “CEEE – Um Choque de Gestão Aplicável às empresas”. As inscrições, gratuitas para empresas associadas ao Sinplast, podem ser feitas até o dia 13 de novembro, pelo e-mail csig@sinplast.org.br. O evento acontecerá das 12h às 14h, na FIERGS (salas D211 /212), em Porto Alegre.

Acordo Setorial de Embalagens: prazo para adesão termina sexta-feira

A partir da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, implementada em agosto de 2010, foi introduzida a logística reversa, um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Nesse cenário, o Sinplast em parceria com a Abiplast, propõe um acordo setorial, voltado diretamente ao interesse das indústrias da terceira geração do setor plástico para logística reversa de embalagens, de acordo com os princípios da PNRS.

O presidente do Sinplast, Edilson Deitos, explica que, de qualquer forma, as empresas terão que apresentar um plano. “Neste caso, têm a opção de aderir ao acordo setorial. Os custos da adesão ocorrerão de acordo com a quantidade (peso) de embalagens colocadas no mercado, sendo que estão aptas a aderir somente as empresas associadas e filiadas ao Sindicato”, explica. O prazo para adesão ao acordo setorial via Sinplast encerra-se nesta sexta-feira, dia 6 de novembro. Mais informações pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br ou pelo telefone (51) 3364-4503.

20º Seminário de Atualidades Tecnológicas acontece no dia 12/11 em São Leopoldo

Acontece, no dia 12 de novembro, em São Leopoldo, o 20º Seminário de Atualidades Tecnológicas. O evento caracteriza-se como um espaço importante de discussão, informação e atualização tecnológica, onde participam profissionais e especialistas de empresas fabricantes e fornecedoras de matérias-primas, equipamentos e serviços, bem como de universidades e centros de pesquisa, apresentando palestras técnicas sobre tendências, inovações e temas atuais pertinentes as tecnologias dos setores industriais foco do evento. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site http://www.senairs.com.br/seminario/. O Sinplast é apoiador do evento.

Evento aborda o tema da contaminação de solos

Solventes, metais pesados e outras substâncias químicas tóxicas indevidamente manipuladas por indústrias podem atingir solos e águas subterrâneas, ocasionando sérios problemas de contaminação. As questões envolvendo as formas de avaliação das áreas contaminadas e os eventuais riscos à saúde humana serão abordadas no III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) com a Fepam. As atividades acontecem nos dias 11 e 12 de novembro, no Hotel Continental, em Porto Alegre (RS). As inscrições podem ser feitas através do site www.abes-rs.org.br. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3212.1375 ou e-mail abes-rs@abes-rs.org.br.