Blog

EDIÇÃO Nº 431

Governador recebe representantes do Sinplast em audiência

convite ao governador_Usina de Notícias

Representantes do Sinplast estiveram em audiência com o governador José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, para oficializar o convite para o jantar de posse da Diretoria, Conselho Fiscal e Delegados do Sindicato, que acontecerá nesta sexta-feira (27/11), às 20h, na Fiergs. Estiveram presentes no encontro, que durou cerca de 45 minutos, o 1º vice-presidente eleito, Luiz Felipe Willig, o vice-presidente administrativo, Gustavo Eggers, e o secretário executivo da Sinplast, Gilberto Mosmann.

Personagem Reciclito, do Sustenplást, participa do VI Eco Fashion no Hospital da Criança Santo Antônio

reciclito

Nesta quinta-feira (26/11), às 15h, o Programa Sustenplást, do Sinplast, participa do VI Eco Fashion no Hospital da Criança Santo Antônio. Trata-se de um desfile, que contará com a participação do personagem Reciclito do Sustenplást, no qual os setores do hospital confeccionam um traje completo incluindo calçados e acessórios com materiais recicláveis utilizados dentro da instituição e terão como modelo uma criança.

Neste ano, o desfile tem como tema “Cores e Flores”. O evento tem como objetivo integrar equipe, pacientes, familiares e voluntários na atividade de criação das roupas, além de conscientizar as pessoas da importância da reciclagem dos resíduos e proporcionar momentos de alegria e melhora da autoestima das crianças.

Evento em Novo Hamburgo aborda gestão tributária

nh 25-11

Industriais do setor plástico dos Vales do Sinos e Paranhana participaram, nesta quarta-feira (25/11), em Novo Hamburgo, da palestra “Gestão Tributária em Tempos de Crise”, ministrada pelo advogado Camilo de Oliveira Leipnitz. O evento promovido em conjunto pelo Comitê de Assuntos Legais e Tributários e pela Vice-Presidência Regional do Vale do Sinos do Sinplast abordou a importância da redução de despesas com tributos, principalmente, em cenário de crise, tendo em vista que, em linhas gerais, cerca de 40% do custo da indústria do plástico é com tributos.

Leipnitz destacou alguns desafios impostos em 2015 em relação a temas tributários, como por exemplo, o aumento do IPI na importação, da contribuição substitutiva ao INSS, do ICMS no Estado do RS, além da redução de incentivos e investimentos, a tributação das receitas financeiras e as novas obrigações acessórias, como a exigência da apresentação de planejamento tributário ao Fisco. Diante deste cenário, o advogado trouxe dicas aos empresários e contadores presentes, entre elas, verificar se a empresa está pagando todos os impostos de forma correta, estar atento aos temas tributários em discussão e revisar procedimentos tributários, entre outros.

Na abertura do evento, o secretário executivo do Sinplast Gilberto Mosmann apresentou um esboço do mapa estratégico do Sinplast para a gestão 2015-2018 do Sindicato. O evento foi gravado e estará disponível em breve no You Tube do Sinplast.

Matéria: Povo paga pela demagogia

Em matéria publicada na Plástico em Revista, edição de setembro, o ex-presidente do Sinplast, diretor da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Flexíveis (Abief) e porta-voz do Grupo de Sacolas da entidade, Alfredo Schmitt, expõe o “caos” gerado em São Paulo a partir do fim da distribuição gratuita das sacolas na boca do caixa dos supermercados. O acordo feito entre a Associação Paulista de Supermercados (Apas) e o Procon estadual sob beneplácito do prefeito Fernando Haddad, provocou, inicialmente, a queda no consumo das embalagens. E, no efeito dominó, incentivou o descarte incorreto e diminuiu o trabalho das centrais de reciclagem.

De acordo com dados de pesquisa Datafolha e Abief/Plastivida, 83% da população não quer pagar pelas sacolas e 87% dos entrevistados entendem que o Procon/SP deveria lutar pela gratuidade delas. Os dados indicam que o consumidor, com a cobrança, deixou de comprar sacolas. Com isso, o lixo passou a ser descartado de forma equivocada. “As usinas de reciclagem automatizadas da prefeitura estão subutilizadas, pois o lixo reciclável não é separado devido à recusa dos consumidores a comprarem sacolas, e, assim, o refugo não chega a essas linhas de reciclagem. Ou seja, trata-se de mais prejuízo econômico”, explica Schmitt.

Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Férias coletivas no Sinplast

Acompanhando o Sistema FIERGS, cuja sede estará totalmente desativada no período, os integrantes da Secretaria Executiva do Sinplast estarão em férias coletivas de 21 de dezembro de 2015 a 3 de janeiro de 2016, voltando à atividade no dia 4 de janeiro de 2016.

Sinplast é representado em evento na Assembleia Legislativa

Representando o Sinplast, o assessor Manuel Gonzales participou, no dia 18 de novembro, do Fórum dos Grandes Debates da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul com o tema “Meio Ambiente e Sustentabilidade para Todos”. O encontro contou com painel sobre o cenário dos desafios enfrentados para construir uma sociedade onde os temas sociais e ambientais venham a ser os pilares do desenvolvimento e da qualidade de vida. Um dos objetivos foi pensar e construir políticas públicas para a adoção de melhores práticas ambientais, fazendo com que o Rio Grande do Sul se aproprie das oportunidades que a ciência e as tecnologias inovadoras oferecem para uma nova arquitetura e design do futuro.