Blog

EDIÇÃO Nº 432

Evento na FIERGS empossa nova gestão do Sinplast

Posse-Sinplast-Crédito-João-Alves1
Na última sexta-feira (27/11), em evento na FIERGS, o Sinplast realizou a cerimônia de posse dos membros da gestão 2015-2018. O atual presidente do Sindicato, Edilson Deitos, foi reeleito e estará à frente da entidade por mais três anos. Estiveram presentes membros de empresas associadas ao Sinplast, parceiros e autoridades, entre elas, o presidente da ABIPLAST, José Ricardo Roriz Coelho, e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação Ernani Polo, representando na ocasião o governador do RS José Ivo Sartori.

O presidente da FIERGS, Heitor Müller, destacou a importância da parceria do Sinplast com a Federação e suas instituições em iniciativas pelo crescimento da indústria do plástico no RS. “Esta solenidade nos permite refletir sobre os posicionamentos que as entidades empresariais precisam adotar neste momento de apreensão diante da crise econômica que atinge o Estado e o País. É preciso ter no horizonte que as crises passam e as empresas ficam”, disse Müller.

Já Deitos ressaltou a necessidade de se utilizar as melhores ferramentas de gestão aplicáveis à diminuição dos impactos do campo macroeconômico. “Entendo que para nós, empresários, este não deve ser um tempo de prostração, mas de maior empenho, buscando novas formas de atuar em nossas empresas”, disse ele. Junto com o presidente Edilson Deitos, foram empossados diretores, membros do Conselho Fiscal e Delegados junto à FIERGS. Na oportunidade, foi lembrada a Missão Ásia 1993, que contou com a participação do Sinplast, Assembleia Legislativa e governo estadual assim como foi apresentado um vídeo institucional sobre a atuação do Sindicato.

Clique aqui e confira algumas fotos do evento.

Sai acordo para a logística de embalagens

O governo federal assinou, na última semana, acordo com catadores e a indústria para a logística reversa de embalagens em geral. Entre elas, estão produtos como latas de alumínio, garrafas plásticas e papelão. O acordo foi assinado pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e 21 entidades representativas do setor, entre elas, a Associação Brasileira da Indústria do Plástico – Abiplast. Com isso, os empresários se responsabilizam por criar um sistema de recolhimento e destinação adequada dos produtos.

O acordo está previsto na PNRS, estabelecida pela Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010. Segundo a legislação, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de um determinado produto que possa causar danos ao meio ambiente ou à saúde humana devem criar um sistema de recolhimento e destinação final independente dos sistemas públicos de limpeza urbana. Assim, fica garantido o retorno dos produtos descartados (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reutilizado) à indústria, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos.

NR-12: Decisão Judicial em SC

A assessoria jurídica do Sinplast entende que as notícias divulgando que indústrias de Santa Catarina estão liberadas do cumprimento da NR-12, por força de uma Sentença da Vara do Trabalho de Caçador, gera falsas expectativas, pois a referida decisão judicial limita-se, apenas e tão somente, a garantir que as empresas substituídas pelo Sindicato autor do Mandado de Segurança não sejam fiscalizadas indiretamente, isto é, sem a inspeção local e individualizada por parte dos Auditores Fiscais do Trabalho, conforme se verifica no seguinte trecho do julgado: “reconhecer que há direito líquido e certo das substituídas não sofrer autuação, decorrente de fiscalização indireta, no tocante às máquinas adquiridas até a edição da Portaria nº 197, de 24/12/2010, que estavam em conformidade com os termos da NR 12 vigente até aquela data. No mais, impõe-se a aplicação da NR-12, com a sua redação vigente.”

Fechamento da Convenção Coletiva Base: POA e Região Metropolitana

O Sinplast comunica o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho para a base de Porto Alegre e Região Metropolitana. Mais informações, entrar em contato com a secretaria da entidade pelo e-mail rosana@sinplast.org.br.

Reciclito participa de desfile no Hospital da Criança Santo Antônio

Na última semana, o personagem Reciclito, do Programa Sustenplást, do Sinplast, participou do VI Eco Fashion no Hospital da Criança Santo Antônio. Trata-se de um desfile, no qual os setores do hospital confeccionam um traje completo incluindo calçados e acessórios com materiais recicláveis utilizados dentro da instituição. As modelos foram crianças pacientes ou filhas de funcionárias do hospital. Neste ano, o desfile teve como tema “Cores e Flores”. O Reciclito animou a garotada ao lado do Castor, mascote do Hospital da Criança.

Clique aqui e confira as imagens.

Participe: evento apresentará projeto de ampliação da competitividade da cadeia do plástico

No dia 8 de dezembro, às 9h, na FIERGS, o Sebrae-RS realizará a apresentação do projeto “Ampliar a Competitividade da Cadeia do Plástico” às indústrias filiadas e associadas ao Sinplast. Trata-se de uma iniciativa do PICPLAST (Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico), criado pela Braskem em conjunto com a Abiplast. Entre os objetivos do projeto estão a busca de novos mercados e oportunidades de negócios, ações de aumento de produtividade e melhorias nos controles e indicadores de gestão na empresa. Clique aqui e confira mais detalhes. Mais informações pelo e-mail junioru@sebrae-rs.com.br.

Férias coletivas no Sinplast

Acompanhando o Sistema FIERGS, cuja sede estará totalmente desativada no período, os integrantes da Secretaria Executiva do Sinplast estarão em férias coletivas de 21 de dezembro de 2015 a 3 de janeiro de 2016, voltando à atividade no dia 4 de janeiro de 2016.