Blog

EDIÇÃO Nº 442

Pleito para o segmento de Pallets Plásticos

O segmento de pallets plásticos passa atualmente por uma fase de reestruturação, que é resultado da atuação da Câmara Setorial de Fabricantes de Pallets Plásticos da Abiplast – COPALLET, e do Comitê Sinplast para o Segmento de Pallets Plásticos – CSSPP. Segundo o coordenador dos Comitês Luciano Mendes Ribeiro, o objetivo principal é regrar o setor e, para isso, está sendo elaborada uma demanda junto à Receita Federal que solicita a criação de um destaque na Tabela de Incidência do IPI (EX-TIPI) para a diferenciação do pallet plástico de outros produtos.

A existência de uma norma específica para os pallets plásticos e uma única NCM, Nomenclatura Comum do MERCOSUL, trará maior credibilidade ao setor por parte do mercado. “São inúmeros os benefícios com o agrupamento dos fabricantes de pallets, entre eles podemos citar o estabelecimento de maior igualdade comercial entre os fabricantes de diferentes TIPI’s e a possibilidade da criação de controles para o acompanhamento de indicadores do setor”, exemplifica Ribeiro. Além disso, a criação do destaque na classificação facilita a fiscalização com relação a contribuições e tributações fiscais e incrementa o setor, propiciando e atraindo novos investidores.

Segue abaixo a descrição da nomenclatura atual e em vermelho como ficará caso a Receita defira o pedido:

3923. ARTIGOS DE TRANSPORTE OU DE EMBALAGEM, DE PLÁSTICOS; ROLHAS, TAMPAS, CÁPSULAS E OUTROS DISPOSITIVOS PARA FECHAR RECIPIENTES, DE PLÁSTICOS

3923.90.00 Outros

3923.90.00 EX 02 – PALETES PLÁSTICOS

CSIG traz economista Igor Morais para primeira edição do Gestão em Debate 2016

O Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), repetindo a edição de sucesso de 2015, realiza, no dia 9 de março, a primeira reunião-almoço Gestão em Debate do ano. O evento contará com a palestra “Análise do cenário econômico e do Setor Plástico no Brasil e no Rio Grande do Sul”, ministrada pelo economista e presidente da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul, Igor Morais.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente para até dois representantes de empresas associadas até o dia 7 de março pelo e-mail csig@sinplast.org.br. O Gestão em Debate acontecerá na Fiergs (Salas D2 209/210), a partir das 12h.

Manifesto Fiergs destaca dificuldades da iniciativa privada

comunicado 18fev2016 v1

Na última semana, a Fiergs lançou um manifesto digital expondo as dificuldades que a iniciativa privada enfrenta atualmente, resumidas a partir do título: AS INDÚSTRIAS QUEREM GERAR EMPREGOS, MAS OS GOVERNOS NÃO DEIXAM. A peça da campanha já foi compartilhada na Página do Facebook do Sinplast. Compartilhe!

Solução de eficiência em injetoras reduz 27% o consumo de energia na Colormaq

A indústria de transformação plástica engloba a fabricação de produtos e artefatos plásticos que empregam como matéria-prima resinas petroquímicas, sendo, hoje, um dos maiores segmentos consumidores de energia elétrica no Brasil. Um equipamento amplamente utilizado pelo setor é a máquina injetora, cujo processo se dá através da injeção de polímeros plásticos a altas temperaturas, em moldes pré-fabricados, para a produção de peças plásticas. Este processo, por utilizar uma parcela significativa de energia elétrica, pode gerar um custo muito alto para a empresa.

Com o intuito de melhorar o desempenho energético, a Colormaq, fabricante de eletrodomésticos, aplicou a solução de eficiência energética WEG em 32 injetoras e obteve uma economia mensal de 195 MWh.“Estamos satisfeitos com esse projeto, pois tivemos ganhos na eficiência energética de nossa empresa, sendo esse um diferencial no mundo competitivo que vivemos, além do aumento da confiabilidade de nossas máquinas”, relata Dorival Júnior, da área elétrica da Colormaq.

“A implantação é simples e facilitada, pois não há necessidade de modificações mecânicas e a operação do equipamento se torna muito mais suave e mantém a mesma produção”, explica Leandro Avila, Chefe do (CNEE) Centro de Negócios de Eficiência Energética WEG. Desta forma, a solução consiste basicamente na troca do motor da injetora por um modelo de alta eficiência, aliado a um inversor de frequência. O novo método utiliza as informações fornecidas pelo sistema hidráulico da máquina e faz com que o motor e a bomba operem de acordo com a necessidade do processo. Para a Colormaq, o resultado gerou uma redução de energia de 27% no setor de injetoras, o que representa, no consumo geral da empresa, uma economia de 13,5% na conta. Fonte: Procel Info (15/02/2016)

Inscrições abertas para workshop “4ª Revolução Industrial e os Impactos nas Organizações”

A Provoko e a Reichert Consultoria promovem no dia 28 de março, em Porto Alegre, o workshop a “4ª Revolução Industrial e os Impactos nas Organizações”. O evento trará à discussão temas da atualidade a respeito da verdadeira revolução que está em curso e que nos próximos poucos anos mudará completamente a gestão das empresas. Mais informações pelo e-mail comercial@provoko.com.br ou pelo Whats App (51) 8111-9565. Clique aqui para acessar o convite.