Blog

EDIÇÃO Nº 449

Feira K 2016 será lançada em Porto Alegre no dia 28 de abril

No dia 28 de abril, na FIERGS, acontece o lançamento da Feira K 2016.O evento contará com palestras sobre o panorama atual da indústria do plástico, sobre a edição 2016 da feira e sobre o Programa de Internacionalização do Setor. Essa é a primeira vez que a Feira K é divulgada fora de São Paulo. É válido lembrar que as empresas associadas ao Sinplast contam com subsídio do Sindicato no custo das passagens para participação em eventos nacionais e internacionais, conforme programa de incentivo a feiras e missões. As inscrições para o lançamento devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail cin@fiergs.org.br. Clique aqui para mais informações.

 

Internacionalização e cenário político-econômico são temas de reunião-almoço da Regional do Sinplast Vale do Sinos

SITE

Nesta quarta-feira (13 de abril), a Regional Vale do Sinos do Sinplast reuniu empresários e representantes da indústria de transformação do plástico em Novo Hamburgo para uma reunião-almoço com palestras. Na ocasião, Kurt Ziegler, do Centro Internacional de Negócios da FIERGS, apresentou o Programa de Internacionalização do Plástico. “A situação do mercado doméstico mudou. As empresas que se prepararam para a internacionalização estão se beneficiando tendo em vista a situação econômica atual”, disse ele, ao iniciar a apresentação do Programa. No encontro, Ziegler apresentou todas as etapas da iniciativa, que inclui, por exemplo, ações de diagnóstico, oficinas coletivas de inteligência e capacitações. “Trata-se de uma atuação setorial, uma ação conjunta para o desenvolvimento e a entrada das indústrias no processo de internacionalização”, comentou, convidando ainda os presentes para o lançamento da Feira K 2016, no dia 28 de abril, na FIERGS, em Porto Alegre, uma das feiras que integrará as atividades do Programa (clique aqui e confira mais informações.

Na sequência, o secretário executivo do Sinplast, Gilberto Mosmann falou sobre a situação e cenário político-econômico do País. Ele sinalizou vários pontos verdadeiros e falsos da atual conjuntura política e destacou, na sua visão, algumas possibilidades de futuro, como parlamentarismo formal e impeachment. Abordou ainda o legado das esquerdas pelo mundo e falou sobre a conjuntura econômica. “Eu digo para os jovens da minha família: se puderem sair (do País) saem. Vai levar muito tempo para a roda voltar a girar”, ressaltou. Em relação à economia, Mosmann levantou quatro referenciais que, na sua opinião, comprovam a má gestão econômica: setor público, emprego, inflação e crescimento. “O setor público é que está gerando a recessão. É preciso mudar os métodos na gestão pública, e isso passa pela vontade política de mudar leis e a própria Constituição”, afirmou. Em relação aos empregos, ele recomenda, diante do panorama atual, que 2016 seja o ano de preservar o emprego e não reivindicar ganhos. “É preciso ter em mente a necessidade de enxugar custos, ter rigidez com as finanças, manter os clientes tradicionais, investir apenas no essencial, participar de programas que contribuem com a gestão e capacitar-se sempre”, recomendou.

O encontro da Regional Vale do Sinos do Sinplast ocorreu no IBTEC e reuniu cerca de 30 indústrias do setor da região. O evento foi gravado e o conteúdo das palestras será disponibilizado em breve no canal YouTube do Sinplast.

 

Sinplast Informa de abril fala sobre tendências do plástico como matéria-prima

Já está no ar a edição de abril do Sinplast Informa. A revista eletrônica do Sindicato traz neste número uma matéria sobre as tendências do plástico como matéria-prima, assim como, uma entrevista com o advogado Rafael Borin sobre o panorama atual da carga tributária no Brasil, tema do próximo evento Diálogos Tributários. A edição apresenta ainda mais dois Comitês Temáticos do Sindicato e traz as primeiras informações sobre o 2º Congresso Brasileiro do Plástico. Clique aqui e acesse o conteúdo completo.

 

Evento Diálogos Tributários acontece na próxima terça-feira

Na próxima terça-feira (19/04), o Comitê Sinplast de Assuntos Legais e Tributários promove a primeira edição 2016 dos Diálogos Tributários. Com o tema “Questões tributárias relevantes em tempo de crise”, o encontro será ministrado pela equipe da Pandolfo Advogados e abordará questões como cenário atual da carga tributária brasileira, redução de custos, alternativas e as mudanças previstas para 2016 nesta área.

O evento acontecerá a partir das 12h, na salas D2-209/210 da FIERGS, em Porto Alegre. As inscrições, gratuitas para até dois representantes por empresa associada, devem ser feitas até o dia 17 de abril pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br.

 

Sustenplást ministra palestra sobre o plástico no comércio na CDL Porto Alegre

Nesta sexta-feira (15/04), às 14h, na CDL Porto Alegre, o Sinplast, por meio do Programa Sustenplást RS, promove a palestra “A importância do plástico no comércio e sua relação com o meio ambiente”. O encontro, voltado aos colaboradores e equipe do Projeto Pescar na entidade, será ministrado pelo assessor do Sinplast, Manuel Gonzales, e abordará temas como a importância do uso do plástico no comércio, como conforto e praticidade aos consumidores, descarte correto do lixo e Política Nacional de Resíduos Sólidos, entre outros.