Blog

EDIÇÃO Nº 469

Turma dos R´s leva educação ambiental à 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires

O Programa Sustenplást, do Sinplast, participará, pelo segundo ano consecutivo, da Feira do Livro de Venâncio Aires, que está em sua 17ª edição, promovida pelo Sesc/RS e Prefeitura Municipal. No evento, o Sustenplást estará presente em um stand coletivo em parceria com o Interact Club Venâncio Aires, espaço em que as crianças participarão de atividades recreativas e poderão ter acesso ao totem com o jogo eletrônico educativo Recycle Game. Além disso, uma lembrança especial do evento foi produzida pelo Sustenplást e será entregue aos visitantes do espaço na terra do chimarrão: um tapa mate e um vira mate totalmente de plástico, mostrando a importância e a presença do material no dia a dia das pessoas. “Nosso programa visa a valorização do plástico. Queremos mostrar a importância dele no cotidiano das pessoas e a necessidade de descartá-lo corretamente para que seja reciclado ou reaproveitado”, comenta a coordenadora do Sustenplást, Jamille Etges.

Nesta quinta-feira (1), primeiro dia de programação da Feira do Livro, às 16h, o Sustenplást apresentará ainda a esquete teatral “Reciclito e a Natureza: uma história divertida” ao público presente.  A 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires segue até o dia 4 de setembro com o tema “Conhecimento e leitura: Caminho para cidadania”. Os estandes estarão localizados no Pavilhão São Sebastião Mártir (Rua Tiradentes, 834).

CSIG reúne associados no Workshop Criatividade e Inovação

600

A terça-feira (30) foi dia de pensar fora da caixa. O Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) reuniu representantes de empresas associadas para o Workshop Criatividade e Inovação: um estímulo a novas ideias. Ministrado pelo arquiteto e designer industrial italiano Arjuna Turcarelli, o evento teve como objetivo incentivar os participantes a pensarem diferente, a partir dos fundamentos do design. A iniciativa foi avaliada positivamente.

Associados aprovam estande coletivo do Sinplast na Expoagas

Sete empresas associadas integraram o estande coletivo do Sinplast na Expoagas 2016, feira da Associação Gaúcha de Supermercados, realizada na última semana na FIERGS. Bioplast, Coin Injetados Plásticos, IPL Têxtil, LugiPlast, Plastupan, Zandei Plásticos e Roleplast participaram da edição de 35 anos da exposição, que teve um volume recorde de negócios na ordem de R$ 461 milhões. A gerente comercial da Coin Injetados Plásticos, Rita Coin Finck, diz que a presença no estande coletivo como sempre foi muito proveitosa para a empresa. “Prestigiamos alguns clientes que estavam expondo, estreitamos relacionamentos e prospectamos novos. Um incentivo importantíssimo do Sinplast ao setor de transformação do plástico”, afirma.  A supervisora de vendas da LugiPlast, Tatiane Scouto, também achou o resultado positivo. “Ficamos satisfeitos, gostaríamos de participar em futuras feiras novamente.”

Já o sócio-gerente da Plastupan Embalagens, Jorge Xavier, lembra que a Expoagas proporciona uma excelente divulgação dos produtos da cadeia alimentícia do RS, gerando importantes negócios nesse segmento. “A Plastupan agradece a parceria e a oportunidade de marcar presença nesse importante evento econômico do Estado”. A Bioplast reafirmou a parceria e colheu resultados. “Desde que o Sinplast resolveu participar da AGAS, estivemos presentes. E este ano foi sem dúvida nenhuma o que mais tivemos contatos e possíveis realizações de negócios”, diz o diretor Clóvis Eggers.

Participe da palestra sobre regime drawback integrado

O Sinplast promove, no dia 13 de setembro, às 12h, na FIERGS, a palestra “Como tirar proveito do regime de Drawback Integrado e suas outras modalidades”. O evento será ministrado pela especialista em redução de custos no comércio exterior, Júlia Holthausen, que apresentará mecanismos e práticas do regime drawback visando o proveito tributário com exportações. As vagas são gratuitas e limitadas a um representante por empresa associada ao Sinplast. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br.

Regional Vale do Sinos do Sinplast realiza reunião-almoço com palestra no dia 14 de setembro

No dia 14 de setembro, 11h45, no IBTec, em Novo Hamburgo, acontece reunião-almoço da Regional Vale do Sinos do Sinplast com a palestra “4ª Revolução Industrial: Megatendências, Ameaças e Oportunidades”. O tema será conduzido pelo consultor Marco Reichert, da Reichert Consultoria. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br e são gratuitas para até duas pessoas por empresa associada e uma pessoa por empresa apenas filiada.

CSIG promove Gestão em Debate sobre liderança

O Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) promove, no dia 23 de setembro, mais uma edição do evento Gestão em Debate. Desta vez, o tema será “Ser líder: a atitude é o que faz a diferença no processo de mudança”, ministrado por Dulce Ribeiro, coach, professora e consultora do EcoSocial.

As inscrições, gratuitas para até dois representantes de empresas associadas ao Sinplast, estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail franciele@sinplast.org.br. O Gestão em Debate terá início às 12h, na sala D2 209-210, da FIERGS, em Porto Alegre.

Abertas inscrições para o Energiplast 2016

Estão abertas as inscrições para o Energiplast – Fórum Brasileiro de Reciclagem Energética de Resíduos Sólidos com Ênfase em Plásticos, que acontece no dia 27 de setembro, na FIERGS. O evento chega a sua 7ª edição, sempre trazendo cases nacionais e internacionais de tecnologias para a reciclagem mecânica e energética.  O Energiplast também é um espaço para o diálogo sobre os temas que envolvem esta indústria e conta com a presença de empresas do setor privado e público, além do Ministério Público. Neste ano, um dos assuntos em pauta será a desoneração da cadeia de reciclagem. O acesso é gratuito, mas é preciso se inscrever antecipadamente pelo blog energiplast.wordpress.com. As vagas são limitadas! 

Supermercados são maiores beneficiados com a venda da sacola, aponta consumidores paulistanos

Para 79% dos paulistanos, os vereadores deveriam derrubar o veto do prefeito Haddad e anular a decisão de manter a cobrança das embalagens, aponta pesquisa Datafolha. Cerca de 82% dizem que a gratuidade das sacolas deveria ser um direito do consumidor adquirido por lei. Clique aqui e confira notícia completa.

Inscrições abertas para curso de extensão sobre ISO9001 Versão 2015

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão Sistema de Gestão da Qualidade ISO9001 Versão 2015, da Faculdade de Engenharia da PUCRS, ministrado pelo professor Filipe de Medeiros Albano. A atividade acontecerá no dia 12 de setembro, das 8h30 às 17h, no Prédio 30 da Universidade, e abordará temas como requisitos da norma ISO9001 e estrutura de um SGQ; exemplos práticos de situações de auditoria; forma de atendimento das mudanças da nova versão, entre outros. Para mais informações, consulte o site www.pucrs.br/educacaocontinuada.