Blog

EDIÇÃO Nº 470

Sinplast atua junto aos deputados para aprovação melhorada da “Lei Kiss”

A Lei foi aprovada com atendimento de bom número de pleitos do setor industrial, dizendo a FIERGS, a respeito “A Assembleia Legislativa aprovou na terça-feira, 30, o Projeto de Lei Complementar 76/2016, que altera a legislação de prevenção e combate a incêndios, que tanto tem prejudicado os setores produtivos, com excessos de exigências e padronização de normas técnicas, independente do grau de risco dos empreendimentos. Apesar de não corresponder a todas as expectativas do empresariado, a matéria aprovada pelos deputados estaduais abre espaço para continuarmos pressionando por regras mais modernas e eficazes. O projeto previa a obrigatoriedade da contratação de bombeiro civil, sem deixar claro critérios técnicos, expresso no inciso XI do artigo 1° (alteração do artigo 18 da Lei atual). Este dispositivo foi retirado, conforme emenda protocolada em plenário pelo líder do Governo, deputado Gabriel Souza, e aprovada pelos deputados.” A FIERGS agradeceu a mobilização das entidades, como o Sinplast.

Sinplast e ABES promovem exposição Caminho Sustentável no Acampamento Farroupilha

caminho-sustentavel

Espaço que reproduz a estrutura de uma cidade e que recebe muitos estudantes, seja com a escola ou a passeio com a família, o Acampamento Farroupilha é um local ideal também para aprender a cuidar do meio ambiente. O Sinplast, por meio do Programa Sustenplást, e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) promovem neste ano a exposição Caminho Sustentável, com a instalação de um contêiner no parque.

A mostra contempla uma composteira, um gerador de metano a partir de resíduos (que transforma sobras em energia), filtro de água de areia, maquete de aterro sanitário (cuidado com descarte) e brinquedoteca (com peças feitas de material reaproveitado). Voluntários estudantes de Engenharia Ambiental da UniRitter vão explicar e tirar dúvidas. A ação tem o apoio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), UniRitter e Braskem. 

O Acampamento Farroupilha 2016 acontece até o dia 20 de setembro, no Parque da Harmonia. A mostra Caminho Sustentável está localizada ao lado do Lonão do Artesanato e ficará aberta à visitação sempre de segunda a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 9h às 12h, com entrada franca.

Turma dos R´s leva educação ambiental à 17ª Feira do Livro de Venâncio Aires

14233090_298268580531447_7683168699391662000_n

Na última semana (01 a 04/09), o Programa Sustenplást, do Sinplast, participou, pelo segundo ano consecutivo, da Feira do Livro de Venâncio Aires, que está em sua 17ª edição, promovida pelo Sesc/RS e Prefeitura Municipal. No evento, o Sustenplást esteve presente em um stand coletivo em parceria com o Interact Club Venâncio Aires, espaço em que as crianças participaram de atividades recreativas e tiveram acesso ao totem com o jogo eletrônico educativo Recycle Game. No primeiro dia do evento, o Sustenplást apresentou ainda a esquete teatral “Reciclito e a Natureza: uma história divertida” ao público presente.

Parcerias – O Sinplast, por meio do Sustenplást, está apoiando ainda o projeto Eco Educadores, desenvolvido por estudantes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UniRitter. O objetivo é estimular a atuação de agentes de transformação da realidade socioambiental da comunidade a partir de alunos de escolas públicas. As instituições indicam seis agentes ambientais e os estudantes têm encontros periódicos na UniRitter. Após, o grupo relata suas atividades, conta sobre o andamento do projeto e também orienta sobre como participar de melhorias ambientais no contexto escolar.

Também no dia 31 de agosto, o Sustenplást esteve presente com o totem educativo do jogo Recycle Game no Festival das Profissões da UniRitter, no campus FAPA. Cerca de quatro mil alunos do ensino médio de Porto Alegre e Região Metropolitana circularam pelo evento.

Participe da palestra sobre regime drawback integrado no dia 13 de setembro

O Sinplast promove, no dia 13 de setembro, às 12h, na FIERGS, a palestra “Como tirar proveito do regime de Drawback Integrado e suas outras modalidades”. O evento será ministrado pela especialista em redução de custos no comércio exterior, Júlia Holthausen, que apresentará mecanismos e práticas do regime drawback visando o proveito tributário com exportações. As vagas são gratuitas e limitadas a um representante por empresa associada ao Sinplast. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br.

Regional Vale do Sinos do Sinplast realiza reunião-almoço com palestra no dia 14 de setembro

No dia 14 de setembro, 11h45, no IBTec, em Novo Hamburgo, acontece reunião-almoço da Regional Vale do Sinos do Sinplast com a palestra “4ª Revolução Industrial: Megatendências, Ameaças e Oportunidades”. O tema será conduzido pelo consultor Marco Reichert, da Reichert Consultoria. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br e são gratuitas para até duas pessoas por empresa associada e uma pessoa por empresa apenas filiada.

Inscreva-se: CSIG promove Gestão em Debate sobre liderança

O Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) promove, no dia 23 de setembro, mais uma edição do evento Gestão em Debate. Desta vez, o tema será “Ser líder: a atitude é o que faz a diferença no processo de mudança”, ministrado por Dulce Ribeiro, coach, professora e consultora do EcoSocial.

As inscrições, gratuitas para até dois representantes de empresas associadas ao Sinplast, estão abertas e devem ser feitas pelo e-mail franciele@sinplast.org.br. O Gestão em Debate terá início às 12h, na sala D2 209-210, da FIERGS, em Porto Alegre.

Sinplast parabeniza HERC pelo Top Ser Humano 2016

O Sinplast cumprimenta a equipe da associada HERC pelo merecido destaque como Top Ser Humano 2016, concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional RS. Sabidamente, a HERC tem uma permanente atitude proativa no campo dos Recursos Humanos. Nossos parabéns e homenagem a todos. A HERC orgulha nosso setor. Por isso, adequadamente também detém o Prêmio Sinplast Attilio Bilibio.

SESI promove Ciclo de Palestras sobre E-social no interior do RS

O SESI está promovendo um Ciclo de Palestras em vários municípios do Estado. Serão um total de 15 eventos, que abordarão o tema “E-social: interfaces dos riscos e impactos na gestão da saúde da empresa”. A entrada é franca. Consulte o SESI da sua região para confirmação de data e inscrições.

Análise de Ciclo de Vida aponta baldes de tinta de plástico como a solução mais sustentável

Com o propósito de melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis, o setor de transformação de plástica desenvolveu, em parceria com seus clientes, uma alternativa de baldes para tintas em polipropileno, por ser mais leve e mais resistente à corrosão, principalmente.

E, com o objetivo de analisar o desempenho ambiental dos baldes de tinta feitos de folhas de flandres (FF) em relação aos feitos em polipropileno (PP), a Braskem, em parceria com a ACV Brasil, desenvolveu um estudo de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) comparando os dois tipos de embalagens.

Foram analisadas 15 categorias de impacto ambiental diferentes, para baldes de 18L e de 3,6L. O resultado evidenciou que, em ambos os casos, os baldes de PP são menos danosos ao meio ambiente que os de FF, destacando-se na maioria das categorias de impacto, entre elas aquecimento global, toxicidade e eutrofização (acúmulo gradativo de material orgânico em ambientes com água), que são de grande importância.

O estudo aponta ainda que, com o aumento da coleta seletiva e encaminhamento correto dos baldes de PP para a reciclagem, o índice sobre o desempenho ambiental torna-se mais favorável ao balde plástico. Clique aqui para mais informações.