Blog

EDIÇÃO Nº 481

Rotomoldagem é pauta em evento do Sinplast na FIERGS
p1200933

O Rotomoldagem em Pauta, primeiro evento dedicado ao segmento no Rio Grande do Sul, reuniu ontem (23), na FIERGS, interessados em saber mais sobre a área. Diante de um público de 48 pessoas, especialistas das áreas de Materiais, Máquinas e Moldes mostraram que o procedimento não é inferior a sopro ou injeção em relação à qualidade de produto ou rentabilidade. A ideia do Sinplast era justamente quebrar esses paradigmas. “No início da Rotomoldagem no Brasil, muitas coisas foram feitas de modo errado, projeto errado, molde errado. Então, ficou uma imagem de que não é tão bom”, explica o coordenador do Comitê Sinplast do Segmento de Rotomoldagem Luiz Carlos dos Santos Gonçalves, que também coordena a Câmara Setorial dos Transformadores por Rotomoldagem da ABIPLAST.

O engenheiro de aplicação sênior em polietileno e especialista em Rotomoldagem da Braskem, Eliomar Pimenta, ressaltou que a Rotomoldagem é muito versátil e atende demandas de mercado como acabamento, resistência e durabilidade. A gerente comercial da Rotoline, Kadidia Umar, explicou que permanece uma visão do procedimento como era em décadas passadas, quando não havia tanto desenvolvimento tecnológico e o controle do processo era restrito. “Tem gente que pensa que só gera peças feias, mal acabadas, que só se pode vender por quilo, sem valor agregado, e então diz ‘quero injeção’”. Ao mesmo tempo, segundo ela, são dez grandes fabricantes destas máquinas no mundo e há pouco espaço em feiras em relação às demais técnicas. Daniel Teisseire, da empresa Charles, falou sobre Moldes, de questões técnicas a mercado. Ele destacou o diferencial que mudanças sutis no design trouxeram a produtos. “Se você quer ser um grande Rotomoldador, pense no molde.”

Interessados podem conhecer uma máquina de Rotomoldagem no Senai Cetepo. Além disso, a Braskem vai inaugurar no primeiro semestre de 2017 um laboratório de Rotomoldagem experimental em Triunfo.

Reunião em Brasília define estratégia para desoneração tributária da cadeia de reciclagem

foto-brasilia

O coordenador do Comitê Sinplast de Reciclagem, Luiz Henrique Hartmann, esteve nesta quarta-feira (23), em Brasília, para definição da estratégia a ser utilizada na busca pela desoneração tributária da cadeia da reciclagem no Brasil. A reunião, capitaneada pelo deputado federal Carlos Gomes (PRB), contou ainda com a presença de representantes da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

Segundo Hartmann, o objetivo é criar uma identidade tributária própria para a matéria-prima plástica reciclada, diferenciando-as dos produtos virgens. “O setor é composto de 1.084 empresas em todo o país, que empregam mais de 10 mil pessoas, e sofre com a tributação que trata de forma igual estruturas produtivas completamente diferentes. Se não houver revisão desta matéria, muitos postos de trabalho podem ser fechados”, alertou o deputado, que preside, em nível nacional, a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem. No Brasil, o plástico representa 14% do material descartado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisa Aplicada (IPEA).

Convite às associadas: AGE/AGO do Sinplast com palestra “As Oito Perdas na Indústria”. Inscrevam-se.

No dia 29 de novembro, nas Salas D3 – 301 e 302, na FIERGS, o Sinplast realiza Assembleias Geral Extraordinária e Ordinária para debate sobre a inclusão de compósitos nos segmentos abrangidos pelo Sindicato, definição da Contribuição Assistencial para 2017 e análise e aprovação da Proposta Orçamentária do Sindicato para o próximo ano. Na sequência, acontece a palestra “As Oito Perdas na Indústria”, ministrada pelo consultor André Lopes, graduado em Gestão da Produção pela Universidade FEEVALE, com atuação nos setores siderúrgico, metal mecânico, metalúrgico, químico, plástico, têxtil e linha branca. As inscrições são gratuitas para até duas pessoas por empresa associada e devem ser feitas antecipadamente pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br.

Sinplast Informa de novembro está no ar!

A edição de novembro do Sinplast Informa já está no ar. A publicação traz uma matéria sobre vendas e técnicas de negociação e uma entrevista especial com Lorenzo Tavazzi, diretor da Prática de Cenários e Inteligência da EuropeanHouse – Ambrosetti e um dos palestrantes destaque do 2° Congresso Brasileiro do Plástico. Ele fala sobre a indústria do plástico na Europa e sua relação com o Brasil. No editorial, o presidente do Sinplast Edilson Deitos faz uma análise do que foi visto na Feira K, na Alemanha, no mês de outubro. Clique aqui e acesse o conteúdo completo.

Sustenplást nas Escolas encerra agenda 2016

p1200842

A agenda cheia de 2016 do Programa Sustenplást nas Escolas chegou ao fim. Na última segunda-feira (21), os personagens Rafael e Reciclito cumpriram a última atividade do ano em escolas e estiveram com os alunos do Colégio Santa Cecília (foto acima), na capital, para apresentar a esquete teatral “”Reciclito e a Natureza: uma história divertida””. Foram realizadas atividades com mais de 130 crianças com idades entre 3 a 5 anos. A turma dos R´s se divertiu contando histórias, fazendo brincadeiras e distribuindo brindes sobre a importância de reciclar materiais plásticos.
img_0862

Desfile Eco Fashion – Ainda nesta quarta-feira (23), o robô de plástico Reciclito subiu na passarela para apoiar o Desfile Eco Fashion no Hospital da Criança Santo Antônio. Trata-se de uma atividade em que funcionários dos setores do hospital confeccionam um traje completo – incluindo calçados e acessórios – utilizando materiais recicláveis que são descartados na própria instituição. Ao final do evento, o Sustenplást entregou aos participantes a Medalha Mérito Sustentável. Também durante o desfile foi lançado no hospital o projeto Tampinha Legal. Um coletor ficará na entrada do hospital até o final de dezembro coletando tampinhas, que serão doadas ao Educandário São João Batista.

Inscrições abertas para Seminário de Negociações Internacionais e Defesa Comercial

O Conselho de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS promove, no dia 1º de dezembro, o seminário “Negociações Internacionais e Defesa Comercial: Perspectivas e Desafios para a Indústria”. O evento acontecerá das 14h às 17h, na FIERGS, sala D3-301/303. Acesse o link www.seminarioconcex.eventize.com.br para consultar a programação. Inscrições gratuitas.

Parcelamento de débitos do Simples Nacional

A FIERGS divulgou Comunicado Técnico referente a publicação na Instrução Normativa nº 1.670, da Receita Federal, que estabelece os procedimentos preliminares para o parcelamento do Simples Nacional para micro e pequenas empresas, conforme previsto na Lei Complementar 155/2016. Clique aqui e acesse o conteúdo completo.