Blog

EDIÇÃO Nº 483

Projeto Tampinha Legal e Educandário São João Batista promovem Oficina Solidária para construção de andadores de PVC
ss

Verão chegando e todo mundo se preparando para ir à praia. As crianças atendidas pelo Educandário São João Batista vão ganhar uma forcinha para ver o mar com a confecção de andadores feitos em canos de PVC durante um workshop, no próximo sábado, dia 10 de dezembro, em Porto Alegre. O MOVA – Oficina Solidária é uma ação do Projeto Tampinha Legal, iniciativa do CBP – Congresso Brasileiro do Plástico e do Sinplast – Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS, em que serão produzidos os equipamentos para que os pequenos possam se locomover mais facilmente pelas areias do litoral gaúcho.

O plástico permite que se faça produtos de forma mais rápida e com menor custo, como ficou demonstrado no CBP, em outubro, em Porto Alegre, quando foi lançado o primeiro protótipo da CRIA- Cadeira de Rodas Infantil Automatizada feita em PVC. Mais do que produzir, o material facilita o acesso a quem realmente precisa. No dia 10 de dezembro, os participantes do workshop, aberto ao público, vão aprender a fazer os andadores e poderão virar multiplicadores da ideia em suas famílias e comunidades.

O Tampinha Legal preparou um dia de atividades no próprio Educandário São João Batista, em Ipanema, o que promete momentos de emoção. A abertura será às 9h e às 9h15 a terapeuta ocupacional da Clínica Neuro Gold Mariana Saar de Almeida vai apresentar a ideia na palestra “Andador adaptado em PVC”. Na sequência, serão separados os grupos para dar início às oficinas. Depois do almoço, o assessor do Sinplast Manuel Gonzales vai falar sobre “O plástico e o meio ambiente”, a partir das 13h, seguido por uma oficina de compostagem e horta suspensa. O encerramento está previsto para as 17h.

Para participar, é necessária inscrição prévia no valor de R$ 25,00 + 30 tampinhas de plástico, com camiseta do evento e alimentação inclusos. A verba será totalmente destinada à compra de materiais para a produção dos andadores. O Educandário está localizado na Rua Tenente Coronel Mário Doernte, 200. Mais informações e inscrições pelo telefone 3246-5655. O MOVA tem o apoio do Programa Sustenplást, da Clínica Neuro Gold, da NeonCar, da Casa dos Colchões Viamão, da Verssa e do IMAMA-RS.

Comitê Sinplast para o Segmento de Filmes

Esse Comitê enviou às empresas matéria relativa a crédito do ICMS em compra de embalagens plásticas por produtores gaúchos de arroz. A explicação do tema foi iniciativa de seu Coordenador Rudimar Rodeghero e contou com a assessoria da Pandolfo Associados Advogados.

Diversas pautas marcam última edição 2016 do Diálogos Tributários

dialogos-tributarios-dez-2016

Com a participação de dois advogados e vários temas debatidos, terminou nesta terça-feira (6) na FIERGS o ciclo 2016 do Diálogos Tributários, promovido pelo Comitê do Sinplast de Assuntos Legais e Tributários em parceria com o escritório Rafael Pandolfo Advogados. Airton Riella tratou de questões de insumos e crédito, a jurisprudência atual e perspectivas em relação a assuntos que estão no STF. Segundo Riella, a definição de insumo essencial e necessário, o que traz efeitos sobre o quadro tributário da empresa, é vaga e está sujeita a diferentes interpretações e discussões jurídicas. “Vale a pena entrar com ação para discutir matérias ainda não analisadas pelo STF, pois do Supremo podemos esperar qualquer decisão”, comentou. E, segundo o profissional, os custos são irrisórios diante dos benefícios. Ele também falou sobre casos de valor presumido maior do que o de venda.

Kalinka Bravo abordou o diferencial de alíquotas em operações interestaduais, com o novo cálculo que na prática aumenta o valor do ICMS devido. A advogada também tratou do Projeto de Lei (PL) 5205/2016, em especial a questão da distribuição de lucro, e as mudanças no Simples Nacional com a Lei Complementar 155/2016. Kalinka apresentou um quadro mostrando que em outros países alguns percentuais de impostos são bem maiores que o Brasil, mas lembrou que o país figura na última posição em relação a retorno do que é pago. O encontro serviu de preparação para o planejamento do próximo ano e gerou muitas perguntas e debate entre o público e os advogados, em especial em relação aos prazos das mudanças e os períodos a que se referem. 

Encerramento do ano na Regional do Vale do Sinos

Através do link (clique aqui), você pode inteirar-se da palestra apresentada pelo Secretário Executivo do Sinplast, Gilberto Mosmann, sobre 2017.

Escolas de Ensino Médio do SESI

O SESI tem Escola de Ensino Médio em Gravataí, Montenegro, Pelotas e Sapucaia do Sul. As vagas são gratuitas para os filhos dos industriários. Clique aqui e saiba mais.