Blog

EDIÇÃO Nº 496

Ministério Público pede informações sobre acordo de embalagens

promotoria3

O Sinplast participou, na última quinta-feira (16), de uma reunião a pedido da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre sobre a implementação do Acordo Setorial de Embalagens na Capital, que motivou a instauração do Inquérito Civil n.º 00833.00003/2016. A promotora Annelise Monteiro Steigleder propôs a criação de um acordo local para o município que interaja com os programas públicos existentes.

O tema será levado à reunião do Comitê Técnico do Acordo Setorial de Embalagens que deve acontecer em abril. Annelise pediu ainda informações mais precisas sobre a aplicação do acordo setorial em Porto Alegre, pois em contato com diferentes entidades obteve dados gerais e padronizados. Ficou definido que em até 15 dias será indicado ao Ministério Público um interlocutor em Porto Alegre que possa prestar esclarecimentos sobre os investimentos em capacitação das entidades de catadores. Representaram o Sinplast na reunião o vice-presidente Luiz Felipe Willig, o assessor Manuel Gonzales, e o advogado Alfeu Dipp Muratt. Também participaram o consultor ambiental da Abiplast Gilmar do Amaral, a assessora técnica e o advogado do Instituto Plastivida Silvia Rolim e Giovani Bruno Ruiz Tomasoni.

1º Diálogos Trabalhistas 2017 aborda três temas em 4 de abril

Parâmetros para as negociações coletivas de 2017, decisões do STF (negociado sobre o legislado) e proteção da mulher grávida no ambiente de trabalho insalubre serão os temas abordados no 1º Diálogos Trabalhistas do Sinplast em 2017, evento promovido pelo Comitê de Relações do Trabalho do Sindicato. O encontro será no dia 4 de abril, às 12h, nas salas D4 405 a 407 da FIERGS. As inscrições são gratuitas para até dois representantes por empresa associada e devem ser feitas pelo e-mail sinplast@sinplast.org.br.

Tampinha Legal participará da Virada Sustentável 2017

O Tampinha Legal, iniciativa do CBP – Congresso Brasileiro do Plástico, será uma das quatro iniciativas que o programa Kombi na Rede #poavaleapena exibirá durante a Virada Sustentável. A gravação do programa ocorreu no Parque da Redenção na última segunda-feira (20). Crianças com necessidades especiais compareceram ao local para demonstrar as facilidades dos protótipos de andadores infantis produzidos a partir de canos de PVC. “Essa atitude é muito importante para eles. Os andadores são leves, isso deixa a locomoção deles mais prática. Assim eles se sentem livres”, afirmou Inajara Machado, mãe de Lucas Gordin, 5 anos. O programa Kombi na Rede será exibido pelo Facebook do canal durante a Virada Sustentável, que ocorre entre os dias 30 de março e 02 de abril.

Acesse o conteúdo completo da palestra apresentada no 1º Gestão em Debate 2017

Já está disponível para download o conteúdo da palestra apresentada na primeira edição 2017 do Gestão em Debate, do Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG), realizado em 14 de março, na FIERGS. No evento, o economista-chefe da Federação, André Nunes de Nunes, falou sobre as perspectivas para a economia brasileira neste ano e os desafios para a indústria, em especial o setor plástico. Clique aqui e confira o material completo.

Sinplast apoia associados para visita à Feiplastic 2017, em São Paulo

A Feiplastic 2017 – Feira Internacional do Plástico acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 3 a 7 de abril, e o setor de resinas, juntamente com fabricantes de matérias-primas essenciais na cadeia de produção do plástico, estará representado por marcas de alto reconhecimento nacional e internacional. Braskem, Dow, Rhodia Solvay, Milliken, Eastman e Colorfix são algumas das que levarão uma extensa gama de materiais inovadores para a confecção de embalagens, filmes e peças automotivas, por exemplo. Além do setor de Resinas Sintéticas, a Feira contemplará o de Produtos Básicos e Matérias-Primas, Máquinas, Equipamentos e Acessórios, Moldes e Ferramentas, Transformadores de Plástico, Instrumentação, Controle e Automação e Serviços e Projetos Técnicos. Confira mais informações no site www.feiplastic.com.br e acesse aqui as Normas 2017 do Sinplast de Apoio à Visita a Feiras e à Participação em Eventos.

Presidente do Sinplast fala sobre a venda de estatais ao Jornal do Comércio

O presidente do Sinplast e coordenador do grupo temático de energia da FIERGS, Edilson Deitos, falou ao Jornal do Comércio sobre a venda de estatais na ocasião da vinda técnicos do Tesouro Nacional ao Rio Grande do Sul para formatar o possível acordo de renegociação da dívida com a União. Confira a matéria aqui.