Blog

EDIÇÃO Nº 500

As decisões tributárias do STF e suas implicações para a indústria do plástico

O Sinplast, através do Comitê Sinplast de Assuntos Legais e Tributários, ingressou com ações judiciais para afastar cobranças realizadas a título de salário educação e contribuição ao Incra incidente sobre a folha de salários. O entendimento do sindicato, seguindo orientação jurídica, é que após a edição da EC 33/2001 tais contribuições não poderiam ter a folha de salários como sua base de cálculo, resultando em pagamentos indevidos. O tema esteve próximo de ser julgado pelo STF, porém foi retirado de pauta. A expectativa é que a decisão seja favorável aos contribuintes mas, já havendo pedido de modulação de efeitos apresentado pela União, o Sinplast optou por se adiantar ao julgamento a fim de que os associados, que podem se beneficiar desta decisão, consigam assegurar a compensação de valores pagos indevidamente nos últimos 5 anos. Estima-se que o valor a recuperar, caso exitosa a demanda, seja na ordem de 2,7% sobre a folha salarial paga ao longo últimos dos 60 meses. Mais informações poderão ser obtidas através da MTadvogados pelo contato moraes@mtadvogados.com.br.

Representantes da indústria se reúnem no 1º Encontro de Transformação por Injeção

3g

O Comitê Sinplast do Segmento de Injeção promoveu nesta terça-feira (18) no Salão de Convenções da FIERGS o 1º Encontro de Transformação por Injeção em um dia de conhecimento especializado com a presença de grandes empresas e um público de 78 pessoas. O presidente do Sinplast, Edilson Deitos, lembrou a escolha do Sindicato em trabalhar por comitês, realizando assim um evento específico. A primeira palestra foi de André Bertolotti, da Braskem, que falou sobre características das matérias-primas e das máquinas no processo de injeção. Leandro Goulart, da Arburg, tratou de soluções para embalagens com otimização des processos, lembrando que o ganho de 1 décimo de segundo faz diferença.  Goulart abordou as especificidades de peças de parede fina e da produção de tampas.

Jean Carlos Gessele Adriani, da OK Automation, trouxe o tema Sistemas robóticos para In Mold Label e suas vantagens, como embalagens com valor agregado maior e controle de qualidade na produção. Na parte da tarde, Gabriel Nunes, da TNS, tratou de inovação como estratégia para crescer na crise, afirmando que “não é preciso lançar um iphone novo, mas também não se deve deixar de lado a inovação, que em time que está ganhando tem que se mexer sim”.  Marcos Cardenal, da Wittmann Battenfeld, encerrou o dia falando sobre a Indústria 4.0 e as inovações na fabricação de peças injetadas. O coordenador do Comitê Sinplast do Segmento de Injeção, Marcelo Sperb, avaliou o evento como excelente. “Conseguimos em uma primeira edição trazer muitos associados e os temas desenvolvidos foram muito interessantes, com bastante participação do público”. Ele destacou que o dia não acabou com o fim das palestras, como se viu no networking na saída. “Foi o primeiro de muitos encontros de injeção”, afirma. Confira mais informações sobre o evento e cada palestra aqui. 

Sinplast participa da discussão e elaboração do Plano de Educação Ambiental de Porto Alegre 

O Sinplast participou da reunião do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental – Movimento  ReciclaPOA, no dia 5 de abril, marcada para a discussão e elaboração do Plano de Educação Ambiental. O objetivo do encontro, realizado na sede do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), foi alinhar as temáticas que embasarão o planejamento estratégico e as ações no ano de 2017. A Portaria DMLU Nº:772/16 instituiu o GT para mobilizar o cidadão porto-alegrense a engajar-se no Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos de Porto Alegre aderindo ao sistema de coleta seletiva. O Sinplast foi representado pelo assessor Manuel Gonzales. “A separação de resíduos é um problema grave, é preciso uma educação generalizada. O DMLU convocou pessoas de diferentes áreas da sociedade civil para traçar estratégias. Nas próprias cooperativas não se tem treinamento e há muita rotatividade. Como não sabem separar, os catadores têm remuneração baixa e acabam voltando para o trabalho na rua. Foi solicitado ao Sinplast treinamento e pensamos em fazer um curso para multiplicadores”, explica. Saiba mais aqui.

Inscrições para o QualificaSIS encerram nesta quinta-feira

QualificaSIS 3

No dia 26 de abril, o Centro Sinplast de Inovação e Governança (CSIG) realiza, na FIERGS, a primeira edição do QualificaSIS, capacitação sobre o uso de indicadores de gestão. O curso, que acontecerá das 8h30 às 17h30, será ministrado por Albano Enrique Mayer, diretor da SIMBRASIL, e abordará a contribuição de cada indicador para a gestão das empresas, sua importância e como usar o referencial comparativo. As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, 20 de abril, pelo e-mail franciele@sinplast.org.br. A entrada é gratuita para representantes de indústrias de transformação do plástico associadas ao Sinplast. Veja mais informações.

Compartilhe as novidades da sua empresa através do Sinplast Informa

Em sua nova versão para 2017, o boletim eletrônico mensal do Sindicato – o Sinplast Informa – abriu um canal de divulgação das novidades das empresas associadas com a seção Espaço do Transformador. Compartilhe boas novas em gestão, processos, produtos, campanhas, entre outros temas. Podem ser enviadas informações por escrito ou mesmo vídeos institucionais para o e-mail sinplast@sinplast.org.br.

ABIPLAST consulta sobre emissão de Atestado de Fabricação Exclusiva 

A ABIPLAST recebeu uma solicitação para consulta de Fabricação Exclusiva para alguns produtos e pede às empresas que se manifestem, com a devida justificativa, sobre sua oposição quanto ao fornecimento do Atestado, através do e-mail antonio@abiplast.org.br impreterivelmente até 02/05/2017. Confira a lista aqui.

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros realiza cursos para os segmentos de injeção e extrusão

O Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros realiza cursos para os segmentos de extrusão e injeção. A formação em Operação de Máquinas Extrusoras de Filmes Tubulares acontece entre 15 e 19 de maio, das 8h às 17h. Serão abordadas teoria e prática de matéria-prima a tecnologia. São pré-requisitos Ensino Fundamental completo e idade mínima de 18 anos. As aulas para Supervisor de Processos de Transformação de Plásticos por Injeção serão realizadas entre 5 de maio e 15 de setembro, às sextas-feiras, das 8h às 17h. Os alunos verão como selecionar corretamente matérias-primas, máquinas e moldes considerando as características da peça injetada e conhecerão ferramentas que auxiliam no controle do processo, qualidade do produto e na gestão de pessoas. É requisito Ensino Médio Incompleto, certificado de conclusão de curso na área de química, plásticos, materiais, e/ou experiência na área. Mais informações pelo e-mail cursos.cetepo@senaisrs.org.br ou pelo telefone (51) 3904-2700. O Instituto fica na Av. Presidente João Goulart, 682, em São Leopoldo.

Fiesp apresenta a evolução da agenda com o BNDES

O presidente da ABIPLAST e vice-presidente e diretor do departamento de competitividade da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), José Ricardo Roriz Coelho, compartilhou entre associados matéria publicada no jornal Valor Econômico na qual a Fiesp apresenta a evolução da sua agenda com o BNDES. A Fiesp enviou no mês passado uma carta ao BNDES com oito pontos de avaliação e sugestões sobre as políticas de crédito do banco. No documento, além de voltar a cobrar a queda no crédito, a entidade aponta problemas como a elevação dos custos de financiamento.

A entidade faz alguns elogios, por exemplo, às medidas de ampliação de financiamento para micro, pequenas e médias empresas e de capital de giro. Mas pede que o banco flexibilize algumas questões, permitindo por exemplo que o cartão BNDES financie saneamento financeiro das empresas. A entidade também critica o aumento dos spreads das instituições financeiras que utilizam recursos do banco. Outra demanda é a flexibilização temporária da exigência de certidão negativa de débito (CND) para que as empresas possam tomar recursos com os bancos. Esse prazo seria de um ano. A medida, contudo, não depende do BNDES e, por isso, de acordo com Roriz, também está sendo negociada com a Fazenda.